10/04/2024 às 23h03min - Atualizada em 11/04/2024 às 20h06min

Unindo chorinho, samba e um olhar das periferias, Quarteto Pizindim lança seu terceiro álbum “O Choro nas Bordas da Metrópole”

Grupo da Zona Leste da capital paulista lança registro gravado no Estúdio 185

Daniel Corrêa
Divulgação
 

Apresentando uma mistura única do choro e do samba com olhar da periferia paulistana, o Quarteto Pizindim lança seu o terceiro álbum “O Choro nas Bordas da Metrópole”. Gravado ao vivo no Estúdio 185, realizado em parceria com a PiÔ produção e projetos e também registrado em vídeo, o álbum traz um olhar sobre composições contemporâneas, mostrando a atualidade e a renovação de gêneros musicais que fazem parte do DNA cultural brasileiro.

 

Ouça “O Choro nas Bordas da Metrópole”: http://tratore.ffm.to/ochoronasbordasdametropole 

Assista ao show “O Choro nas Bordas da Metrópole”: https://youtu.be/5KfXNFNiXek 

 

O álbum é resultado de um projeto que percorreu escolas dos quatro cantos da cidade de São Paulo em 2023. No repertório desse álbum, composições autorais inéditas de Rafael Esteves e Rodrigo Carneiro, com destaque para obras de autores contemporâneos que são referências para o grupo, como Marcelinho Montserrat, Milton Mori, Mauricio Carrilho e João Macambira (in memorian). Este último, já havia sido homenageado pelo quarteto em 2016, com um show dedicado às suas músicas.

 

“Esse projeto nasceu com o intuito de levar a música produzida na periferia da zona leste de São Paulo aos quatro cantos do municípios, pra mostrar à população desses locais que nas quebradas também se produz música e músicos de qualidade. E mais, tivemos também um compromisso de formação e exemplo, levando oficinas de choro a crianças de escolas públicas do município”, conta o grupo.

 

O Quarteto Pizindim é formado por Rodrigo Carneiro no violão de 7 cordas, Rafael Esteves no bandolim, Emerson Bernardes no cavaquinho e Claudinho Martins na percussão. Este lançamento marca o compromisso do grupo em tornar a música instrumental acessível por meio de iniciativas como essa, que têm como objetivo não apenas entreter, mas também educar e inspirar as gerações futuras.

 

O grupo cresceu na Zona Leste de São Paulo, e essa origem se reflete em sua música, que carrega a influência das regiões menos abastadas da cidade. Seus integrantes acreditam na importância de valorizar e compartilhar essa riqueza cultural, e o lançamento é um atestado desse comprometimento e versatilidade do Quarteto Pizindim.

 

"Com o lançamento do álbum homônimo nas plataformas digitais, esse trabalho de produção coletiva busca chegar aos ouvidos mais atentos de muitas partes do mundo, ampliando e democratizando o acesso à cultura produzida nas bordas das metrópoles. Assim, queremos mostrar que reconhecer e valorizar os músicos que cresceram fora do ambiente central da cidade traz benefícios a toda a sociedade, com uma cena musical mais diversificada, inovadora e inclusiva”, conclui o produtor Leonardo Escobar, da PiÔ.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp