14/05/2024 às 15h08min - Atualizada em 15/05/2024 às 00h03min

Leticia Manzan desfila coleção exclusiva Manzan Crystals by Swarovski com cristais bordados à mão

ALISSON SCHAFASCHECK
Agência Balancê
Marcio Amaral
Para iniciar as comemorações de 10 anos de marca, Leticia Manzan apresentou a nova coleção Manzan Crystal By Swarovski, no SP Haus, em São Paulo. A cooperação de Manzan Brand com a tradicional marca austríaca - que surgiu em 1895 - é inédita na América Latina já que, pela primeira vez, todas as peças de luxo são 100% feitas de cristais bordados à mão.

Os 15 looks exclusivos levaram seis meses para ficarem prontos e conta com, pelo menos três mil cristais Swarovski, a maioria deles, importados da matriz da marca de luxo na Áustria o que deixa as obras ainda mais únicas. “Fazia tempo que estilistas não pediam tantos cristais da Swarovski diferentes para se bordar em um vestido, então esse foi o único jeito de entregar tudo como eu queria”, detalha ela, que usou na coleção completa mais de cem mil cristais.

A parceria de Leticia e Swarovski é de longa data, por causa da marca-registrada da estilista: a de utilizar os melhores materiais do mercado em suas peças. “Sempre procurei a matéria-prima mais sofisticada e luxuosa nas minhas coleções, o que inclui os cristais Swarovski”, conta ela. A confiança culminou no convite da marca austríaca no final do ano passado. 


Os cristais escolhidos por ela não estavam disponíveis na América Latina e o processo de importação deles, entre a criação dos croquis, o pedido e a entrega, durou em média doze semanas. “Usamos mais as formas arredondadas. A maioria das pedras são em formato de gotas e triângulos, que remetem a inspiração do cinema dos anos 1930.”

A Swarovski marca história em tudo o que faz. Na icônica filmagem em que Marilyn Monroe canta parabéns a você”, para o presidente americano John F. Kennedy, em 1962, ela usava um vestido decorado com cristais da marca. A coroa de Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo”, que entrou para o imaginário das pessoas e também virou referência em figurino cinematográfico, é uma peça feita com cristais da Swarovski”, explica Manzan.

“Nas fotografias em preto e branco dos filmes da época, já é possível perceber o brilho dos cristais utilizados em cena”, aponta Leticia, que criou um moodboard repleto de imagens icônicas, buscando um propósito para a coleção, campanha e desfile. 


A presença da Swarovski no desfile da Manzan Brand também acontece nos acessórios: brincos, colares, pulseiras, gargantilhas e óculos são todos da marca austríaca. Já os sapatos são da própria marca da estilista mineira. 

A apresentadora Ana Hickmann encerrou o desfile com um vestido de 10 mil cristais Swarovski, avaliado em R$ 65 mil. “A primeira vez que usei Manzan foi em um momento muito especial da minha vida, o batizado do meu filho, que tem a mesma idade da marca”, conta ela. “Conheço a qualidade e a autenticidade das peças e acho que não há melhor forma de brindar esses 10 anos. Saber que a Manzan é a primeira marca da América Latina a fazer essa parceria com a Swarovski é motivo de muito orgulho.” 

Antes dos looks serem revelados na passarela, quatro bordadeiras fizeram uma intervenção ao vivo demonstrando arte com cristais Swarovski, além de dar uma dimensão do trabalho minucioso e artesanal que é feito nos ateliês da Manzan Brand. Os DJs Ueré Romano e Catsis comandaram a pista de dança.

Para o styling do fashion show, Leticia trouxe a dupla Thiago Setra e Satomi Maeda, profissionais que assinam também a campanha da coleção fotografada por Danilo Borges. O time da beleza é todo do Rom Concept, salão do prestigiado cabeleireiro Romeu Felipe, em São Paulo. Marina Mattar liderou a equipe da maquiagem, com produtos Lancôme (veja a relação dos produtos usados no desfile aqui), enquanto o hairstylist Ulisses Petri coordenou a dos cabelos com produtos Wella. A OPI assina a manicure. A idealização e realização do evento foi de Janaina Miranda, da Liloá Assessoria em Eventos. 

Com a coleção inédita, Manzan e Swarovski querem entrar para a história da alta-costura no Brasil. “É uma marca global que olha para uma marca mineira de bordados, valorizando e enaltecendo isso. A Swarovski quer comunicar ao mundo que no Brasil existem estilistas que ainda bordam a mão.”
As peças exclusivas da Manzan decorada com Crystals by Swarovski entraram à venda logo após o desfile. O evento contou também com uma rifa solidária, arrecadando doações para a ONG Dia de Amor, dedicada a trabalhos sociais e serviços de saúde aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
SOBRE LETICIA MANZAN
Graduada em Design de Moda e com especialização pelo Instituto Marangoni de Milão e pelo Bunka Fashion College de Tóquio, Leticia Manzan tem uma carreira de mais de 18 anos, quase dez deles à frente de sua própria marca, a Manzan Brand. Reconhecida internacionalmente, ela é a primeira estilista brasileira a lançar uma coleção completa em parceria com a Swarovski, a convite da própria marca austríaca de cristais.


SOBRE A SWAROVSKI
Mestres da Luz desde 1895
A Swarovski cria belos produtos de qualidade e acabamento impecáveis que trazem
alegria e celebram a individualidade.
Fundada em 1895 na Áustria, a empresa projeta, fabrica e vende os melhores cristais
do mundo, diamantes criados pela Swarovski e zircônia, joias e acessórios, além de
decoração e cristais para o setor automotivo. A Swarovski Crystal Business está
representada em mais de 140 países em todo o mundo com 3.500 boutiques
Swarovski complementadas por parceiros multimarcas selecionados e emprega
16.600 pessoas. Juntamente com suas empresas irmãs Swarovski Optik (dispositivos
ópticos) e Tyrolit (abrasivos), a Swarovski Crystal Business forma a Grupo Swarovski.
Uma relação responsável com as pessoas e com o planeta faz parte da herança da
Swarovski. Hoje esse legado está enraizado em medidas de sustentabilidade em toda
a cadeia de valor, com ênfase na inovação circular, defendendo diversidade, inclusão
e auto-expressão, e no trabalho filantrópico do Fundação Swarovski, que apoia
organizações de caridade trazendo impacto ambiental e social positivo.

FICHA TÉCNICA DO DESFILE

Direção do desfile: Roberta Marzolla
Trilha sonora: Deds Sotero
Direção multimídia: Deds Sotero
Agência de modelos: Diamond Model Agency
Direção de casting: Fabio Diamond
Assistente de estilo: Eduarda Borges
Produção Manzan: Guilherme Oliveira
Iluminação e som: Biodelic
Videografia: A1 Filmes
Cenografia: Andrea Ambrosio Eventos

 

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ALISSON SCHAFASCHECK
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