11/04/2024 às 11h37min - Atualizada em 11/04/2024 às 16h05min

Lobão apresenta show ‘50 Anos de Vida Bandida’ no Brasuca, em maio

Turnê faz parte de um momento de boa safra do rock nacional, de retomada de grandes nomes dos anos 80

Silvânia Silva
www.brasucamulticultural.com.br
Du Firmo

50 anos de carreira no Brasil não é para qualquer um! Lobão chegou a essa marca com uma carreira repleta de música, álbuns, shows e conquistas. Um dos artistas mais prolíficos do país, está em turnê nacional, realizando em 2024 uma turnê especial que celebra a marca de cinco décadas dedicadas ao rock e que resultou em inúmeros clássicos da música brasileira, a “50 Anos de Vida Bandida”. O show chega a Campinas no dia 25 de maio, em uma apresentação acalorada para atender aos fãs da região. O local escolhido foi o Brasuca Multicultural, e os ingressos estão à venda no site a partir de R$180 (+ taxas, 2º lote, pista). 

Será um mega show de formação clássica de Rock, um Power Trio com Lobão (guitarra e voz), Guto Passos (baixo e vocal) e Armando Cardoso (bateria) com uma sonoridade absolutamente peculiar, característica e contemporânea para um repertório que vasculhará todos os períodos da carreira do artista.

O show de um dos maiores nomes do rock e sua turnê comemorativa são um recorte de um novo período, em que o rock nacional revive uma boa safra, com shows lotados de dinossauros do rock, revivals e retornos de grandes bandas com formações originais, como o caso dos Titãs, por exemplo. O rock nacional teve seu auge nos anos 80 e agora ganha novos fãs, que estão descobrindo artistas graças às redes sociais, como explica um dos especialistas do ramo, Paulo Baron, proprietário da Top Link Music, importante produtora de shows nacionais e internacionais na América Latina, com várias produções bem sucedidas com a Multi Produtora, detentora do Brasuca.

Ele diz que percebe esse movimento forte após um período mais calmo nos últimos 15 anos, mais ou menos. “Enxergo que a retomada do rock clássico no cenário nacional está vindo mais forte nesse período, bandas grandes com casas cheias e presença em grandes festivais. Acredito que isso esteja acontecendo, possivelmente por uma carência de músicas novas, há a saudade de quem curtia e também existe a atração de muitos jovens que estão conhecendo, retomando essa paixão, muito pelas plataformas digitais, como Deezer, Spotify e o TikTok”, analisa Baron.  

O próprio Lobão reforça que a retomada atual, nada mais é do que reconhecimento de colocar o rock no seu devido lugar - o de protagonista da música brasileira, em suas palavras, como conta: “sempre houve uma resistência muito grande em toda a história do rock, os roqueiros eram vistos como marginais e a cada ano que passava na década de 80, falavam que era o último ano do rock, e o irônico é que essa geração, mesmo com toda resistência, inseriu-se na música popular brasileira, rejuvenescendo e enriquecendo muito. Por mais que tentem apagar, isso não acontece porque as músicas estão no consciente coletivo, atravessando gerações”. E reforça enfaticamente que “essa retomada, na verdade, é justamente a ação de colocar o rock no seu papel de protagonista, seu devido lugar desde que se inseriu na música brasileira. E vida longa ao Rock and Roll!”, completou o artista. 

História

Lobão iniciou a carreira musical nos anos 1970, e, com 17 anos, entrou na banda Vímana, ao lado de músicos renomados no cenário: o astro pop Lulu Santos, o cantor Ritchie e o tecladista Patrick Moraz, que havia integrado o Yes, a maior banda de rock progressivo de todos os tempos. No final daquela década, integrou a banda de apoio da cantora Marina e esteve nos primórdios da banda Blitz, uma das mais bem sucedidas dos anos 1980.

Aquela década marcou o início de Lobão como artista solo. Álbuns como Cena de Cinema (1982), Ronaldo Foi pra Guerra (1984) e O Rock Errou (1985), sacramentaram sucessos como “O Homem-Baile", “Me Chama” e “Revanche”, entre tantos outros. A faixa-título do álbum Vida Louca Vida foi outra que estourou nas paradas e nas rádios, sendo posteriormente regravada pelo lendário Cazuza, também amigo de Lobão.

Em 1990, fez show no Hollywood Rock, considerado a melhor apresentação pelo público. No decorrer da década, lançou Nostalgia da Modernidade, Noite e A Vida é Doce (1999), que inovou ao ser distribuído por meio de bancas de jornais, enfrentando as grandes gravadoras, façanha repetida com 2001: Uma Odisséia no Universo Paralelo (2001). Em 2007, lançou o ao vivo Acústico MTV, que levou o Grammy Latino de melhor álbum de Rock do Brasil. Em 2011, chegou às lojas o box/coletânea 81-91+DVD Acústico MTV.

Ao completar meio século de vida, lançou o livro 50 Anos a Mil. Dez anos mais tarde, providenciou um apêndice referente a essa década: “60 Anos a Mil. Lançou incontáveis discos no decorrer das décadas. Ousou, confrontou e inovou em diversas maneiras o cenário musical e a indústria que o cerca. Um artista multifacetado e único, que celebra meia década de carreira e não dá quaisquer sinais de que vai parar tão cedo.

Principais lançamentos

1977- Zebra/ Masquerade (com Vímana)

1982- Cena de Cinema

1984- Ronaldo Foi pra Guerra (com Os Ronaldos)

1986- O Rock Errou

1987- Vida Bandida

1988- Cuidado!

1989- Sob o Sol de Parador

1990- Live

1991- O Inferno é Fogo

1995- Nostalgia da Modernidade

1998- Noite

1999- A Vida é Doce

2001- 2001: Uma Odisseia no Universo Paralelo

2005- Canções Dentro da Noite Escura

2007- Acústico MTV

2010- Box Lobão 81/91

2012- Lobão Elétrico: Lino, Sexy & Brutal (Ao Vivo em São Paulo)

2016- O Rigor e a Misericórdia

2018- Antologia Politicamente Incorreta dos Anos 80 pelo Rock

Serviço: 

Lobão - 50 Anos de Vida Bandida

Data: 25 de maio, sábado, a partir das 20h. 

Ingressos: https://brasucamulticultural.com.br/lobao-especial-50-anos-de-vida-bandida/

O Brasuca Multicultural fica na Avenida Santa Isabel, 800, Barão Geraldo, Campinas/SP. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp