19/04/2024 às 18h04min - Atualizada em 23/04/2024 às 00h07min

Mostra de Solos do Itaú Cultural traz fábula ribeirinha e olhares sobre racismo, violência doméstica e o cárcere

De 25 de abril a 5 de maio, a programação apresenta Chuva de Piaba, num encontro com o Rio São Francisco; Cuidado com Neguin, que expõe o racismo cotidiano vivido por um jovem negro e pobre; Barba Azul, uma denúncia da naturalização do abuso marital; e Inútil Canto e Inútil Pranto Pelos Anjos Caído, sobre a vida no cárcere.

Assessoria de imprensa
Foto: Andrea Pimont
Temáticas sociais conduzem a programação da Mostra de Solos que o Itaú Cultural apresenta na virada do mês, de 25 de abril a 5 de maio. Com sessões de quinta-feira a domingo, a semana que encerra abril conta com a apresentação de Chuva de Piaba, levando ao palco a relação da protagonista com o encantado e com a natureza, e Cuidado com Neguin, uma reflexão sobre o racismo sofrido e praticado no dia a dia da cidade. A semana inicial de maio, por sua vez, abre o cartaz para Barba Azul, que faz uma analogia entre um programa de culinária e a violência doméstica contra a mulher, e Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos, sobre o encarceramento em massa no Brasil.

As apresentações são gratuitas, como toda a programação do Itaú Cultural, e acontecem de quinta-feira a sábado às 19h, e aos domingos às 18h. As reservas de ingressos têm início sempre a partir das 12h da quarta-feira da semana anterior às sessões, pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.

Abril
Na quinta-feira, dia 25, e sexta-feira, 26, às 19h, a atriz e cantora Priscila Magella entra em cena com o monólogo Chuva de Piaba, uma dramaturgia autoral na qual ela narra o seu encontro com o Rio São Francisco, uma de suas paixões. Nessa fábula, ela cria um rio gente, que se soma à fabulação de todas as pessoas que circundam essa relação.

No palco, Priscila transforma em cena, corpo, imagem e canto a sua paixão pela encantaria deste rio, também chamado de o Velho Opará, por meio do espaço geográfico e da tecnologia ancestral ensinada nas minúcias do dia a dia pelas mulheres da família. Ela assina a dramaturgia e direção do espetáculo, que, por sua vez, é fruto do Curso de Atuação que fez na Escola de Arte Dramática, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP).

Fechando o último final de semana do mês, no sábado, dia 27, às 19h e domingo, 28, às 18h, o ator Kelson Succi apresenta Cuidado com Neguin. O espetáculo traz um olhar crítico e artístico sobre o personagem que dá nome à peça: um jovem negro, pobre e favelado, que sai do morro diariamente para encarar a cidade e lidar com as diversas formas de racismo que o atravessam.

Com identidade múltipla, Neguin também faz uso de mecanismos para conseguir se locomover na cidade e rebater os ataques. No entanto, muitas vezes precisa se encaixar no “quadrado branco”, pela sua própria sobrevivência.

Maio
Neste mês, a programação da Mostra de Solos tem início nos dias 2 e 3 (quinta-feira e sexta-feira), às 19h, com Barba Azul, espetáculo com dramaturgia e interpretação de Ligia Fonseca e direção de Nelson Baskerville.

Com texto livremente inspirado no conto O Barba-Azul, de Charles Perrault, publicado em 1697, o monólogo trata de uma mulher. Ela é apresentadora de um programa culinário e conta, por meio dos ingredientes e do preparo da receita, a história ancestral Barba Azul. A personagem disseca suas memórias e vivências com uma faca afiada nas mãos e fala ao público dos seus traumas. Assim, traz à tona o tema do abuso e estupro marital, para denunciar as violências que as mulheres são condicionadas a naturalizar no ambiente doméstico.

A programação da Mostra de Solos neste primeiro final de semana de maio fecha com a apresentação de Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos – sábado, dia 4, às 19h, e domingo, 5, às 18h. O espetáculo dirigido por Roberta Estrela D'Alva é protagonizado pelo ator Ícaro Rodrigues. A peça aborda o encarceramento em massa no Brasil a partir da obra homônima de Plínio Marcos, lançada em 1977, sobre a morte de detentos que se rebelaram em uma cadeia de Osasco, em São Paulo. A encenação propõe um jogo que cria situações performáticas, corporais e vocais para dar corpo e imagem ao texto, levando o público ao ambiente cru, cruel e complexo de um presídio.

Sobre a mostra
A edição 2024 da Mostra de Solos do Itaú Cultural teve início no dia 11 de abril e segue até 19 de maio, com duas apresentações por final de semana na sede da instituição. Ao longo de seis semanas, terá reunido espetáculos com temas sociais urgentes, como o feminismo, encarceramento, ancestralidade, racismo e sorofobia.

Mais informações em www.itaucultural.org.br.


SERVIÇO
Mostra de Solos
No Itaú Cultural
Até 19 de maio (de quinta-feira a sábado, às 19h, e aos domingos e feriados, às 18h)
Entrada gratuita.
As reservas de ingressos têm início sempre na quarta-feira da semana anterior às sessões, a partir das 12h, através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br   
Desenho de personagem de desenhos animados com texto preto sobre fundo branco    Descrição gerada automaticamente com confiança média

Desenho de personagem de desenhos animados com texto preto sobre fundo branco Descrição gerada automaticamente com confiança média


 
PROGRAMAÇÃO
 
Semana de 25 a 28 de abril  

Espetáculo Chuva de Piaba
Dias 25 e 26 de abril (quinta-feira e sexta-feira), sempre às 19h
Com Priscila Magella
Na Sala Multiúso      (2º andar)
Duração65 minutos
Capacidade:  70 lugares
Classificação Indicativa: Livre

Ficha técnica:
Dramaturgia: Priscila Magella
Orientação dramatúrgica: Rogério Toscano e Carmina Juarez
Direção: Priscila Magella
Codireção: Carmina Juarez e Gisele Calazans
Direção de movimento: Gisele Calazans
Sonoplastia: Anabel Andrés
Sinopse: Diego Roberto
Projeção: Caio Esgario e Vinícius Oliveira
Cenografia: Zito e Nilton
Luz: Mário e Denilson
Aquarelas e Barco: Davi Nascimento de Jesus
Contadora de causo de Urubu: Leninha do Salão
Avó: Milla Tomaz
Figurino: Silvana Carvalho

Espetáculo Cuidado com Neguim
Dias 27 e 28 de abril (sábado, às 19h, e domingo às 18h)
Com Kelson Succi
Na Sala Multiúso (2º andar)
Duração: 75 minutos
Capacidade:  70 lugares
Classificação Indicativa: 12 anos [violência, linguagem imprópria]

Ficha técnica:
Ator, diretor e dramaturgo: Kelson Succi
Direção musical: Pedro Nêgo
Técnico de Luz: Filipe Magalhães
Cenário e Figurino: Uirá Clemente
Produção: Mariana Novais - Ventania Cultural
 
Semana de 2 a 5 de maio  

Espetáculo Barba Azul
Dias 2 e 3 de maio (quinta-feira e sexta-feira), sempre às 19h
Com Ligia Fonseca
Na Sala Multiúso (2º andar)
Duração:  60 minutos
Capacidade:  70 lugares
Classificação Indicativa: 14 anos [temas sensíveis, violência]

Ficha técnica:
Atriz e dramaturga: Ligia Fonseca
Diretor: Nelson Baskerville
Técnico multimídia (projeção, som e iluminação): Alexandre Passos
Produção executiva: Fabiana Pinotti


Espetáculo Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos
Dias 4 e 5 de maio (sábado, às 19h, e domingo às 18h)
Com Ícaro Rodrigues
Na Sala Multiúso (2º andar)
Duração: 60 minutos
Capacidade:  70 lugares
Classificação Indicativa: 12 anos [temas sensíveis, angústia]

Ficha técnica:
Texto: Plínio Marcos
Ator: Ícaro Rodrigues
Direção: Roberta Estrela D'Alva
Assistência de Direção e Preparação Corporal: Cecília Gobeth
Direção Musical: Dani Nega
Iluminação: Matheus Brant
Figurino: Éder Lopes
Operação de Luz: Matheus Espessoto
Operação de Som: André Papi
Design Gráfico: Murilo Thaveira
Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli
Produção: Catarina Milani e Ícaro Rodrigues
Assistência de Produção: Éder Lopes
Contrarregragem: Matheus Souza
Idealização do Projeto: Ícaro Rodrigues
Fotos: Noelia Nájera

PROTOCOLOS:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar, para retirada de uma senha para posteriormente ser trocada pelos ingressos de pessoas que não compareceram.

FILA DE ESPERA:
Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Quem não conseguiu reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e esperar por possíveis ingressos remanescentes. A fila começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração e, caso haja desistência, os ingressos serão distribuídos às pessoas da fila por ordem de chegada.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: [email protected]
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp