11/04/2024 às 13h03min - Atualizada em 11/04/2024 às 16h07min

Hotelaria: Como Iniciar sua Jornada Empreendedora neste Segmento?

Simone Campos, presidente da entidade de turismo do Rio de Janeiro, dá dicas de como começar.

Daniela Ribeiro
Pamjpat/Pixabay
 

Quando perguntamos a alguém sobre sua escolha de carreira, raramente ouvimos como resposta o ramo da hotelaria. No entanto, esse mercado pode ser altamente lucrativo e promissor.

 

A hotelaria engloba a gestão de hotéis, hospedagem e acomodação de pessoas. Seu objetivo principal é oferecer serviços de hospedagem, alimentação, segurança, entretenimento e outras atividades relacionadas ao bem-estar dos hóspedes, além de envolver aspectos administrativos e empreendedores. Está intimamente ligada ao campo do turismo.

 

Segundo uma pesquisa recente da Panrotas, o turismo internacional no Brasil está projetado para crescer 21% no primeiro trimestre de 2024. Esse aumento no fluxo de visitantes estrangeiros representa uma oportunidade significativa para empreendedores interessados em ingressar na hotelaria.

 

Simone Campos, uma profissional com mais de 26 anos de experiência e atual presidente da entidade de turismo do Rio de Janeiro, compartilha valiosas dicas para aqueles que desejam ingressar nesse setor.

 

Simone comenta que, para quem quer começar: “É necessário pelo menos dois idiomas e fazer um curso de hotelaria na qual deseja entrar. Quase todos os hotéis contratam com experiência no ramo. Para começar no hotel, muitos começam pela recepção”.

 

Existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos de hotelaria, com uma duração média de dois a três anos. Algumas redes hoteleiras também disponibilizam programas de treinamento que ensinam seus valores e métodos de trabalho exclusivos.

Segundo o Guia da Carreira, os salários na hotelaria variam conforme o cargo e a experiência do profissional, podendo oscilar entre R$ 830,00 e R$ 11.200,00. As oportunidades vão desde funções como atendente e recepcionista até gerente de hotel. Simone afirma que a área que mais rende dentro desse ramo é a área comercial.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp