15/04/2024 às 11h42min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h03min

Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab premia vencedores; Confira a lista

Cerca de 60 alunos de 4º a 9º ano de 18 escolas da rede municipal participaram da disputa regional

Redação
Divulgação - Mind Lab

As “Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab”, ambiente de competição saudável promovido pela Mind Lab, foram realizadas na Fundação Municipal de Esportes de Campos dos Goytacazes/RJ, nesta quinta (11). Foram cerca de 60 alunos de 4º a 9º ano de 18 escolas da rede municipal participantes. O evento premiou alunos de cinco escolas, que levaram para suas turmas o reconhecimento.

As unidades escolares promoveram torneios internos para definir seus representantes. Os alunos vencedores das classificatórias foram recebidos em um evento com todas as escolas participantes. Os competidores foram divididos em duas categorias, Torneio do Jogo Pirâmide, com os estudantes de 4º ano e 5º ano; e Torneio do Jogo Hannibal, entre estudantes de 6º ao 9º anos.

Confira os vencedores:

Torneio do Jogo Pirâmide

1º lugar: Theylon Pires Cardoso, da Escola Municipal Custódio Siqueira

2º lugar: Edgar Phillipe da Conceição Valadares, da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição.

3º lugar: Caleb Paes Pereira da Silva Marques, da Escola Municipal Custódio Siqueira.

4º lugar: João Miguel Paes da Silva, da Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo.
 

Torneio do Jogo Hannibal

1º lugar: Vitor Hugo Emanoel dos Santos Machado, da Escola Municipal Marechal Artur da Costa e Silva.

2º lugar: Kauã Matheus Lirio dos Santos, da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição.

3º lugar: João Victor Nogueira Barreto, da Escola Municipal Santa Terezinha. 

4º lugar: Arthur Joaquim Azeredo, da Escola Municipal Santa Terezinha.
 

O sistema público da cidade fluminense é um dos que aderiram ao Programa MenteInovadora, pertencente à Mind Lab, que impulsiona o aprendizado e o raciocínio lógico de estudantes da rede municipal de ensino e desenvolve habilidades socioemocionais.

"É maravilhoso ver como as escolas e as famílias se envolvem no desenvolvimento dos alunos. Competições saudáveis podem realmente trazer o melhor de cada um. E o fato de promover a cooperação entre os alunos durante a competição é muito positivo, pois além de estimular o desempenho individual, também fortalece o trabalho em equipe. Tenho certeza de que todos estão ansiosos para mostrar tudo o que aprenderam", comenta a Gerente de Marketing da Mind Lab, Manoela Frug.

O evento

As Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab têm o objetivo de colocar em prática conhecimentos e estratégias exploradas no Programa MenteInovadora. A iniciativa fomenta nos estudantes habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas com foco no futuro.

Por serem os campeões de suas escolas, todos os participantes foram premiados com uma medalha de participação. Os três mais bem colocados dos Torneios levaram para as escolas um troféu e um jogo. Os professores dos alunos vencedores também receberam um reconhecimento: um kit das olimpíadas, composto por caneca e camiseta da competição.

A subsecretária de Educação Rita Abreu, destacou a importância da Olimpíada. "Para que tudo isso acontecesse há pessoas que planejaram, desejaram e compraram sonhos. Educação transforma vidas e quando pensamos em algo para os alunos analisamos o que pode ser útil e mudar a vida de todos. Através dos jogos, aprendemos a lidar com situações conflitantes e ter serenidade para resolver os problemas”.

Cerca de 270 mil alunos participam anualmente da competição por todo o Brasil. O torneio é dividido em duas categorias: alunos de 4º ao 7º ano e de 8º e 9º anos. Só podem participar escolas parceiras da Mind Lab, como toda a rede municipal de ensino de Campos dos Goytacazes. A escola é representada por uma equipe formada por um professor mediador e quatro alunos jogadores, cada um especializado em um dos jogos olímpicos. O Projeto da Mind Lab está presente em 17 estados brasileiros, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp