10/04/2024 às 16h21min - Atualizada em 11/04/2024 às 00h03min

babu santana fala de susto após saída de reality e alerta sobre os perigos do diabetes

durante sua participação no podsempre, o videocast da rede de farmácias pague menos, o ator compartilhou que teve uma complicação grave da doença que quase o levou à morte

DEUSARINA ALVES SANTANA
Pague Menos
Fortaleza (CE), abril de 2024 – Babu Santana, ator e cantor consagrado que ganhou fama ao participar do maior reality show da TV brasileira, é o convidado desta semana do PodSempre, o videocast que traz informações sobre a saúde e o bem-estar dos famosos. No bate-papo, o artista fala sobre um susto que enfrentou pouco após a saída do programa exibido na maior emissora do País e o apoio do público na sua busca por um estilo de vida mais saudável. Babu, que conta com mais de 5 milhões de seguidores nas suas redes sociais, compartilha ainda experiências pessoais relevantes relacionadas à saúde e bem-estar. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, o episódio focado em saúde pública com o tema “Diabetes”,  foi ao ar nesta quarta-feira, 10 de abril, às 12h, no canal do YouTube da rede. E o episódio com o ex-BBB traz uma grande novidade em seu conteúdo: a inclusão da tradução em libras para garantir mais acessibilidade ao público.

O ponto mais emocionante da conversa com a apresentadora Juliana Oliveira foi quando o ator falou sobre o seu processo de descoberta do diabetes tipo 2. Antes mesmo de entrar no programa, ele já havia recebido o diagnóstico de pré-diabetes, que é como um alerta do corpo indicando que o risco de desenvolver a doença é grande. “As pessoas queriam saber por que eu ia tanto ao confessionário. Era para medir a glicemia”, recorda. Após sua saída do reality, a rotina ficou frenética. Sem tempo para cuidar da alimentação ou realizar atividade física, o entrevistado conta que começou a sentir alguns sintomas estranhos, como sede excessiva, muita vontade de urinar e cãibras nas pernas. “Como a gente estava no auge da pandemia, pensei que poderia ser Covid”, relata. Ao chegar ao pronto-socorro, o susto: seu corpo estava em cetoacidose diabética, uma complicação aguda e grave do diabetes, que pode inclusive levar à morte. Ao todo, passou oito dias internado no hospital, sendo cinco na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Você só percebe que está vivo de verdade quando está com a vida em risco. Senti muito medo, pensava sem parar nos meus quatro filhos”, declara, emocionado.

O período foi decisivo para que abraçasse de vez um estilo de vida mais saudável. “A obesidade não pode ser romantizada, já que ela aumenta os riscos de doenças, como pressão alta, AVC e infarto. O diagnóstico de cetoacidose assusta muito, mas é possível reverter o quadro”, destaca. Inicialmente, buscou o auxílio de uma médica endocrinologista e de uma nutricionista, além do apoio de uma psicóloga. Babu confessa que o começo foi difícil, mas que com disciplina e dedicação chegou a perder 30 quilos. Além de apostar em uma alimentação mais saudável e na prática regular de exercícios, acredita que uma decisão fundamental foi abolir o consumo de doces e bebidas açucaradas, como refrigerantes. “Quando falamos de drogas, pensamos imediatamente nas substâncias ilícitas, mas o açúcar é tão perigoso quanto”, destaca. Outro hábito que o ator tenta deixar para trás é o tabagismo.

Após um período de disciplina, ele confessa que chegou a enfrentar alguns problemas de saúde mental e voltou a ganhar peso. “Eu preciso ser sincero, não posso vir aqui e fazer propaganda de algo que não é real. Passei por um período difícil em que me vi deprimido e acabei descontando na comida”, confessa. “Aprendi a olhar para mim depois do diagnóstico. Os homens ainda são criados para serem fortes e acabam procurando auxílio médico somente em última instância. Tenho amigos que nunca foram nem ao cardiologista, quanto mais ao psicoterapeuta”, reflete.

Um dos maiores mitos, de acordo com o cantor, é que a alimentação saudável é cara. O artista destaca o valor de alimentos simples, que fazem parte da dieta do brasileiro, como arroz e feijão, legumes, frutas e proteínas, como fígado. “Eu adoro fígado, por exemplo, que é uma opção mais barata e nutritiva, mas sei que muitas pessoas têm preconceito”, declara. Babu também falou do suporte que recebeu de seus seguidores na jornada por uma vida mais saudável: “dentro do programa eu me sentia isolado, mas aqui fora o público se mostrou muito receptivo e me apoia nas minhas dificuldades”.

Confiante no futuro, o entrevistado tem se dedicado ao grupo de teatro Nós do Morro, grupo sem fins lucrativos que oferece acesso à cultura para crianças e adolescentes que residem no Vidigal, no Rio de Janeiro. Atual membro da diretoria que o lançou nos palcos, ele também atuou no longa “Oeste Outra Vez” e na série “O Jogo que mudou a História”, que devem estrear em breve. “Também estou doido para voltar com a minha banda, ainda estou me organizando para isso”, conclui.

Uma doença silenciosa: Juliana aproveita para destacar os perigos do diabetes, uma doença silenciosa e que afeta cada vez mais brasileiros. Além de um estilo de vida mais saudável, uma das melhores formas de prevenção e acompanhamento da doença é a realização de exames regulares, como testes de glicemia, hemoglobina glicada e avaliação corporal. “Todos esses exames e muito mais podem ser realizados de forma rápida, fácil e acessível nos consultórios do Clinic Farma, da Pague Menos”, destaca a apresentadora.

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com 1.632 lojas, distribuídas em mais de 390 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Contatos para Imprensa - Pague Menos
Deusarina Santana / [email protected]
Denise Carvalho / [email protected]
[email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp