10/04/2024 às 14h43min - Atualizada em 10/04/2024 às 16h29min

Em abril, nova edição de Terça Aberta no Kasulo

Projeto promove três aberturas de processo de trabalhos de dança, teatro e performance 

Redação
Cena de Roxa: Sucata
 

Em abril, nova edição do projeto Terça Aberta no Kasulo promove três aberturas de processo de trabalhos de dança, teatro e performance 

Projeto criado pela Cia Fragmento de Dança tem como atrações os espetáculos 0058050 ou criatura inefável, de Júpiter; C.A.V.A.L.A, do grupo Indomáveis Criadoras; e Roxa: Sucata, da Gana Coletiva

 

Talentosos artistas da dança, do teatro e da performance compartilham entre si e com o público seus processos de criação em andamento no projeto Terça Aberta no Kasulo. Em abril, as apresentações acontecem no dia 23, a partir das 19h, no Kasulo – Espaço de Arte, com entrada gratuita (reservas antecipadas pelo Sympla).

A atual edição é uma das atividades previstas no projeto ‘’KASULO – ESPAÇO DE ARTE – 15 ANOS’’ - realizado com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas - Governo do Estado de São Paulo.

Confira os destaques da edição:

Em abril, a Terça Aberta no Kasulo traz três criações em processo: 0058050 ou criatura inefável, de Júpiter; C.A.V.A.L.A, do grupo Indomáveis Criadoras; e Roxa: Sucata, da Gana Coletiva. 

O público assiste aos espetáculos e, em seguida, participa de um bate-papo mediado pelas curadoras do projeto, a atriz Janaina Leite, diretora do Grupo XIX de Teatro, e a bailarina e coreógrafa Vanessa Macedo, que dirige a Cia Fragmento de Dança.

 

A dança-performance 0058050 ou criatura inefável, do artista trans-masculino Jupiter, tem como inspiração o seguinte trecho da escritora Jota Mombaça: "Isso não passa de uma forma de cortar o mundo. E o mundo é meu trauma. Porque se o mundo, que é meu trauma, não para nunca de fazer seu trabalho, então ser maior que o mundo é meu contratrabalho” 

Já o espetáculo de teatro C.A.V.A.L.A, do grupo Indomáveis Criadoras, é um solo autoral e autoficcional de Maria Fernanda Batalha. O trabalho parte da descoberta da disforia de espécie da intérprete e do seu desejo de se tornar aquilo que sempre soube que era: uma cavala. 

Por fim, a dança Roxa: Sucata, da Gana Coletiva, trata de questões ligadas a identidade de gênero não-binária e da condição de pessoas que vivem com HIV. Trata também sobre a ausência de gênero em roupas e objetos, e como podemos ressignificar o nosso olhar sobre as mais diversas materialidades que nos cercam.

A Terça Aberta no Kasulo acontece em uma terça-feira por mês e já tem uma nova edição prevista para o dia 23 de abril. A programação será divulgada em breve no site da Cia Fragmento de Dança (https://www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta).

O projeto nasceu em 2016, viabilizado pelo Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, como um espaço de troca, debate e difusão de trabalhos artísticos. Ao longo desse tempo, foram realizadas 47 edições, com a participação de 120 artistas que desejavam compartilhar seus processos, trocando impressões entre si e com a plateia. 

Em 2017, a Cia. Fragmento da Dança recebeu o prêmio Denilto Gomes, na categoria “difusão em dança”, por essa iniciativa. E em 2020, o projeto foi indicado ao prêmio APCA na categoria de "difusão".

Serviço

Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança

Convidados: Júpiter; Indomáveis Criadoras; e Gana Coletiva

Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Quando: 23 de abril, das 19h às 21h

Kasulo - Espaço de Cultura e Arte - Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha 

Capacidade: 40 lugares 

Ingressos Gratuitos - Retirada antecipada pelo site https://www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta).  

Duração: 70 minutos + bate-papo 

 

Confira abaixo mais detalhes sobre a programação:

 

0058050 ou criatura inefável (dança-performance), de Júpiter 

Sinopse: "Isso não passa de uma forma de cortar o mundo. E o mundo é meu trauma. Porque se o mundo, que é meu trauma, não para nunca de fazer seu trabalho, então ser maior que o mundo é meu contratrabalho.” - Jota Mombaça.

Duração: 15 minutos

Ficha Técnica:

Intérprete-criador e trilha: Júpiter

 

C.A.V.A.L.A (Teatro), de Indomáveis Criaturas

Sinopse: C.A.V.A.L.A é um solo autoral e auto-ficcional que parte da descoberta da disforia de espécie da intérprete e do seu desejo de se tornar aquilo que sempre soube que era: uma cavala. O carro chefe do solo são as suas experiências de ser uma sapatão desfem que nunca se relacionou com homens; sua perturbadora relação com eles; se entender como uma mulher-que-não-pode-ser-mulher, e uma pessoa neuro-atípica. Ainda perpassam a peça os questionamentos de gênero e sexualidade, a relação com a família, com a morte, e a arte drag king.

Duração: 30 minutos

Ficha Técnica:

Idealização, dramaturgia, interpretação e co-direção: Maria Fernanda Batalha

Direção e concepção: Angélica di Paula

Filmagem e edição: Júlia Rufino

Direção musical: Angélica e Maria

Figurino e maquiagem: Angélica e Maria

Desenho de luz: Angélica

Roxa: Sucata (dança), de Gana Coletiva

Sinopse: Roxa: Sucata são rascunhos, fragmentos, materiais que estão sendo investigados para a criação do espetáculo "ROXA", segundo trabalho da Gana Coletiva. A peça, que trata de questões ligadas a identidade de gênero não-binária e da condição de pessoas que vivem com HIV, trata também sobre a ausência de gênero em roupas e objetos, e como podemos ressignificar o nosso olhar sobre as mais diversas materialidades que nos cercam.

Duração: 20 minutos

Ficha Técnica:

Concepção e atuação: Andrew Tassinari

Direção e dramaturgia: Cassiano Fraga

Provocação cênica: Marcelo D'Avilla

Produção: Gana Coletiva


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp