16/04/2024 às 14h40min - Atualizada em 16/04/2024 às 20h24min

Mês de abril no Pátio Metrô São Bento: programação tem diversas atrações culturais com muita música, teatro, dança e atividades esportivas

Além de sua programação fixa, o centro cultural receberá as apresentações musicais de Gean Pankararu, Tereza Gama, Samba'Ayô e muito mais; confira!

Comunicação Conectada
Banco de imagem Pátio Metrô São Bento

Em abril, o centro de São Paulo será palco de uma variedade de programações culturais, incluindo o tradicional tour guiado pelo Centro Histórico, as aulas de samba rock e encontros de Hip Hop, que acontecem regularmente no Pátio Metrô São Bento. Um dos destaques deste mês é a volta do maior concurso de música de rua: o Toca Aí! 

Além disso, o Pátio receberá ao logo do mês diversas atividades realizadas pelo Sesc Florêncio de Abreu — desde peças de teatro até atividades esportivas, como o Yoga para mulheres 45+ e Descolonize seus quadris. Ainda a programação conta com as apresentações musicais dos cantores Gean Pankararu, Tereza Gama, e Samba’Ayô - Roda de Samba, projeto que convida artistas LGBTQIA+ e pretos para uma roda de samba, dando vida e voz a grandes nomes da história do samba. 

Por fim, a Varanda Teatro (GO) apresenta o dueto Histórias Encaixotadas, onde obras de arte visual ganham vida e movimento, proporcionando uma experiência única para o público. Todas as atividades são gratuitas.

Confira abaixo o calendário completo de atrações de abril:

Yoga para Mulheres 45+

No processo de envelhecimento, as mulheres enfrentam uma série de mudanças físicas e hormonais, culminando no climatério, uma fase que marca o fim da fase reprodutiva. Esse período, caracterizado pela diminuição dos hormônios reprodutivos, traz consigo uma série de sintomas que podem afetar significativamente a qualidade de vida.

De acordo com especialistas, o climatério não é apenas o término dos ciclos menstruais, mas também uma etapa marcada por oscilações hormonais e alterações no funcionamento do cérebro. Entre os sintomas mais comuns estão: insônia, fadiga, irregularidades no ciclo menstrual e ondas de calor, além de questões emocionais como irritabilidade e baixa libido. A adaptação a uma rotina saudável durante esse período é crucial para o bem-estar físico e para a saúde mental das mulheres.

Karina Grecu, especialista em Yoga Terapia e certificada pelo Ramamani Memorial Iyengar Yoga Institute, tem dedicado sua carreira ao ensino e à prática de yoga como uma forma de promover a saúde durante o climatério.

As aulas ministradas por Karina oferecem uma abordagem holística para lidar com os desafios dessa fase da vida, combinando técnicas de respiração, posturas físicas e meditação para aliviar os sintomas físicos e emocionais. Sua experiência de 25 anos e compromisso com a saúde das mulheres a tornam uma referência no campo da Yoga Terapia.

Serviço

Realização: Sesc Florêncio de Abreu, com apoio do Pátio Metrô São Bento;

Data: 15 e 22/04, das 15h às 16h30;

Local: Pátio Metrô São Bento — Espaço Ifigênia, dentro da estação São Bento do metrô;

Valor: Grátis;

 

Gean Pankararu

 

Gean Ramos, nascido em Jatobá, Pernambuco, é um talentoso cantor, compositor e produtor que traz em sua arte as profundas raízes de sua ancestralidade indígena. Residente na aldeia Bem Querer de Cima, no território indígena Pankararu, o artista tem como missão conservar e resgatar suas origens, enriquecendo sua identidade e contribuindo para o patrimônio cultural de sua comunidade.

Desde os oito anos, Gean se dedica à música, explorando as ricas tradições musicais de sua região e além. Sua obra atravessa fronteiras, abraçando influências da ancestralidade indígena e afrodescendente, além de mergulhar nas sonoridades da mesorregião do São Francisco, do Nordeste brasileiro e do país como um todo. Assim, ele se firma como um músico indígena com uma obra cosmopolita, vibrante e intemporal.

Ao longo de sua carreira, estabeleceu parcerias sólidas e participou de diversos festivais, mostras e projetos culturais. Um dos destaques é a sua participação na mostra coletiva de música autoral Reverbo, desde 2019, bem como sua colaboração com o SESC Pernambuco no projeto Sonoras Tradições, atuando como artista, produtor e mediador cultural.

Como um artista independente, lançou em 2016 o CD “Inversões”, que alcançou mais de 90 países e recebeu indicações ao Grammy e ao prêmio Indigenous Music Awards, no Canadá, como melhor disco produzido por indígenas. Além disso, sua versatilidade o levou a trabalhar em trilhas sonoras para documentários e curtas-metragens, sendo premiado em 2019 no Festival de Cinema de Triunfo pela trilha do documentário “Deus te dê Boa Sorte”.

Atualmente, Gean continua sua jornada artística com apresentações solo, o projeto Trio “Pankararu” e o espetáculo “Aquela Estrela”, uma homenagem ao renomado Vander Lee. Sua dedicação em celebrar suas raízes e sua habilidade em transcender fronteiras culturais fazem dele uma figura singular no cenário musical brasileiro, inspirando e encantando públicos de todas as origens.

Serviço

Realização: Sesc Florêncio de Abreu, com o apoio do Pátio Metrô São Bento;

Data: 10/04, às 14h;

Local: Pátio Metrô São Bento — Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô;

Valor: Grátis;

 

Tereza Gama

 

Tereza Gama descobriu a paixão pela música aos 15 anos, com os Beatles e as modas de viola que o pai gostava de entoar. Nessa época ganhou o concurso de calouros na rádio da Praça Clóvis, em São Paulo, com a música Filme Triste do Trio Esperança, decolando a sua carreira em rodas de samba de São Paulo. 

Em sua jornada solo, fez algumas turnês no Brasil e no exterior. Seu repertório é carregado de sambas de Candeia, Jamelão, Gracia do Salgueiro, Wilson Moreira, Jorge Portela, Adilson Barbado e Jair Carvalho, Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola, Roberto Ribeiro, Alcione, Beth Carvalho entre outros.

O trabalho da cantora traz releituras de grandes sucessos do samba, como Cuidado Moço, que ganhou alma em 1969, na voz potente do cantor Jamelão; Barracão é Seu, eternizada por Clementina de Jesus em 1966; Coisa da Antiga, que recebeu da eterna cantora Clara Nunes o sucesso arrebatador em 1977; e Sorriso Negro, hino de uma raça, que ganhou a interpretação definitiva em 1981 por Dona Ivone Lara, uma das mais importantes personalidades do samba nacional. As canções do álbum traduzem o sentimento de expressão popular e cultural do samba, manifestação de suas raízes homenageadas em partido alto. 

A obra, com produção musical do Gringo Pirrongelli, traz participações de Osvaldinho da Cuíca, Marco Mattoli, Míriam Miràh, Israel 7 Cordas, Arnaldinho do Cavaco e do trombonista Bocato. Por iniciativa da gravadora Kuarup, recebe seu relançamento em formato digital remasterizado com repertório que traz grandes compositores da música popular brasileira e do samba.

 

Serviço

Realização: Sesc Florêncio de Abreu, com apoio do Pátio Metrô São Bento;

Data: 19/04, às 18h;

Local: Pátio Metrô São Bento — Espaço Ifigênia, dentro da estação São Bento do metrô;

Valor: Grátis;

 

Descolonize seus quadris 

 

Numa busca pela reconexão com o corpo e bem-estar, Maria Chantal, uma mulher congo-angolana, traz à tona uma abordagem inovadora: a experimentação do poder dos quadris por meio da movimentação corporal e pélvica. Como criadora da plataforma “Descolonize Seus Quadris”, Maria convida participantes a explorar novos repertórios corporais, transcendendo aqueles impostos pela colonização.

A atividade propõe não apenas o relaxamento e fortalecimento da autoestima, mas também promove a aproximação com referências congo-angolanas e o conhecimento de ginecologia natural de povos negros e indígenas. Maria Chantal, uma pesquisadora autodidata nessa área, baseia-se em suas experiências em Ruanda, República Democrática do Congo, Angola e na diáspora brasileira.

Para Maria, o rebolado africano não é apenas uma expressão cultural, mas uma ferramenta para tratar de forma não farmacológica diversas questões de saúde, como cólicas menstruais e incontinência urinária. Além disso, ela defende que essa prática é essencial para relaxar o corpo e contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Com seu conhecimento e experiência, Maria Chantal está oferecendo uma oportunidade única para os participantes explorarem não apenas seus corpos, mas também sua conexão com suas raízes culturais e sua própria saúde física, mental e espiritual.

Serviço

Realização: Sesc Florêncio de Abreu;

Apoio: Pátio Metrô São Bento;

Data: 20/04, sábado, das 11h às 13h;

Local: Pátio Metrô São Bento — Espaço Ifigênia, dentro da estação São Bento do metrô;

Valor: Grátis;

 

Samba'Ayô — Roda de Samba

Roda de Samba da Ayô é um projeto em que Ayô Tupinambá convida artistas LGBTQIA+ e pretes para uma roda de samba. Com um repertório de músicas autorais e grandes clássicos do samba, Ayô e seus convidades se reúnem para dar vida e voz a grandes nomes da história do samba.

Ayô Tupinambá é travesti, preta, gorda e periférica. Formada em Canto Popular e estudante de Regência Musical pela ETEC de Artes. Dentro de sua pluralidade artística, está presente nas artes do canto, teatro e literatura. Participou dos grupos Tirésias e Encontro de Saberes na UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pesquisando sobre gênero e sexualidades. 

A artista ainda atua enquanto diretora e roteirista do espetáculo “Travestis na MPB” fruto de suas pesquisas acadêmicas e lançou quatro músicas: “Canto pra Sobreviver”, “Ancestravas”, “Inteire” e “Cabrera”, disponível em todas as plataformas digitais e tem apresentado seu show em diversos festivais e espaços culturais como CCSP, Vila Itororó, CCD e o Auditório do Parque Ibirapuera, além de ministrar palestras, cursos e rodas de conversas em eventos corporativos.

 

Serviço

Realização: Sesc Florêncio de Abreu com o apoio do Pátio Metrô São Bento;

Data: 20/04, sábado, às 16h

Local: Pátio Metrô São Bento — Espaço Ifigênia (dentro da estação São Bento do metrô)

Valor: Grátis 

 

Histórias Encaixotadas — Com Varanda Teatro (GO)

No dueto Histórias Encaixotadas da Varanda Teatro, duas obras de artes visuais se fazem mais do que cenário para as peças breves. Suas figuras ganham movimentos, desejos e hesitações. Suas cores e linhas se avivam e se movem, em consonância com uma trilha sonora que ambienta cada história. Com quais pesadelos, Pablo Picasso se debateu nos tempos da Guerra Civil Espanhola para seus pincéis traçarem as formas distorcidas da Guernica?

Para fabular as dramaturgias, a Varanda Teatro observou detalhes e vibrações de cada tela, destacando seus elementos para criar destinos improváveis. Um elemento visual simples, como a cor, cresce de dimensão e expande-se em um microuniverso onírico. A cada mini sessão, é criada uma experiência de imersão em que, na fugacidade do tempo, cintila uma de tantas vidas possíveis sugeridas pelas obras, refletindo sobre a fome e sobre a guerra.

Tupi or not Tupi? — João Darte: Você tem fome de quê? O icônico Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral, está com fome e não tem nada para comer. Ao encontrar-se diante de um cacto e um sol, o Abaporu precisa reinventar o seu alimento

Guerra — Guilherme Hernandes: A partir da obra “Guernica”, onde o pintor espanhol Pablo Picasso retratou o ataque àquela cidade durante a Guerra Civil Espanhola, novas imagens surgem e movimentam o seu ateliê, criando uma linha tênue entre sonho e realidade. Ou seria pesadelo?

Serviço

Realização: Sesc Florêncio de Abreu, com apoio do Pátio Metrô São Bento;

Data: 24/04, quarta, das 13h às 14h30;

Local: Pátio Metrô São Bento — Espaço Ifigênia, dentro da estação São Bento do metrô;

Valor: Grátis;

 

Pátio Metrô São Bento mantém atividades da programação fixa

Além das novidades, o Pátio Metrô São Bento continuará as suas atividades da programação fixa, com destaque para a edição especial “Mulheres na Formação de São Paulo”, do tradicional Tour Guiado pelo centro de São Paulo,  além das aulas de samba rock e hip hop. Este mês também marca a volta do Concurso de Música de Rua - Toca Aí! que, em sua 4⁠ª edição, distribuirá até R$30 mil reais em prêmios. Confira todas as atrações, a seguir;

 

4º Concurso de Música de Rua - Toca Aí!

Em sua 4ª edição, o Concurso Toca Aí consolida sua missão de identificar, promover e premiar o trabalho dos músicos que atuam no cotidiano das cidades. No dia 25 de abril começam as apresentações das seletivas do Concurso, serão realizados mais de 60 shows na Praça da Colmeia! 

Serviço

Quando: de 25 de abril a 25 de junho;

Local: Pátio Metrô São Bento — Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô;

Realização: Projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural -  ProAC Editais, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas 

Valor: Grátis;

 

Tour Guiado — Mulheres na História de São Paulo

O “Tour Guiado - Mulheres na História de São Paulo, que retorna ao Centro de SP e homenageia figuras femininas que desempenharam papel importante e atuaram na cidade. O passeio, que é totalmente gratuito, é uma parceria realizada pelo Pátio Metrô São Bento com o Caminhos do Triângulo, e está previsto para acontecer durante todos os sábados de março e abril.

Com retirada de senhas no local a partir das 10h30, o roteiro tem saída do Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia (dentro da estação São Bento do metrô), e percorre a famosa região do Triângulo Histórico do Centro. O Tour conta as histórias dessas grandes mulheres, como elas viviam e quais foram os seus papéis no processo de formação de São Paulo, considerando os aspectos social, educacional, e cultural.

A atividade faz uma verdadeira viagem no tempo e na história desde o período colonial até a república. E mostra como, mesmo em uma sociedade patriarcal e machista, essas mulheres atuaram na construção da cidade.

Serviço

Quando: todos os sábados de abril;

Local: Pátio Metrô São Bento — Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô;

Realização: Pátio Metrô São Bento e Caminhos do Triângulo;

Valor: Gratuito, com retirada de senhas no local a partir das 10h30. Sujeito a lotação;

 

Aula Aberta de Samba Rock

Todas as quartas-feiras, os professores Jessica Leopoldo e Jefferson Aquino embalam os alunos em aulas abertas de Samba Rock ao ar livre, que acontecem na Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento.

Serviço
Data: todas as quartas, das 18h30 às 20h;
Local: Pátio Metrô São Bento — Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô;
Valor: Contribuição consciente no chapéu;

 

Encontro de Hip Hop

Muitos não sabem, mas o Pátio da São Bento é o berço do Hip Hop paulistano. E essa história segue viva nos encontros mensais que continuam acontecendo na Praça da Colmeia.

| Serviço
Data: 27/04, das 13h às 19h;
Realização: São Bento Força Break, com apoio do Pátio Metrô São Bento;
Local: Pátio Metrô São Bento — Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô;

 

Sobre o Pátio Metrô São Bento

O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico ao ar livre, situado no Centro da cidade, aos pés do mosteiro de mesmo nome, um dos principais cartões postais paulistanos. O acesso ao Pátio também é privilegiado, através da estação São Bento do Metrô. O local atende aos mais de 3 milhões de passageiros que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro. A Praça da Colmeia, espaço de eventos do local, recebe atrações culturais regularmente, oferecidas sempre de maneira gratuita à população.

 

Acesse:

www.patiosaobento.com.br 

facebook.com/patiometrosaobento 

instagram.com/patiometrosaobento 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp