09/04/2024 às 15h13min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h05min

Cecillia Echenique se inspira na espiritualidade e valores de culturas ancestrais na edição Fluir da Série Vanuatu

A coleção materializa uma das vivências mais marcantes da vida da estilista e apresenta peças que unem moda, design, arte, sustentabilidade e inclusão social - marcas registradas da grife

Z. Toledo
Jona Tucci
Em um universo onde a moda transcende o simples vestir e se torna uma expressão autêntica da alma, é onde se encontram as criações de Cecillia Echenique. Mais do que roupas, cada peça é uma narrativa, um mergulho profundo nas sabedorias e valores das culturas ancestrais, revisitadas e atualizadas com leveza e versatilidade.

A coleção atual, intitulada edição Fluir, que integra a Série Vanuatu, materializa uma das vivências mais marcantes da vida de Cecillia.  “Em 2003, entrando em contato com uma tribo localizada no arquipélago de Vanuatu, na Ilha de Ambrym, na Melanésia, pude sentir intensamente como é a vida cotidiana longe da tecnologia, do capitalismo e dos padrões de beleza do mundo ocidental. Trago nesta edição, a força do comportamento autêntico daquele povo, que caminha com os pés na terra, se alimenta daquilo que a terra lhes dá e se conecta com a espiritualidade da natureza que está ao seu redor”, conta a estilista.

Produzida totalmente com materiais ecológicos como o algodão 100%, linho com viscose, linho com algodão e o linho 100%, a coleção oferece vestidos, saias, corselets, tops, camisas, biquinis, bermudas e quimonos com modelagens elegantes e confortáveis, que se ajustam perfeitamente, valorizando todos os estilos e formatos de corpos. As peças se adaptam às quatro estações do ano e às diferentes ocasiões sociais, no trabalho, em festas ou simplesmente relaxando em passeios na praia ou no campo.

A designer explora detalhes como sobreposições, transparências, franjas e tranças que conferem um ar despojado, atemporal e, ao  mesmo tempo, sofisticado. As cores remetem a elementos como a areia e a palha, contrastando com vermelhos, laranjas e amarelos, entre outras tonalidades terrosas.

Contemporâneas e transgressoras, as roupas de Cecillia Echenique trabalham a conscientização do vestir como forma de expressão dos pensamentos e sentimentos de cada indivíduo e são feitas para mulheres que sabem comunicar quem são em tudo que fazem, que caminham com determinação, pensam de modo claro e estão conectadas com a cultura e temas de impacto socioambiental. São pessoas que escolhem qualidade, valor permanente e experiências, buscando prazer no conforto. O lema é autenticidade.



Sobre a grife
A marca surgiu dos estudos meticulosos da estilista Cecillia Echenique, que se inspira nas formas de vida, crenças e vestimentas de povos originários para criar uma linguagem estética, atual e única. 

Na visão única de Cecilia, as estações do ano não são apenas momentos climáticos, mas estações espirituais que nos convidam à reflexão e evolução. “O verão é simbolizado pela energia do fluir; a primavera, do florescer; o outono, da purificação; e o inverno da sedimentação”, explica ela. “Estes conceitos surgiram do meu contato com a antroposofia”.

A designer recria linguagens tribais em luz e arte versátil para vestir que permitem diferentes usos através de camadas e amarrações, permitindo que cada mulher se personifique, não importa a estação.

A inspiração de Cecilia ganha vida respeitando o ritmo inato da natureza, utilizando materiais ecológicos, técnicas de ateliê sem desperdício, processo de upcycling e um produto feito manualmente por artesãos brasileiros promovendo a inclusão produtiva e gerando um impacto socioambiental positivo, promovendo uma moda consciente e ética.

Sua habilidade excepcional em combinar moda e arte incorpora o conceito de wearable art de forma magistral,  onde a roupa não é apenas funcional, mas também expressa uma mensagem artística e sensorial.

Echenique utiliza técnicas de pintura, bordado, aplicação de tecidos e outros métodos artísticos em suas peças, transformando roupas comuns em verdadeiras manifestações de criatividade e beleza. Suas criações transcenderem as fronteiras entre moda e arte, oferecendo uma experiência única e inspiradora para quem as usa.

Para conhecer melhor suas criações, visite a loja online: www.ceciliaechenique.com.br.

Sobre a estilista

Cecillia Echenique, artista nata, iniciou sua jornada explorando culturas ao redor do mundo, mergulhando em experiências que moldaram sua visão de moda e arte. Formada em desenho industrial pela FAAP, sua trajetória é marcada por um profundo respeito pela natureza e pelas culturas ancestrais.

Em 2001, realizou o projeto de iluminação da Exposição Parade do Pompidou na Oca, São Paulo, em colaboração com o renomado designer francês Hervé Decotte’s. No ano seguinte, aventurou-se pelo Oceano Pacífico, no Arquipélago de Vanuatu, absorvendo influências culturais que mais tarde moldariam sua marca, inspirada em referências étnicas e na natureza.

Ao retornar ao Brasil em 2003, abriu seu primeiro atelier nos Jardins e lançou seu conceito de vestimentas multifuncionais, os vestidos libélula, patenteados por ela. A partir daí, sua moda intuitiva com complexos arranjos manuais ganhou destaque na Semana de Moda Casa de Criadores.

Aventurou-se pelos Himalaias em 2004, explorando países budistas da Ásia, e desfilou na Semana de Moda Hot Spot SPFW por quatro anos consecutivos. Em 2008, abriu a Semana de Moda de Santiago, no Chile, com representativa exposição na mídia, consolidando sua presença internacional.

Em 2009, ampliou suas linhas de produtos e abriu uma Flagship Store nos Jardins, expandindo seu impacto com o Projeto Libélula, através do qual a estilista busca levar conhecimento, benefícios de saúde feminina e autocuidado para seus grupos produtivos.

Em 2013, foi convidada pelo headquarter da Red Bull na Áustria para criar uma linha de vestimentas e acessórios sustentáveis, feitos com kites de paraquedas usados pelos atletas patrocinados, que autografaram o material. A partir de 2014, concentrou esforços em moda sustentável, inaugurando um estúdio na Vila Nova Conceição. Em 2016, desfilou no Los Angeles Fashion Week com sua linha Projeto Libélula, confeccionada com upcycling de tecidos residuais e produzida por mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Sua dedicação à moda sustentável culminou em projetos como a criação de coleções para instituições educacionais e resorts, visando capacitar comunidades locais e promover o consumo consciente. Em 2019, lançou a Edição Crú, marcando um novo capítulo em sua jornada criativa, onde todas as criações da marca são 100% sustentáveis, refletindo seu compromisso com a preservação ambiental e a auto-observação através das estações do ano.

Além de suas notáveis realizações na moda, Cecilia Echenique também se destacou em cursos e colaborações com outros designers renomados, como Alexandre Herchcowitch, demonstrando seu contínuo interesse em aprimorar suas habilidades e contribuir para o desenvolvimento do setor.

Atualmente estabelecida em Ilhabela, Cecillia encontrou na natureza exuberante e na comunidade acolhedora o ambiente ideal para sua criatividade florescer. Sua nova sede criativa reflete não apenas um novo local de trabalho, mas um estilo de vida mais conectado com a essência e os valores que permeiam suas criações.

Para se conectar com o universo único da grife Cecillia Echenique e explorar suas coleções, visite a loja online em www.ceciliaechenique.com.br e siga nas redes sociais @ceciliaechenique.oficial.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp