02/05/2024 às 01h01min - Atualizada em 02/05/2024 às 01h01min

Paulista ganha espaço em homenagem ao rádio para convivência e mais oferta de lazer para pedestres

Bulevar com paisagismo, iluminação e atividades culturais foi criado por meio de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de São Paulo, o SESC SP e a Fundação Itaú/Itaú Cultural

Uma parceria entre a Prefeitura, o SESC SP e a Fundação Itaú/Itaú Cultural deu à região da Avenida Paulista uma nova área de convivência, lazer e cultura priorizando o pedestre. Localizado no trecho da rua Leôncio de Carvalho, entre a Alameda Santos e a Avenida Paulista, o Bulevar foi entregue nesta terça-feira (30). As obras foram custeadas pelas entidades. 
Ao participar da cerimônia, o prefeito Ricardo Nunes disse que já existem conversas para outras parcerias desse tipo, como nas ruas Tiers, no Brás, e Rio Claro, nos Jardins. “O Bulevar do Rádio deixa um marco para cidade com essa união do Itaú Cultural, do SESC, de pessoas que lá atrás imaginaram algo diferenciado para população de São Paulo dando espaço para atividades, para o uso das pessoas”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “Essa também é uma homenagem à nossa imprensa, a tudo aquilo que esse mecanismo importante de divulgação, de música, entretenimento e notícias fez para nossa cidade, para o nosso estado, para nosso país e para o mundo”, completou o prefeito, exaltando a importância das ações desenvolvidas em parceria. 
“Essa obra vai deixar um legado para cidade de São Paulo e, principalmente, marca a força do rádio. O rádio que é gratuito, está à disposição de todos e é um veículo de massa”, comentou o empresário Luiz Arthur Chedid, presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo. 
As guias e sarjetas foram suprimidas e receberam uma nova pavimentação, com piso no mesmo padrão ao utilizado na Avenida Paulista. Ruas e calçadas foram niveladas, criando um ambiente urbano gentil e totalmente voltado ao pedestre. Com essas intervenções, as vias do bulevar dão segurança e acessibilidade, estimulando a caminhabilidade e conexão entre os pedestres. O acesso de veículos para os edifícios da Rua Leôncio de Carvalho será feito pela Alameda Santos. 
Foi instalado no local um sistema de microdrenagem, houve a troca do mobiliário urbano e o espaço recebeu um novo paisagismo com árvores e arbustos rasteiros.  
O Bulevar do Rádio receberá atividades culturais gratuitas voltadas à população. Todos os eventos deverão respeitar os parâmetros de incomodidade de emissão de ruídos, conforme a legislação vigente. “Hoje São Paulo quer ser do conhecimento, da criatividade, da inovação e não é à toa que nestes 2,3 km tem instituições culturais, instituições de saúde e instituições educacionais que representam um pouco do desejo do paulistano. Essa cidade que empreende para ser cada vez uma cidade do século XXI e eu tenho certeza que isso que o prefeito nos oportunizou aponta para essa cidade que é a do século XXI, onde o bem comum, onde o espaço público é efetivamente ocupado pelo público”, disse o presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron. 
Para a sua implantação, foram utilizados apenas recursos privados, com investimentos estimados em R$ 5 milhões. O SESC SP e a Fundação Itaú/Itaú Cultural ficarão responsáveis pela manutenção e zeladoria do espaço por cinco anos, que podem ser prorrogados por igual período, desde que haja interesse de todas as partes. 
“São Paulo é de todos, São Paulo não nos pertence e São Paulo é um exemplo das mudanças que nós temos que fazer e vamos ajudar a implementar. O SESC assume esse compromisso e fica muito feliz em estar aqui de braço dado com o Itaú Cultural”, apontou o presidente executivo da Fecomercio São Paulo e membro do Conselho do Sesc SP, Ivo Dall’Acqua Junior. 
Para além das questões urbanísticas, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) coordenou diversas ações de melhorias urbanas no trecho da Rua Leôncio de Carvalho, que foram implementadas em 2023. Dentre elas estão a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, por meio da PPP (Parceria Público Privado) da Iluminação e o enterramento das redes de telecomunicação pelo Programa São Paulo Sem Fio. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou a implantação da nova sinalização viária na via.   
A obra foi fiscalizada pela Subprefeitura Vila Mariana e acompanhada pela Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP). 

Por que Bulevar do Rádio?
A Prefeitura de São Paulo, ao conceber o projeto de revitalização do espaço público da Rua Leôncio de Carvalho, resolveu denominá-lo 'Bulevar do Rádio' em homenagem aos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil, comemorados em 2022. A escolha também considerou o fato de a região da Avenida Paulista concentrar grande número de emissoras de rádio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp