16/04/2024 às 14h11min - Atualizada em 16/04/2024 às 20h11min

Projeto “Profissionais do Amanhã” auxilia estudantes de Ananindeua e Benevides na busca do primeiro emprego

Por meio de oficinas gratuitas, que acontecerão entre 18 de abril e 28 de junho, os alunos aprendem técnicas de comunicação e expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, entre outras

Da redação
Bruna Campos

O projeto “Profissionais do Amanhã” irá auxiliar os alunos da EMEF Maria Emília Antunes, em Ananindeua (PA) e na Escola Estadual Ensino Fundamental Leão Irineu H. Delgado, em Benevides (PA), na preparação para a busca do primeiro emprego por meio de oficinas que terão início no dia 18 de abril e irão ocorrer até 28 de junho na instituição de ensino.

Segundo dados do IBGE, o Brasil fechou 2023 com taxa média de desemprego de 7,8%, portanto, esse ainda é um assunto recorrente no país, além de ser uma pauta de constantes discussões e projetos de lei.

Com o objetivo de contribuir com o tema, o projeto "Profissionais do Amanhã" vai realizar oficinas gratuitas de artes cênicas para jovens alunos, que estão prestes a entrar no mercado de trabalho.

Os jovens aprenderão técnicas artísticas e pedagógicas, a fim de auxiliar na busca do primeiro emprego, bem como ensinar a lidar com as diversas situações dessa etapa.

As atividades serão desenvolvidas durante 3 meses com cada turma, trabalhando a auto expressão, escuta, trabalho coletivo, proatividade e sensibilidade. No fim das oficinas, nos dias 26 e 28 de junho, os alunos realizarão um espetáculo teatral aberto para a comunidade, como conclusão dessa formação.

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

Oficinas

Serão realizadas 10 oficinas de artes cênicas, para grupos com até 30 jovens, com duração de 90 minutos cada. Nessas oficinas, serão aplicadas algumas técnicas, como: comunicação e expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica. O projeto é indicado para jovens alunos, com idades entre 13 e 17 anos.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Profissionais do Amanhã” tem a produção da Sancell Produções, apoio da Komedi Projetos e Webka, com patrocínio da Polimix Concreto e Mizu Cimentos e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

“Nós da Organização Polimix acreditamos que o investimento em educação e cultura para crianças e adolescentes, é o início para uma transformação social que nos leve a um futuro melhor”, afirma a conselheira da Polimix, Luana Vieira.

 

Sobre a Polimix Concreto e Mizu Cimentos: Ambas as empresas, referências nos setores de concreto e cimento no Brasil, fazem parte da Organização Polimix, que desde 1976, oferece produtos e serviços com excelência. Atuando inicialmente nas áreas de concreto, cimento e agregados, hoje também possui participações em empresas de argamassa, logística a granel, energia renovável, entre outras, sempre acreditando no ser humano e em seu potencial de desenvolver-se, buscando crescimento contínuo, em harmonia com a comunidade e o meio ambiente. Seus mais de 9.000 integrantes são parte de um processo produtivo responsável, comprometido e sustentável. A Organização Polimix atua sobre a crença no ser humano e em seu potencial de desenvolver-se, buscando crescimento contínuo, em harmonia com a comunidade e o meio ambiente.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Profissionais do Amanhã” em Ananindeua/PA e Benevides/PA
Ananindeua (todas as aulas às 15h00)

Instituição: EMEF Maria Emília Antunes

Endereço: R. Primeira Rua Rural, 933, Distrito Industrial

ABRIL

18/4 - Aula 1 (Abertura das Oficinas)

25/4 - Aula 2

MAIO

2/5 - Aula 3

9/5 - Aula 4

16/5 - Aula 5

23/5 - Aula 6

JUNHO

6/6 - Aula 7

13/6 - Aula 8

20/6 - Aula 9

27/6 - Aula 10

28/6 - Apresentação Final (sexta-feira)

Benevides (todas as aulas às 10h00)

Instituição: Escola Estadual Ensino Fundamental Leão Irineu H. Delgado

Endereço: R. Deoclísio Gurjão, S/N, Benevides

ABRIL

23/4 - Aula 1 (Abertura das Oficinas)

30/4 - Aula 2

MAIO

7/5 - Aula 3

14/5 - Aula 4

21/5 - Aula 5

28/5 - Aula 6

JUNHO

4/6 - Aula 7

11/6 - Aula 8

18/6 - Aula 9

25/6 - Aula 10

26/6 - Apresentação Final (sexta-feira)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp