12/04/2024 às 16h26min - Atualizada em 12/04/2024 às 20h17min

Com 111 inscritos, desafio “Trail Running Serra dos Poncianos” tem 1ª edição de sucesso em Monte Verde (MG)

Distrito de Camanducaia recebeu corredores de 26 cidades diferentes em prova com disputas de 9 km e 14 km e adesão de 12 alunos das escolas do município

Rafael Franco e Tadeu Rover
WGO Comunicação
Kelvim Borges/MOVE

Abril, 2024 – Monte Verde (MG) recebeu com sucesso, no último domingo (7), a primeira edição do desafio “Trail Running Serra dos Poncianos”. Com 111 inscritos de 26 cidades diferentes (17 de São Paulo e nove de Minas Gerais), a prova contou com disputas de 9 km e 14 km e marcou a realização de mais um evento esportivo bem-sucedido no ano no distrito de Camanducaia, que abrigou, em 14 de janeiro, a volta ciclística “Pedal Luz”, prestigiada por 155 competidores.
 

Organizada pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) em conjunto com a Pousada Águia da Montanha e a Campo Escola Montanhismo, a corrida teve largada às 8h de domingo e ocorreu em uma manhã de tempo bom no tradicional destino turístico do Sul de Minas. Essa condição de sol e céu azul permitiu que os participantes pudessem contemplar de forma plena as belas paisagens da Serra da Mantiqueira enquanto lutaram para superar as altitudes, de 1500m a 2000m, e as dificuldades dos percursos nas trilhas locais.


Aberto para competidores a partir de 11 anos de idade, o desafio “Trail Running Serra dos Poncianos” ainda contou com a presença de 12 alunos de escolas de Camanducaia, que foram beneficiados por um programa de apoio aos jovens dos colégios locais. Eles receberam vagas para entrar na prova, sem custo de inscrição, em uma ação que visou incentivar a prática esportiva no município.
 

O pódio da prova de 9 km, com o garoto Luiz Henrique de Moraes em 3º lugar (Foto: Eliomar Miranda/MOVE)

E um desses garotos, Luiz Henrique de Moraes, de apenas 13 anos, fez bonito ao terminar em terceiro lugar na disputa de 9 km, superando dezenas de corredores muitos mais experientes e de várias idades diferentes. Aluno da Escola Estadual Verner Grinberg, ele terminou o percurso em 1h04min38s para se garantir no pódio da competição. Ele só ficou atrás de José Ricardo Magalhães, vencedor com folga ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 59min56s, e de Guilherme Santana, segundo colocado com 1min04s29s. 
 

Essa modalidade de 9 km teve 76 competidores inscritos, entre homens e mulheres, sendo que 75 atletas completaram a corrida. Já a prova de 14 km, com trilhas mais desafiadoras como obstáculo, foi emocionante até o fim e acabou com os dois primeiros cravando a mesma marca de 1h16min25s. A vitória ficou com Kauan Rosa de Moura por ter tocado a fita da chegada milésimos de segundo antes de Mateus Teles, que teve de se contentar com o segundo lugar. E o pódio dessa modalidade foi fechado por Eliomar Miranda, guarda-parque da MOVE e corredor patrocinado pela entidade, cuja terceira posição foi garantida com um tempo de 1h17min01s.
 

Assim, os três atletas foram os principais destaques entre os 35 competidores que completaram essa prova de 14 km. Ao comentar a realização do “Trail Running Serra dos Poncianos”, da qual ele também participou como membro da organização pela MOVE, Miranda exaltou que o retorno dos corredores presentes foi muito positivo e ele celebrou o fato de que a boa condição climática, sem chuva ou neblina ao longo dos trajetos, colaborou para a corrida ocorrer de forma tranquila e com segurança para todos.

 

Prova de trail running reuniu corredores de diferentes gerações em Monte Verde (Foto: Kelvim Borges/MOVE)

“Os corredores não se perderam e elogiaram muito a sinalização do percurso, assim como a infraestrutura do evento. Até os atletas mais experientes, que já competem faz tempo, ficaram bastante satisfeitos com as condições oferecidas, entre elas ao disponibilizar diversos pontos de alimentação e hidratação, que estavam montados a cada quilômetro ou no máximo a 1.500 metros de distância um dos outros”, ressalta o corredor. “O visual para os corredores também ajudou. O clima estava lindo, com muito sol e a vista limpa lá no pico da montanha. Todo mundo que conversou comigo depois da prova perguntou se poderia subir lá de novo para apreciar o horizonte”, reforça o guarda-parque da MOVE, entidade hoje responsável por gerir as áreas das trilhas do Platô e do Chapéu do Bispo, cujos caminhos foram percorridos pelos atletas em trechos da prova de domingo. 
 

Esse também foi o segundo pódio consecutivo conquistado por Miranda em uma corrida de montanha. Antes desse alcançado em Monte Verde, ele também ficou em terceiro lugar de sua categoria na meia-maratona de 21 km da corrida de montanha Indomit Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí (MG). Ainda em 2024, em duas disputas no interior paulista, o corredor venceu a prova de 10 km do 8º Desafio Trail Running Pedra 0m, em Monteiro Lobato, e ficou em 4º na classificação geral da corrida de 12 km do Rocky Mountain Games, em Atibaia.
 

O desafio “Trail Running Serra dos Poncianos” ocorreu no mesmo final de semana em que foi celebrado, no último sábado, o Dia Mundial da Atividade Física. E a realização da primeira edição dessa modalidade de corrida em Monte Verde foi um novo marco do crescimento do distrito como polo esportivo. “Em janeiro tivemos aqui o ‘Pedal Luz’, no qual também atuamos como organizadores e recebemos um ótimo número de ciclistas. E agora foi uma grande alegria ver essa prova tão bonita, com mais de uma centena de corredores. Ficamos orgulhosos por termos ajudado a realizar esses eventos e agora já estamos focados na preparação para os próximos, como o ‘Pedal nas Montanhas’, que ocorrerá em dezembro”, projeta Rebecca Wagner, presidente da MOVE.
 

Além de ter a entidade como uma de suas organizadoras, a corrida do último domingo também contou com o apoio da Prefeitura de Camanducaia, da Associação Monte Verde de Esportes de Montanha, da Associação Serra dos Poncianos e da Associação Comercial de Monte Verde para a sua realização. 
 

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país. A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e a valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com mais de 160 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, ao poder público e à comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp