16/04/2024 às 17h25min - Atualizada em 17/04/2024 às 04h15min

Architects Office assina retrofit do Santo Grão Itaim, em São Paulo

Projeto torna a unidade ainda mais convidativa: um verdadeiro centro de convivência social

Architects Office
Architects Office
FELCO
São Paulo, abril de 2024 – Com a missão de reinventar um espaço já existente, a agência Architects Office, fundada pelo renomado arquiteto Greg Bousquet, assinou o projeto de retrofit do café-restaurante-lounge Santo Grão, localizado no bairro do Itaim, em São Paulo.

O desafio era criar um projeto de interior design capaz de materializar as vivências da marca: um lugar para encontrar pessoas, se alimentar, ter reuniões, fazer uma pausa, ter um momento de leitura, ou simplesmente a busca de relaxamento e prazer. O escritório conseguiu preservar a essência do local, que é um ponto de encontro paulistano tradicional, mas trazendo aspirações contemporâneas, harmonizando o passado e o presente, o tradicional e o moderno, “Tomamos como base o conceito da celebração do encontro humano, percorrendo três pilares centrais: abrir para acolher; conectar para integrar; diversificar para agregar”, conta Bousquet.

A curadoria de elementos revela o olhar delicado sobre o essencial, que materializa o bem-estar e socialização com componentes como a madeira, o ripado branco como pano de fundo, as tonalidades do café presentes em mobiliários, a textura de efeito de caiação nos revestimentos, o piso permeável para integração com a calçada, a iluminação dedicada com pendentes, abajures de piso – além do paisagismo presente interna e externamente, trazendo a natureza para todos os espaços.

Neste projeto de interior design está evidente uma das principais características da AO: analisar o global e o local para conceber criações autênticas. A criação transforma os ambientes existentes ao conectá-los com layouts fluidos. E integra visualmente o café com a cidade ao seu redor, por meio de grandes janelas e portas que convidam a paisagem urbana para dentro do espaço, instigando a percepção de continuidade com a calçada e os estabelecimentos vizinhos. “Essa integração espacial não só evidencia a sensação de amplitude, mas também fortalece os laços com a comunidade local do Itaim”, finaliza Bousquet.    

Architects Office
Fundada por Greg Bousquet, a Architects Office trabalha pelo urbanismo virtuoso e pela arquitetura ética com competência técnica e artística, para um legado positivo na vida de pessoas, bairros e cidades. Desde 2019, um time experiente e diverso, composto por 90 profissionais, trabalha em harmonia, equilibrando a arte e o pragmatismo, visão global e o olhar cuidadoso para as especificidades de cada localidade e projeto. O objetivo é entregar soluções arquitetônicas completas, consistentes e sustentáveis em todas as arestas. Atualmente, a agência já soma mais de 60 projetos em andamento que começam a tomar forma em cidades como São Paulo, Recife, Curitiba e Santa Catarina. Veja mais em www.architectsoffice.co 

Informações sobre AO para a imprensa 
Camila Costantini | 
[email protected] |

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp