16/04/2024 às 09h53min - Atualizada em 16/04/2024 às 20h11min

“Promovendo o bem-estar e a inclusão no ambiente escolar” foi tema do Seminário que a APROFEM realizou no sábado

Uma das palestras tratou do papel da escola no TEA – a importância de identificar sinais precoces e contribuir para a realização do diagnóstico e intervenções

Rafaela Manzo Barreto Queiroz
https://www.aprofem.com.br/
imagem de divulgação
Duas datas em abril marcam temas sobre os quais muito se falou no último sábado, 13 de abril, quando a APROFEM, o Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo, realizou o seu primeiro seminário do ano de 2024: o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04) e o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (07/04). Conhecimento, neste caso, é o melhor antídoto contra situações de abuso e discriminação que ainda acontecem, diariamente, nas escolas de todo o País. Por isso investir na formação dos profissionais de Educação tem sido uma das principais razões de existir da entidade, que atua há 42 anos e tem um importante papel formativo e informativo. Prova disso foi a qualidade dos profissionais e palestras que fizeram parte da programação do seminário deste sábado.  

Trazendo como tema a promoção do bem-estar e da inclusão no ambiente escolar, o seminário trouxe como uma das convidadas a Dr.ª Merylucia Muniz Klauss e Silva que tratou justamente do papel da escola no TEA - Transtorno do Espectro Autista. Principais características do TEA, identificação dos sinais precoces e direcionamentos sobre como ajudar as famílias e os educadores na inclusão na escola e na sociedade foram alguns dos subtemas desta palestra, que trouxe ainda informações sobre prevalência, casos clínicos e marcos legais, além de contribuição das escolas para a inclusão. A Dr.ª Merylucia é graduada pela Faculdade de Medicina de Catanduva (UNIFIPA), pós-graduada em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Psiquiatria Geral pela Associação Brasileira de Psiquiatria e médica colaboradora do PROTEA - Programa do Transtorno do Espectro do Autismo do Instituto de Psiquiatria do HC - FMUSP.

Outros palestrantes consagrados que palestraram no seminário foram o Dr. Hewdy Lobo Ribeiro, que conduziu a palestra “Bem-estar e saúde mental dos estudantes: prevenções, rastreios e encaminhamentos”; do Me. Fabricio Francisco Nogueira Souza, que fez a palestra "TDAH: uma abordagem sistêmica para educadores”; além dos Professores Me. Fábio Bergamini e Dr. Caio Akaki Borges Moura, que trataram do tema “Educação, saúde e arte: o uso inclusivo da música e do som”. “A entidade entende que esses temas são de suma importância na formação dos Educadores e, por isso, fez questão de escolher um time de especialistas competente para participar desse seminário”, explica o Professor Ismael Nery Palhares Junior, Presidente da APROFEM, que é reconhecida justamente pela qualidade dos seus eventos e cursos de formação para profissionais da Educação.  “Os temas são importantes porque promovem um ambiente propício ao aprendizado, ao desenvolvimento pessoal e social dos alunos e à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, complementa o Professor.

Sobre a APROFEM
Com uma história lastreada pelos princípios de independência e apartidarismo, a APROFEM representa atualmente cerca de 60 mil filiados dentre servidores da ativa, aposentados e pensionistas. Cerca de 95% desse quadro é formado por Profissionais da Educação. Fundada em 1981 na Zona Leste de São Paulo, hoje a APROFEM tem uma sede própria na região da Bela Vista e oferece aos seus filiados prestação de serviços e atendimento profissional de reconhecida qualidade. Presidida pelo Professor Ismael Nery Palhares Junior, a APROFEM coordena o Fórum das Entidades Sindicais e participa do Sistema de Negociação Permanente com o Governo Municipal (SINP), Fórum Municipal de Educação (FME) e uma gama de outras instâncias que atuam para melhorar a realidade e futuro dos servidores da educação.
Para conhecer melhor o trabalho da APROFEM basta acessar o website https://www.aprofem.com.br ou seguir o perfil do Instagram https://www.instagram.com/aprofem

 
Mais informações e contato com os porta-vozes para entrevistas    
Rafaela Manzo
[email protected]
(11) 97300-8559
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp