16/04/2024 às 17h12min - Atualizada em 17/04/2024 às 04h19min

Fatec Catanduva está revitalizada e será inaugurada com arte

"DNA da Sabedoria”, sendo que as esculturas receberam o nome de Disciplina, Determinação e Dinamismo.

Gisele Maria Faganello Castro Lahoz
https://www.gnoticia.com.br/fatec-catanduva-esta-revitalizada-e-sera-inaugurada-com-arte/
Divulgação
O prédio que abriga a Faculdade de Tecnologia- Fatec Catanduva, sob a coordenação do Centro Paula Souza (CPS), acaba de ser revitalizado e já está a pleno andamento com seus cursos. A inauguração oficial se dará nesta quarta-feira dia 17, às 15h para imprensa e 19h30min, abertura do evento com Direção e Coordenadores, e às 20h apresentação da Orquestra Escola de Catanduva. O evento noturno leva o nome de Fatec Aberta e revitalizada.
 Ao todo, foram investidos R$ 4,8 milhões pelo Governo de São Paulo. O prédio da Fatec tem arquitetura neoclássica do ano de 1928 e faz parte do patrimônio histórico da cidade. A reforma englobou a edificação principal e o anexo, incluindo a cobertura, pintura geral, construção de escada de emergência e caixa de elevador.


Natália Correia, Rosimar Schinelo e Guilherme Brussi, visitando o atelie da artista Gisele Faganello, para conhecer as esculturas de paredes a serem instaladas na faculdade


São quase mil alunos matriculados na instituição nos cursos de Gestão Empresarial, Gestão da Tecnologia da Informação e Automação Industrial.
A faculdade foi instalada em 2008 e movimenta 19 salas de aula e nove laboratórios.


Para a diretora da Fatec Catanduva, Rosimar de Fátima Schinelo, a reforma foi uma grande conquista da população. “Não só para a Fatec e o ensino superior tecnológico, mas para toda a sociedade catanduvense e de toda a região. Porque é um prédio de 1928, que abriga a história de muitos cidadãos, de instituições que por ele já passaram e que agora terá toda a infraestrutura para uma faculdade de tecnologia se destacar ainda mais”, enaltece. Além do que os aspectos históricos do edifício foram preservados, a fachada, a escadaria em madeira e as janelas – que foram revitalizadas. O prédio ganhou modernização, com acessibilidade, inclusão e também com a implantação de fibra óptica.


Depois de dois anos de intenso trabalho, a reforma da Fatec Catanduva vai se destacar ainda mais na área educacional, uma vez que a reforma possibilitará a instalação de novos cursos. “Teremos a Fatec plenamente equipada e integrada para a formação profissional, atendendo o mercado e trabalho”, pontua a diretora Rosimar de Fátima Schinelo, acrescentando que alunos e docentes poderão desenvolver mais projetos e será reservada uma área para projetos de extensão, que são direcionados à sociedade.”
Centro Paula Souza mantém 77 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) distribuídas em 70 municípios paulistas. 


Arte na decoração

Concomitante ao andamento da reforma, a diretora que é apreciadora da cultura e da arte, convidou a artista visual catanduvense Gisele Faganello a abraçar um projeto decorativo que estará presente de forma destacada no saguão principal do edifício. O convite partiu devido ao acompanhamento que Rosimar fazia com a projeção da artista de forma nacional e internacional com seus lindos trabalhos, modernos e contemporâneos em participação em galerias e feiras de arte nos dois continentes (América e Europa) ideal para a nova fase da Fatec, explica.
A diretora relata que a artista desenvolveu 3 esculturas de parede em papier mâchè , de grandes proporções, com pintura “pop art” doando esse trabalho para embelezar e levar alegria aos estudantes, uma vez que a opção das muitas formas e  cores será foco de boas energias, para o ambiente universitário, como explicou Gisele à ela.

De acordo com Rosimar a artista escolheu como nome para esta série de obras de “ DNA da Sabedoria”, sendo que as esculturas receberam o nome de Disciplina, Determinação e Dinamismo. Tema focado à busca estudantil, levando-os à suas conquistas profissionais e pessoais. A diretora enaltece a postura da artista Gisele Faganello, que usou 4 meses para criar as esculturas. Gisele já frequentou o prédio como aluna e agora destaca a importância da arte no meio acadêmico, ao aceitar presentear a faculdade. “Temos que valorizar ainda mais a arte no Brasil”, reforça Gisele, e começar a chamar a atenção para isso.

A artista visual Gisele Faganello e a diretora FATEC, Rosimar Schinelo.


SERVIÇO
Faculdade de Tecnologia- Fatec Catanduva
Centro
Paula Souza (CPS)
Endereço:
R. Maranhão, 898 - Centro, Catanduva - SP
Direção: Rosimar de Fátima Schinelo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp