16/04/2024 às 17h43min - Atualizada em 17/04/2024 às 04h06min

“Pequenos Pintores Online” promoveu a imersão de crianças de São José dos Pinhais no mundo da arte

Projeto aconteceu no dia 4 de março, com entrega de acervo de materiais de pintura e oficinas de arte para crianças da Escola Municipal Profª Maria Leni Haluch de Bastos e da Escola Municipal Pref. Francisco Ferreira Claudino

Da redação
Pedro de Moraes

O Projeto “Pequenos Pintores Online” realizou, no dia 4 de março, a entrega gratuita de acervos de livros, inclusive em braille, e materiais de arte, e realizou oficinas de pintura lúdica em escolas públicas de São José dos Pinhais (PR).

 

As oficinas foram distribuídas de forma virtual, em vídeos de até 60 minutos, que contaram também com intérpretes de Libras, e nelas foram apresentadas histórias de grandes pintores e artistas brasileiros e internacionais, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Leonardo da Vinci e outros. Durante a oficina, os alunos poderão criar suas próprias obras de arte com os materiais disponíveis, entre eles, tintas, pincéis, telas e papéis especiais.

 

Ao final das oficinas, os alunos foram orientados a assinar suas obras de acordo com suas características e formatos e, por fim, puderam expor os trabalhos realizados. Em São José dos Pinhais, o projeto contemplou 908 alunos.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Pequenos Pintores Online” tem a produção da Sancell e apoio da Incentivar Produções, com patrocínio da Schattdecor e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

Instituições que receberam as estruturas e oficinas: Escola Municipal Profª Maria Leni Haluch de Bastos e Escola Municipal Pref. Francisco Ferreira Claudino.

 

Sobre a Schattdecor: A Schattdecor é uma empresa que oferece soluções em superfícies para o mercado de painéis e para a indústria moveleira. O principal produto é chamado de “decor”, são desenhos impressos em grande escala, desenvolvidos a partir de estudos de tendências de design. A atividade diária da empresa mostra a grande influência que o acesso à arte tem no desenvolvimento das pessoas e da sociedade, além da importância do pensamento criativo como habilidade no exercício de toda e qualquer profissão. Habilidade esta que deve ser cultivada desde a infância para que a prática de criar continue presente na idade adulta. É com essa consciência que a Schattdecor apoia e incentiva o projeto Pequenos Pintores, que busca, através da arte, desenvolver a sociedade e a comunidade de São José dos Pinhais, na qual está inserida.

 

Sobre o Ministério:A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Schattercoor. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp