15/05/2024 às 09h17min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h06min

Squid aponta marcas e influenciadoras mais admiradas para Dia das Mães

O Boticário e Natura lideram a posição, enquanto influenciadoras ViihTube e Virgínia Fonseca estão no topo entre as criadoras de conteúdo

ELLEN ALVES
Divulgação: Squid
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio, sendo a segunda mais relevante para o varejo, atrás somente do Natal, e o marketing de influência tem papel crucial nessa movimentação, conectando marcas com consumidores por meio de influenciadores digitais. Pensando nisso, a Squid, empresa de tecnologia líder em marketing de influência baseado em dados, realizou uma *pesquisa com influenciadores para entender suas opiniões e comportamentos sobre as campanhas de marketing para a data.

O estudo revelou que 48% dos criadores de conteúdo respondentes sentem falta de pautas sobre maternidade ao longo do ano e que as campanhas relacionadas ao tema poderiam ser mais próximas à realidade da vida materna. Entre os principais temas que os influenciadores sentem faltam ao longo do ano estão, principalmente, a maternidade real (32%), representatividade (11%), sentimentos e emoção (4%) além da autoestima além da maternidade (3,7%).

A pesquisa ainda mostra que há grandes oportunidades para as marcas que buscam desenvolver campanhas que vão além das promoções, mas que se conectam emocionalmente com os consumidores. Para os entrevistados, quando se trata de campanhas de Dia das Mães, as marcas mais lembradas pelos criadores de conteúdo são: O Boticário (36%), Natura (11,97%), Renner (3,88%), Vivara (2,70%) e Cacau Show (2,45%).

Já as marcas mais inspiradoras quando o tema é maternidade, as lideranças foram O Boticário (19.58%), seguida de Natura (14.50%) e Pampers (4.60%) no pódio, seguidas de Renner (3,89%) e Johnson & Johnson (3,77%).

Além disso, a pesquisa também apontou as influenciadoras brasileiras que mais inspiram os criadores de conteúdo quando o tema é maternidade. Entre as influenciadoras mães brasileiras mais lembradas estão ViihTube, Virgínia Fonseca, Bianca Andrade, Flávia Calina e Tata Stanieck.

Marketing de influência

E como o assunto é marketing de influência, os creators elegeram também quais são suas plataformas favoritas para promover marcas, o resultado foi: redes sociais com funcionalidades de compra (61%), marketplaces (15,25%), site próprio da marca (18,75%) e aplicativos dedicados ao e-commerce (4,75%). Sobre os principais desafios durante as campanhas feitas para datas comemorativas, os mais citados foram manter a autenticidade enquanto divulga uma marca, encontrar produtos que sejam relevantes para o seu público e competir com outros influenciadores do mesmo nicho.

Além das opiniões sobre maternidade e comunicação no Dia das Mães, os influenciadores também compartilharam um pouco sobre suas experiências com campanhas feitas durante a data. A maioria dos influenciadores (62,60%) aceitariam participar de uma campanha em troca de produtos da marca, enquanto 36,90% dos entrevistados só aceitariam esse tipo de publicidade com cachê.

*A pesquisa de Dia das Mães da Squid ouviu um total de 1.000 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa durante o mês de abril de 2024.


Sobre a Squid
A Squid é uma empresa de tecnologia líder em marketing de influência baseado em dados, especialista em conectar marcas a influenciadores digitais. Fundada em 2014 pelos sócios Felipe Oliva e Carlos Tristan, foi adquirida pelo grupo LWSA em 2021, e desde 2023 faz parte do ecossistema Wake, que oferece soluções digitais integradas para o varejo e a indústria. A Squid executa campanhas nacionais e internacionais para marcas como Ambev, Spotify, Unilever, Bradesco, Natura, Magazine Luiza, Samsung, 99, Ifood, L'Oreal, entre outras. Saiba mais em: https://squidit.com.br/

 

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ELLEN ALVES BATISTA
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