11/04/2024 às 10h52min - Atualizada em 11/04/2024 às 20h06min

Yara Lapidus reimagina clássico de Bowie com Gail Ann Dorsey, baixista do eterno ícone

“The Man Who Sold the World” se transforma em versão em árabe

ATTi Comunicação
Divulgação

A cantora franco-libanesa Yara Lapidus acaba de lançar uma reinterpretação do clássico “The Man Who Sold The World”, de David Bowie. Renomeada como “Elli”, a faixa é cantada em árabe e foi produzida por Gail Ann Dorsey, baixista que tocou na banda de Bowie por quase 20 anos.

A versão surgiu de uma vontade de Yara de gravar uma canção com uma mensagem de esperança, paz, e recordação da história da sua terra natal, o atormentado Oriente Médio: “Tudo começou no avião Beirute-Londres, e no coração de uma adolescente de 14 anos, deixando para trás minha cidade bombardeada e meus amigos. Com um walkman parafusado nos ouvidos e a voz de Bowie nos fones, me encontrei em minha nova casa: Paris. Me adaptei, Paris me adotou, mas o Líbano nunca deixou de pontuar o meu trabalho”, conta a cantora.

Em dezembro de 2022, Yara conheceu Gail Ann Dorsey, que se interessou pela mensagem de esperança que ela queria transmitir. “É realmente um momento em que precisamos de usar a música para trazer de volta algum brilho e esperança ao mundo. David ficaria muito feliz com isso”, afirmou Gail, que produziu a faixa além de ter gravado baixo e vozes adicionais.

A versão reimaginada do clássico de Bowie também ganhou uma nova sonoridade graças aos arranjos minimalistas em que Hakim Hamadouche, que teceu a melodia com o brilho de seu mandoluth, instrumento tradicional da Argélia. Com aprovação do patrimônio de Bowie, essa é a primeira vez que uma canção do falecido ícone do rock é gravada em arabe.

A cantora, que já gravou parcerias com Iggy Pop e Chico César, criou a versão do clássico de Bowie para seu EP Orientee, que será lançado no dia 26 de abril. Nele, Yara foca no seu amor pelo Oriente Médio, homenageando toda a herança cultural da região.
Em seu último álbum, Back to Colors, a cantora apresentou uma coleção eclética de diferentes sonoridades e sentimentos, com canções em francês, árabe e inglês, passando pelo pop rock, bossa nova, música tradicional árabe, e muito mais.

Elli já está disponível em todas as plataformas e é um lançamento do selo ForMusic Records.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp