15/04/2024 às 16h15min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h05min

Educação Inclusiva promove diversidade e amplia competitividade das empresas

Iniciativa é importante para 84% dos empregados e 75% dos recrutadores, mas só 16% das empresas oferecem programas de educação inclusiva, segundo levantamento da Robert Half

RPMA Comunicação
Robert Half

São Paulo, abril de 2024 — A educação inclusiva no ambiente corporativo tem se mostrado uma alternativa interessante para a promoção da diversidade nas empresas e para o treinamento de profissionais qualificados. Porém, apesar de  ser considerada importante por 84% dos profissionais empregados e por 75% dos recrutadores, apenas 16% das empresas oferecem programas deste tipo para grupos minorizados, segundo a 27ª edição do Índice de Confiança da Robert Half.

Por outro lado, de acordo com 21% dos recrutadores entrevistados, suas companhias aplicam treinamentos relacionados à agenda de Diversidade e Inclusão, mesmo que não sejam exclusivos para esses grupos.

“Grupos minorizados como mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, PCDs e profissionais com mais de 50 anos enfrentam preconceitos estruturais no trabalho. A promoção da educação inclusiva contribui para a construção de um ambiente mais diverso e acolhedor. Investir na capacitação de grupos minorizados também amplia a competitividade das organizações em um cenário de alta demanda por profissionais especializados”, destaca Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half América do Sul. 

A pesquisa ainda indica que pouco mais do que um terço das empresas (35%) está considerando a aplicação de treinamentos inclusivos em um futuro próximo. Chama a atenção, contudo, que 28% das organizações não apostem nesta estratégia. É válido reforçar que a preparação de profissionais para o mercado atenua a escassez de mão de obra qualificada, problema latente no mercado de trabalho atualmente.

“A educação inclusiva não é apenas uma questão de justiça social como também uma estratégia inteligente para potencializar o talento humano e impulsionar o crescimento sustentável das companhias no mercado atual. A diversidade é um ativo valioso que, quando valorizado e nutrido, contribui significativamente para o sucesso e a inovação organizacional”, completa Mantovani.

Esse recorte faz parte da 27ª edição do ICRH e é resultado de uma sondagem conduzida pela Robert Half com 774 recrutadores e empregados permanentes, distribuídos regionalmente e proporcionalmente pelo Brasil, de acordo com os dados do mercado de trabalho coletados na Pnad.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de soluções em talentos no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Com presença global e atuação na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, a Robert Half aparece em listas das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half é reconhecida, também, por seu compromisso de promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Mais informações para a imprensa - Robert Half:

RPMA Comunicação
[email protected]
Giulia Szpektor (11) 94386-9965
Cassia Schittini (11) 97732-0294


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp