12/04/2024 às 21h02min - Atualizada em 15/04/2024 às 00h05min

Rodrigo Braga e MPB4 juntos lançam single inédito onde celebram suas raízes e conexões

“Ancestrais” antecipam a comemoração dos 60 anos do grupo vocal

Daniel Corrêa
Divulgação
 

Rodrigo Braga revisita o passado para mirar o futuro no seu novo single, “Ancestrais”. Não por acaso, ele recebe nesta faixa a participação das vozes do MPB4, grupo que é raiz e semente da música brasileira. O lançamento de Rodrigo Braga marca o início de uma nova fase do artista e chega a tempo de celebrar o aniversário de seis décadas de carreira do MPB4.

 

Ouça “Ancestrais”: https://ingrv.es/RodrigoBraga-MPB4-Ancestrais 

Assista ao clipe “Ancestrais”: https://youtu.be/VNJ7jvfvlqk 

 

“Conheço Miltinho (membro da formação original do MPB4, junto com Aquiles) desde o começo dos anos 2000 e sempre sonhei em convida-lós pra uma participação, mas não tive coragem de entrar em contato pra convidar. Ano passado, depois de fazer uma série de gravações desse projeto novo em trio, entendi que agora seria o melhor momento pra isso e entrei em contato com ele. Depois de ouvir a canção, ele sugeriu batizá-la de ‘Ancestrais’. A presença do MPB4 na faixa, ressalta esse encontro de gerações, que por força do destino fluem na mesma direção, como afluentes do mesmo rio”, reflete Rodrigo, que teve a honra de ser o responsável por escrever o arranjo vocal, uma das marcas do quarteto.

 

“Ancestrais” foi concebida como um experimento de composição dodecafônica e serialista, desafiando os limites do formato popular, com uma harmonia complexa e um jongo estilizado, tocado na bateria. A letra da canção - também escrita por Rodrigo - acompanha a espiral musical, explorando temas de transformação e conexão com a ancestralidade ao longo do tempo.

 

Esse single inaugura um novo capítulo na trajetória de Rodrigo Braga, cuja carreira possui parcerias criativas como músico de Luiz Melodia, Vanessa da Mata e Leila Maria. Em 2022, Braga completou uma trilogia de álbuns: “Quarentena”, “Nesse Momento” (2018) e “Despanorama” (2019).  

 

Cria de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, Rodrigo se destacou na cena do subúrbio no fim dos anos 90 com a banda Caixa Preta. O artista trabalhou também como professor de música no Grupo Cultural AfroReggae e na Companhia de Teatro do projeto Galpão Aplauso. Além disso, Rodrigo Braga traz em sua trajetória a experiência nos palcos ao lado de Gabriel o Pensador, Almir Guineto, Moacyr Luz, Vander Lee e Jair Rodrigues, ampliando sua versatilidade como artista e produtor, indo do piano bar à música de concerto, passando pelo hip hop, samba e rock.

 

Agora, com “Ancestrais”, ele nos convida a uma viagem sonora que transcende as fronteiras do tempo e do espaço, conectando passado, presente e futuro através da música.

 

A canção reúne os músicos Marcos Feijão na bateria, Magno Souza no baixo e o próprio Rodrigo Braga no piano, além dos arranjos de base e de vozes. O MPB4 é a cereja do bolo, agregando profundidade à sonoridade da música.

 

“Essa é uma canção cuja sonoridade se remete às raízes da música popular brasileira e no ano de comemoração de 60 anos do MPB4, foi um grande privilégio contar com suas vozes conectando gerações passadas, atuais e futuras”, conclui o músico.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp