15/04/2024 às 08h53min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h07min

Brotas é vencedora de Prêmio Sebrae de Prefeitura Empreendedora com alavancada no turismo

Estância ampliou empregos na área, investiu mais e remodelou o calendário de eventos para estimular o empreendedorismo

Flávia Gomes Magalhães
UMC/Sebrae-SP
Brotas foi anunciada a vencedora na etapa São Paulo do Prêmio Sebrae de Prefeitura Empreendedora, em evento promovido na noite desta quinta-feira, 11, em São Paulo. O salto na economia local com a abertura de novos empreendimentos, na geração de emprego e renda e a sinergia entre poder público e iniciativa privada deram projeção à estância turística que agora disputa a premiação na etapa nacional.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) reconhece e valoriza a difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais que impulsionam o ambiente de negócios e fomentam empreendedorismo e desenvolvimento territorial. Foi com este objetivo que Brotas ampliou os investimentos públicos no turismo. Em 2020, foram injetados R$ 533 mil; já em 2023 o montante foi três vezes superior: R$ 1,9 milhão.
Além de premiar boas práticas municipais, o PSPE objetiva estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.
A estruturação de uma estância turística com um crescimento verificado no número de visitantes em todo o ano aqueceu o empreendedorismo local. 
Brotas apresentou um salto na abertura de novos negócios em todos os setores do turismo. No comparativo e 2021 para 2023, foram abertas 18 novas agências voltadas para atrativos; 20 novos restaurantes; cinco hotéis e 29 estabelecimentos comerciais.
No case de Brotas, as iniciativas para ampliar o calendário de eventos da estância turística, que antes tinha sua alta temporada restrita ao verão, contribuíram com o aumento de 134% na emissão do voucher turístico, no comparativo de 2016, início da série histórica, com 2022, ano em que a cidade recebeu 231 mil hóspedes, o equivalente a 10 vezes a sua população.
Esta movimentação refletiu na empregabilidade; de 2.550, em 2020, para 3.128 empregos gerados no turismo – alta de 22%. Se antes de 2021 Brotas contava com seis eventos, hoje são mais de 50 voltados para diferentes públicos, do esporte à cultura e gastronomia.
“O tripé empreendedorismo, prosperidade econômica e sustentabilidade forma um ambiente plenamente favorável para a economia brotense. Neste período, não houve uma indústria instalada na cidade, mas a gestão pública eficiente e a sinergia com o empresariado e entidades representativas como a Abrotur permitiram que criássemos a indústria do turismo”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo da estância.
No quesito sustentabilidade, Brotas saiu na frente com o movimento que equilibrou a atividade econômica com a preservação da natureza.  No final do ano de 2022, foi criado um Comitê de Gestão do rio Jacaré-Pepira e seus afluentes com a finalidade de fortalecer as ações e políticas públicas para preservação do ecossistema e da bacia hidrográfica, que conta com membros que atuam diretamente no turismo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp