09/04/2024 às 17h24min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h05min

Com o apoio de gigantes do segmento e modelo inédito, Belong Be lança o Bein - primeiro instituto dedicado a beleza independente no Brasil.

A Belong Be, criadora da flagship dedicada a marcas independentes de beleza e famosa por seu laboratório de batons, traz para o mercado seu braço educacional e de apoio mais amplo ao segmento que visa reunir mais de 250 marcas independentes.

Rafaela Sonim
Belong Be
Crédito das fotos: Felipe Arcas

O lançamento do Instituto BeIn ocorreu no dia dois de abril, no Empório Fasano, em um evento que contou com a presença de destacados patrocinadores, incluindo a ABC - Casa da Cosmetologia Brasileira - juntamente com os sócios fundadores do Instituto: Simone Sancho, Amanda Coelho, Saulo Henrique Figueiredo, Núbia Lentz e Júlia Pazos.

 

Um grupo empreendedor multidisciplinar, apoiado por gigantes da indústria e com o objetivo de oferecer suporte para o desenvolvimento de negócios no universo da beleza, é com essa proposta que a Belong Be, plataforma de beleza lançada em 2021 com o objetivo de acolher pequenos empreendedores e marcas nacionais e independentes, apresenta a evolução do seu ecossistema, trazendo para o mercado o Bein, uma espécie de marketplace e club do universo de empreendedorismo de beleza. Nesse espaço será possível não só acessar os diversos elos da cadeia e ampliar o network, como consumir informações palatáveis do e trocar experiências, construindo uma verdadeira rede de apoio especializada. Fundamentada em 4 pilares, o instituto visa:

 

  1. Insights & Trends: Informações de fácil consumo e aplicação
  2. Pesquisa, desenvolvimento e treinamento: conteúdo educacional especializado e apoiado por quem já educa nas diversas áreas de empreendedorismo:
  3. Digital: Nuvemshop
  4. Cosmetologia: ABC Casa de Cosmetologia
  5. Criação e desenvolvimento de marcas: Beauty UNiversity
  6. Rede e Centro de Serviços Compartilhados: lista de fornecedores e contatos chave na cadeia produtiva de beleza. Contratação de consultorias e mentorias
  7. ESG Control Office: Unidade garantidora dos aspectos de impacto e priorização de melhores negócios

 

 

"O empreendedorismo é amplamente apoiado no país, contudo faltava no mercado um espaço em que o nicho de beleza fosse profundamente abordado, oferecendo em um único espaço elementos que ajudem a construir esse segmento.O Bein não reinventa a roda, mas traz um grupo de elementos e ferramentas organizados por trilhas e sugeridas de acordo com a maturidade de cada marca." afirma Simone Sancho - fundadora e CEO da Belong Be | Bein

 

O aprendizado da Belong Be na gestão de marcas independentes fez com o que grupo pudesse criar ao longo dos anos o que chama de: modelo de maturidade de negócios em beleza e a partir desse diagnóstico, conseguir orientar o empreendedor em quais trilhas seguir para obter um negócio de sucesso.

 

"Os empreendedores de beleza, apesar de acessarem muitas informações, ainda se encontram perdidos em qual caminho seguir, onde atuar, investir e como gerar valor para os seus negócios. Nesse sentido o Bein apoia nesse direcionamento e abre uma conversa genuína entre indústria e criadores, digo não só terceiristas, mas gigantes que fornecem insumos. Eu como atuante há mais de 15 anos nesse mercado não poderia estar mais entusiasmada!"  comenta Amanda Coelho - Fundadora da Belong e da assinatura consultoria que é também, COO da Alva Cosméticos e referência no tema de marca própria no Brasil.

 

Beleza com Propósito 

 

Um dos destaques do projeto é o pilar de ESG que rege a atuação de toda a estrutura e garante que as iniciativas estejam compliance com as melhores práticas. Denominado ESG Control Office e sob a liderança de uma veterana no assunto, Nubia Lentz, o pilar se compromete a buscar sempre soluções melhores para os diferentes projetos, além de inspirar as inovações do instituto em parcerias com o setor público e privado.

 

"A Belong Be representa um negócio de impacto onde pequenas marcas de cosméticos independentes encontram uma oportunidade única de adentrar o mercado e obter a visibilidade necessária para se destacarem entre os grandes. Esse apoio é a essência do negócio de impacto! "- afirma Nubia Lentz que foi a protagonista ao identificar essa capacidade dentro da Belong, apoiar na fundação do Bein e assumir como chairwomen da iniciativa.

 

Almejando uma atuação que vai além do setor privado, o instituto reforça suas estruturas de governança e compliance ao trazer para o quadro de fundação Julia Pazos: advogada de longa data que é também especialista e autoridade global no que se refere a patentes e direitos intelectuais.

 

"Garantir a transparência, solidez e compliance das iniciativas do instituto são condição primordial para evoluir a unidade para parceria público-privada" completa Julia Pazos.

 

O instituto oficializa a abertura de seus trabalhos no dia 02/04 e promete colocar no ar ainda em abril a plataforma de conteúdo e já em maio abre suas atividades presenciais que devem somar mais de 10 ativações mensais em formatos que combinam: educação do segmento, network e solução de problemas. O instituto prepara ainda para esse ano a realização do 2o. Becamp - Evento imersivo e interativo dedicado ao mercado de beleza independente (marcas, influenciadores, indústria e startups) que deve reunir mais de 300 pessoas em SP no mês de setembro.

 

 

Sobre a Belong Be: Somos uma plataforma inovadora, que reúne mais de 60 marcas nacionais e independentes de beleza, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e impulsioná-las para o mercado, alcançando voos mais altos.

 

 


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