09/04/2024 às 09h32min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h08min

Abril Marrom: Casos de cegueira podem aumentar 52,5% até 2050, aponta estudo

Falta de check-up e cuidados básicos com a saúde ocular são os principais indicativos para essa crescente, segundo especialista do Oftalmos - Hospital de Olhos, de Santa Catarina

Redação
http://targetsp.com.br/
Freepik

A prevenção, alinhada ao check-up oftalmológico, é essencial para manter a saúde ocular saudável e sadia. O alerta é do Dr. Fernando Ramalho, especialista em cirurgia refrativa no Oftalmos - Hospital de Olhos, de Santa Catarina, e faz parte do Abril Marrom, campanha realizada este mês em todo o Brasil. O objetivo é alertar a população sobre a importância de buscar acompanhamento médico e realizar exames de rotina para o diagnóstico precoce de doenças oculares que podem levar à cegueira.

Algumas das enfermidades associadas à perda de visão, como retinopatia diabética, catarata, glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), podem ser prevenidas ou controladas se os cuidados forem feitos previamente, na fase inicial.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo 1 indica que, até 2050, os casos de cegueira e deficiência visual vão dobrar no mundo todo. O estudo internacional do Grupo de Especialistas em Perda de Visão (VLEG) da USP de Ribeirão Preto prevê que em menos de 30 anos, 61 milhões de pessoas serão cegas, 474 milhões terão deficiência visual moderada e severa, e 360 milhões terão deficiência visual leve.

Publicado pela revista científica britânica The Lancet Global Health, o estudo chama a atenção para o Abril Marrom, mês de prevenção e combate à cegueira e de educação sobre as doenças que podem ser diagnosticadas precocemente para evitar a perda da visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira poderiam ser prevenidos 2 com ações efetivas de prevenção e tratamento. A mesma pesquisa realizada pela OMS aponta que entre 40 e 45 milhões de pessoas são cegas, o que representa uma projeção no aumento de casos de 52,5% em 2050, segundo os dados da USP.

Cuidados básicos são fundamentais para o diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento de doenças oculares que, na maioria das vezes, os primeiros sintomas passam despercebidos, informa o Dr. Fernando Ramalho. O especialista em cirurgia refrativa do Oftalmos - Hospital de Olhos, de Santa Catarina, cita alguns exemplos que podem ser adotados para evitar a cegueira:

  • Realizar exames oftalmológicos: é importante fazer uma avaliação oftalmológica de rotina, mesmo que não haja sintomas aparentes. Esse tipo de exame pode detectar problemas oculares precocemente e aumentar as chances de tratamento bem-sucedido.
     
  • Proteger os olhos: usar óculos de sol com proteção UV, evitar olhar diretamente para o sol ou fontes de luz intensa, e usar equipamentos de proteção adequados em atividades que possam colocar os olhos em risco, como trabalhos com produtos químicos ou maquinário pesado. Dias ensolarados e nublados são fundamentais para o uso dos óculos.
     
  • Controlar doenças crônicas: Diabetes e hipertensão podem afetar a saúde ocular e aumentar o risco de cegueira; sendo necessário manter um acompanhamento com especialista.
     
  • Fazer exames precocemente: caso tenha qualquer problema de visão é importante procurar um médico oftalmologista o mais rápido possível. O tratamento precoce de doenças oculares pode ajudar a evitar a perda da visão ou atrasar sua progressão.
     
  • Cuidados com a higiene: ensinar e praticar medidas simples de higiene, como lavar as mãos regularmente e não coçar os olhos, pode ajudar a prevenir infecções oculares, como conjuntivite e olho seco.


 

Fique sabendo

A campanha Abril Marrom foi criada em 2016 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e leva esse nome porque marrom é a cor de íris mais comum nos olhos.

 

Referências:  

  1. Link
  2. Link

Atendimento à imprensa

Target Estratégia em Comunicação

contato@targetsp܂com܂br 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp