10/04/2024 às 18h20min - Atualizada em 11/04/2024 às 00h03min

Espetáculo "A conta, por favor" aborda a importância da educação financeira para estudantes de Porto Alegre

O projeto, que é gratuito, conta com seis apresentações teatrais, entre os dias 15 e 17 de abril, e distribuição de material informativo sobre o tema em escolas públicas da cidade

Da redação
Divulgação

O espetáculo “A conta, por favor” busca conscientizar os alunos de escolas públicas sobre a importância da educação financeira, entre os dias 15 e 17 de abril, em Porto Alegre (RS). O projeto é direcionado ao público jovem, de 13 a 17 anos, abordando o tema visando contribuir para a conscientização sobre o tema.

 

Todas as apresentações teatrais serão gratuitas, de classificação livre, realizadas em escolas da rede pública, instituições sem fins lucrativos e centros culturais. Complementando a ação, serão distribuídos livretos com informações sobre o tema da peça.

 

Para garantir acessibilidade total aos participantes, a peça contará com um intérprete de Libras, além de um monitor disponível para fornecer todo o suporte necessário aos alunos.

 

A história da peça se passa em um restaurante muito chique, em que quatro amigos da época da escola marcam um encontro 10 anos depois. Ao chegarem, olham o cardápio e pedem um banquete. Todos desejam contar suas histórias sobre como se tornaram bem-sucedidos e ricos, mas será que essa é realmente a verdade? Quem senta na ponta, paga a conta!

 

O principal objetivo do projeto é ensinar o público jovem sobre educação financeira por meio da peça teatral de comédia. Além disso, tem o intuito de conscientizar a respeito da importância de poupar e ter controle financeiro.

 

Os temas abordados incluem educação financeira, importância da economia e controle financeiro, bem como as transformações positivas que os hábitos de poupadores podem proporcionar.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “A conta, por favor” tem a produção da Scorsolino Produções, apoio da Komedi e SSP Produções, com patrocínio da Saque e Pague, e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

Sobre a Saque e Pague: Criada em 2010, a Saque e Pague é uma plataforma que facilita e democratiza o acesso das pessoas a soluções financeiras por meio da tecnologia. A empresa possui uma rede de autoatendimento que transformou o fluxo financeiro no Brasil, oferecendo diversas soluções tanto para instituições financeiras quanto para pessoas físicas - incluindo aquelas não bancarizadas - e foi protagonista ao trazer para o País a tecnologia de reciclagem de cédulas, promovendo uma circulação mais sustentável do dinheiro. Pioneira em serviços de autoatendimento, a empresa atualmente conta com mais de 3 mil pontos de atendimento, 150 instituições transacionando na sua rede e está presente em mais de 500 cidades por todo o País, sendo que, em mais de 50 delas, os terminais da Saque e Pague são a única opção disponível. Além disso, a companhia tem expandido suas operações internacionalmente, levando sua expertise e tecnologia em gestão financeira para o México, onde está presente em 491 cidades e todos os estados do país, e para a Colômbia, com presença em 12 cidades e 7 estados.


 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“A conta, por favor” em Porto Alegre/RS
Datas, horários e locais:

15/04 - 10h00 - 14h00

Instituição: EMEF Professor Anísio Teixeira

Endereço: Rua Francisco Mattos Terres, 40, Hípica - Porto Alegre/RS


 

16/04 - 10h00 - 14h00

Instituição: EMEF Afonso Guerreiro Lima

Endereço: Avenida Guaíba, 203, Lomba do Pinheiro - Porto Alegre/RS


 

17/04 - 10h45 - 14h00

Instituição: EMEF Sen. Alberto Pasqualini

Endereço: Rua Tenente Arizoly Fagundes, 250, Restinga - Porto Alegre/RS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp