09/04/2024 às 16h57min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h07min

De olho nas leis, série dedicada à trazer informações práticas jurídicas para viajantes negros de todo o país

A iniciativa do coletivo Bitonga Travel e da advogada Alayanne Araújo, visa informar o público negro, sobre como agir em situações de racismo nos aeroportos

Dayanna Alvarenga Delfino
Alayanne Araújo
          
Alayanne Araújo
 
Todas as sextas-feiras ao 12h no @bitongatravel, instagram, a advogada Alayanne Araújo traz dicas e informações jurídicas sobre o que fazer e como agir em casos de racismo e injúria racial, sofridas por pessoas pretas em aeroportos ou durante viagens.
De olho nas Leis, foi escolhido pelo simbolismo em si, olhamos para os aspectos legais das viagens e para os principais desafios jurídicos que nosso público pode enfrentar, e produzimos conteúdo informativo com base nessa dor comum.”, conta a advogada Alayanne Araújo.
Além de trazer informações urgentes e importantes do campo jurídico racial, a série também aborda questões legais sobre vendas de pacotes de viagens, reservas, cancelamentos para que os viajantes possam desfrutar de suas viagens com segurança e conhecimento para não caírem e golpes podendo se defender legalmente.
“Penso que o empoderamento de nossas manas com as viagens sem o conhecimento prático de como agir, caso sejam vítimas de alguma questão jurídica racial, consumerista e jurídica, em geral, seria um retrocesso, empoderamento sem conhecimento causa adoecimento.”, diz Alayanne
Os incidentes de racismo ocorridos em aeroportos, e a necessidade de advogados comprometidos com a causa antirracista para representarem as vítimas, foi o motivo que uniu a advogada e o coletivo de viajantes pretas, Bitonga Travel, para desenvolverem a série “De olho nas leis”.
O setor de turismo é um dos que mais cresce no Brasil, onde mais da metade da população é negra. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em novembro de 2023 as receitas geradas com o turismo chegaram a R$ 40 bilhões. Para o ano de 2024 espera-se um crescimento de 2,8% em relação ao ano passado. Diante das diversas desigualdades e desafios que negros viajantes enfrentam, torna-se necessário que eles estejam bem informados sobre as questões juridicas envolvendo este setor.
A série será exibida durante um ano, podendo ser prolongada por mais um ano, e estará também disponível no canal do YouTube da Bitonga Travel. O direito e o turismo sempre estão em processo de inovação e há muito a ser repassado ao público. No final da série será produzido um e-book que reunirá todo o conteúdo disponibilizado nas redes sociais.
A informação é a melhor forma de defesa, e distribuir essa informação de maneira prática, focada e gratuita para a população preta é uma ferramenta antirracista.




Sobre Alayanne Araújo:                                                                             
Alayanne nasceu em Caxias, Maranhão, hoje mora em São Paulo, é advogada atuante em direito administrativo - servidores públicos e terceiro setor -, consumidor e família. Idealizadora e co-fundadora do “Registrando o Futuro”, uma iniciativa que explora o conhecimento prático de serviços em cartórios e tabelionatos, apresentando curiosidades com foco na diversidade racial. Gerente de projetos sociais com foco na criação de editais e projetos educacionais para o terceiro setor.



Sobre a Bitonga Travel:                                    
Bitonga Travel é uma inspiradora proposta criativa idealizada por Rebecca Alethéia, que busca promover a visibilidade de mulheres negras em suas jornadas e movimentos pelo mundo. Seu objetivo é compartilhar histórias de mulheres negras que viajam, proporcionando uma plataforma colaborativa para fortalecer o sonho de outras meninas e mulheres que veem essa possibilidade como algo distante.
O contexto que impulsionou a Bitonga Travel está relacionado à falta de representatividade das mulheres negras no setor de turismo. O canal Bitonga Travel no Instagram, blog e podcast são fontes essenciais para compartilhar histórias, dicas de viagens e promover a conexão entre mulheres negras viajantes ao redor do mundo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp