15/04/2024 às 14h39min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h06min

Chegou a hora de varejistas brasileiros implementarem estratégias de retail media

Com a retail media em ascensão no Brasil, dados de qualidade e soluções personalizadas são os elementos-chave que abrem caminho para um ecossistema de sucesso

Letícia Corrêa
Pexels
A ascensão da retail media, uma estratégia de publicidade direcionada em plataformas de varejo online, está ganhando destaque no Brasil. Segundo a Insider Intelligence, o mercado de retail media disparou de US$ 1 bilhão para mais de US$ 30 bilhões nos últimos cinco anos. No Brasil, que ocupa o segundo lugar globalmente em termos de crescimento em investimentos em publicidade de mídia no varejo, após o México, a previsão de crescimento é de 43,5% em 2024.
 
Grandes players como Mercado Livre e Amazon estão solidificando sua presença, enquanto outros, como Casas Bahia e Pão de Açúcar, estão avançando para entrar no mercado. No entanto, apesar das oportunidades apresentadas pela retail media, muitos varejistas ainda estão nos estágios iniciais de compreensão e adoção dessa estratégia.
 
A Criteo, líder global em Commerce Media, está comprometida em ajudar os varejistas brasileiros a navegar por esse cenário em rápida mudança e alcançar seus objetivos de negócios.
 
Tiago Cardoso, Diretor Executivo da Criteo para a América Latina, destaca: "A proeminência dos marketplaces no Brasil torna nosso mercado de retail media único quando comparado a mercados mais maduros como os EUA, o que significa que os varejistas não podem copiar diretamente as estratégias usadas por outras partes do globo. Embora muitos estejam interessados nessa área, ainda não têm os recursos necessários para executar a retail media em escala".
 
Entre as principais barreiras de entrada estão a falta de experiência na criação e implementação de soluções eficazes, a ausência de dados de qualidade para apoiar estratégias de segmentação de público e limitações tecnológicas que dificultam a gestão e análise de campanhas. Além disso, a falta de integração com outros sistemas de negócios, a dificuldade em alcançar um público significativo e a ausência de uma estratégia de conteúdo coesa podem comprometer os resultados das campanhas de retail media.
 
Cardoso sugere algumas dicas para superar essas barreiras. Ele enfatiza que a educação em toda a indústria é crucial, pois isso garantirá que os varejistas de todos os tamanhos possam adotar a retail media de maneira a obter resultados positivos. "Com o crescente interesse no setor, os varejistas percebem rapidamente que a construção e implementação de uma rede de retail media não acontecem da noite para o dia. Este processo requer compreensão e criação de novos modelos de negócios, com operações devidamente atualizadas. Compreender as complexidades da retail media pode ser assustador, mas na realidade não há necessidade de os varejistas construírem uma infraestrutura completa de retail media internamente. Em vez disso, aproveitar um parceiro tecnológico com ampla experiência e soluções personalizadas pode acelerar e simplificar o lançamento".
 
Além disso, ele enfatiza a importância de fornecer às marcas relatórios de "closed-loop" (ciclo fechado) em tempo real para uma análise abrangente de campanhas. "Esses relatórios fornecem insights valiosos que ajudam os varejistas a otimizar suas estratégias de marketing e maximizar o retorno sobre o investimento. Para evitar que a retail media se torne apenas uma palavra da moda em vez de uma estratégia impactante de publicidade digital, é crucial que os varejistas entendam o que as marcas procuram de seus parceiros de retail media", acrescenta Cardoso. "Estamos aqui para ajudar os varejistas a superar esses desafios e aproveitar todo o potencial que a retail media tem para impulsionar as vendas e capacitar os profissionais de marketing em diversas indústrias".
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