09/04/2024 às 17h05min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h03min

Postagem da Secretaria de Justiça de São Paulo revela comentários contrários ao Dia Nacional do Orgulho Gay

Andreia Souza Pereira
Internet

No dia 25 do mês de março foi celebrado o Dia Nacional do Orgulho Gay, uma das muitas celebrações existentes referentes à comunidade LGBT, a Secretaria de Justiça de São Paulo fez postagem em suas redes sociais homenageando a data e gerou a fúria de internautas e, inclusive, de deputados.

 

Dentre as quase dez datas estabelecidas para a comunidade, o calendário das datas afirmativas coloca o orgulho gay como uma das representantes no mês de março, no Brasil. Neste dia, algumas instituições costumam aproveitar a ocasião para lembrar dessa parte da sociedade, que costuma sofrer com constantes represálias de alas mais conservadoras da sociedade.

 

Na última semana de março, a Secretaria de Justiça de São Paulo usou seu instagram para colocar uma mensagem em homenagem à data celebrada. Na legenda da postagem, o órgão colocou a seguinte frase: "Desde 2009, a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS) promove campanhas, palestras, projetos e ações, visando à efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana da população LGBTQIA+, independentemente da orientação sexual e da identidade de gênero".

 

Entretanto, a postagem não foi bem recebida por alguns seguidores da página, inclusive o Deputado Estadual, Gil Diniz, conhecido como “Carteiro Reaça”, eleito pelo Partido Liberal (PL). Em resposta ao instagram da Secretaria, ele comentou: "A Secretaria de Justiça deveria estar preocupada com a composição do CONDEPE e a escolha do ouvidor da polícia. Mas, a preocupação é lacrar!".

 

Para Nilton Serson, advogado e defensor da comunidade LGBT, “É inadmissível que um representante do povo tenha posicionamentos tão retrógrados, mostrando como seus pensamentos ainda permanecem em uma época que deveria ser distante dos nossos dias atuais. Quando alguém eleito posta comentários assim, ou mesmo quando fala em qualquer lugar, tendo a visibilidade que tem, e o conteúdo é atrasado dessa forma, a sensação que  passa é a de que não há respeito algum pela diversidade, pelas pessoas”.

 

Além do posicionamento do político, parte do público foi contra a postagem, refletindo o que foi defendido pelo deputado. Em uma das respostas expressadas, um seguidor comentou: "Esse dia tinha que ser feriado estadual! (contém sarcasmo)". Além disso, o ex-deputado estadual, Frederico d'Ávila, afirmou que a postagem foi um absurdo.

 

“Essas são as mostras de como os pensamentos dos representantes do povo influenciam e geram mais pensamentos assim. No final, tudo vira uma enorme bola de neve de pensamentos preconceituosos e por culpa de eleitores e políticos atrasados. É importante lembrar que homofobia é crime, é inafiançável, assim como o racismo. Mesmo assim, essas pessoas continuam se sentindo livres para falar o que bem entendem. Para que isso comece a mudar, talvez, o que deverá acontecer é que a lei seja mais rígida e passe a punir verdadeiramente quem comete um crime desses. Dessa forma, é possível que esses posicionamentos retrógrados parem e fiquem onde merecem ficar”, complementa Nilton Serson.

 

Nilton Serson


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp