28/04/2024 às 18h50min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h04min

Bela Vista Cultural lança livro que destaca a relação entre boa alimentação, saúde e longevidade

A publicação faz parte do novo projeto cultural e educacional da editora e produtora paulistana, que com patrocínio da Siemens por meio da Fundação Siemens, disponibilizará não apenas a obra, mas também uma série de materiais para professores e estudantes da rede pública de ensino

Marrese Assessoria
Capa do livro Saúde, Alimento & Cultura, Bela Vista Cultural. Crédito: Divulgação
A Bela Vista Cultural – editora e produtora paulistana voltada ao lançamento de ações de impacto social – apresenta a sua mais nova publicação: o livro “Saúde, Alimento & Cultura”, que é o carro-chefe de uma ampla iniciativa cultural e educacional, com o mesmo nome, que aborda os aspectos práticos e teóricos da alimentação saudável e balanceada, demonstrando como esta atitude impacta a nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Destinado a todos os que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre o tema, o livro aborda uma série de aspectos relacionados à maneira como comemos, trazendo informações que mostram a história dos principais alimentos presentes na mesa do brasileiro, além de apresentar como os nossos hábitos culinários foram influenciados por diferentes povos e regionalismos presentes no país.

“A nutrição é um fator essencial para a manutenção da saúde. A boa alimentação mantém o organismo em estado de plena saúde: ossos fortes, o peso e a estatura corporal compatíveis com o biotipo de cada pessoa, resistência imunológica, disposição para trabalhar, socializar, praticar atividades físicas e para as horas de lazer. Combinados, esses fatores conduzem a um estado emocional harmônico e a obra enfatiza justamente esses aspectos”, comenta Renan Cyrillo, sócio presidente da Bela Vista Cultural.

Formada por capítulos que destrincham a relação entre alimentação e saúde, a obra também enfatiza a importância da água para o funcionamento do organismo e aponta, por exemplo, quais alimentos fortalecem o sistema imunológico, retardam o envelhecimento e combatem a insônia, com o objetivo de orientar as pessoas que gostariam de ter uma rotina alimentar mais equilibrada, possibilitando a melhora da qualidade de vida.

Com prefácio de Giselle Duarte, nutricionista conhecida nas redes sociais pelo canal @maternutri, o livro é caracterizado por uma escrita simples e fluída, que busca desmistificar o assunto. 

A maior parte da tiragem será doada para estudantes e professores da rede pública de ensino em diferentes estados do Brasil, mas uma pequena parcela também estará à venda, no e-commerce da editora, a partir de 29 de abril, pelo valor de R$ 50,00.

A publicação conta com patrocínio da Siemens, por meio da Fundação Siemens, e do Grupo GEA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é acompanhada de uma cartilha pedagógica, com sugestões de atividades complementares a serem utilizadas por professores dos ensinos Fundamental e Médio, que assim poderão trabalhar o assunto de diferentes maneiras com os alunos em sala de aula, após passarem por atividades formativas com a equipe da editora.

Para Janaína Conceição, da Fundação Siemens, “o apoio a este projeto reflete o compromisso da Fundação Siemens com a promoção de informações sérias e relevantes sobre temas que contribuem diretamente no processo de aprendizagem de crianças e adultos. Temos como objetivo estimular a melhoria do cenário educacional brasileiro por meio da realização e do apoio a projetos como esse, que enriquece o trabalho dos docentes e oportuniza um aprendizado amplo”, finaliza.

O projeto ainda prevê a realização de palestras para os estudantes e o lançamento de uma exposição fotográfica digital, bem como de materiais acessíveis gratuitos disponíveis no site da editora, que englobam um audiolivro e uma apresentação com libras e audiodescrição, visando o acesso do público com deficiências visual e auditiva.

Ficha Técnica
Saúde, Alimento & Cultura 

Livro | “Saúde, Alimento & Cultura”
Tiragem: 2.000 exemplares
Formato: 21 cm x 25 cm fechado; 42 cm x 25 cm aberto
Número de páginas: 144
Miolo: em papel couché, impresso a 4x4 cores
Capa: dura, impressa a 4 x 0 cores
Valor: R$ 50,00

Cartilhas Pedagógicas e Materiais Acessíveis
Disponibilizados virtualmente, a partir do dia 29 de abril
Acesso via: belavistacultural.com.br/saudealimentoecultura

Exposição Fotográfica Digital | “Saúde, Alimento & Cultura”
Abertura: 29 de abril, on-line
Período expositivo: vitalício
Acesso via: belavistacultural.com.br/saudealimentoecultura

Sobre a Bela Vista Cultural

Fundada em 2016, a Bela Vista Cultural é uma editora, produtora cultural e consultoria especializada no desenvolvimento de projetos de forte impacto social. Desenvolve iniciativas culturais, educacionais e de responsabilidade social, voltadas à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, em áreas como cultura, educação, meio ambiente, artes plásticas e patrimônio.

A empresa idealiza e desenvolve livros, cartilhas pedagógicas, exposições, filmes, palestras e cursos, a depender da temática e do formato de cada um de seus projetos culturais, sendo que todos possuem uma característica em comum: parte da distribuição desses materiais e o acesso às atividades complementares têm cunho gratuito aos professores e alunos da rede pública de ensino no Brasil, estimulando o diálogo e a continuidade das iniciativas abordadas nesses projetos. A Bela Vista Cultural acredita que a educação é o pilar fundamental para a transformação da sociedade, uma vez que impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social. 

A Bela Vista Cultural possui uma série de projetos culturais realizados sob as mais diferentes temáticas, desde 2016. Livros: Projeto de Vida e Cidadania (2024); A Cultura dos Alimentos (2023); China-Brasil: invenções que mudaram o mundo (2023); Educação Financeira para Jovens & Estudantes (2023); Caminhos do Brasil - terra, água e céus (2023); Flores, Cores e Sabores dos Alimentos (2022); Cultura e Saúde: Personagens e Histórias do Saneamento no Brasil (2022); Cultura e Natureza: RPPNs do Espírito Santo (2022); Caminhos da Riqueza no Brasil: o guia da Educação Financeira (2022); China Impressões: Cultura e Natureza (2022); Suíça-Brasil: 200 anos de Imigração (2021); Associação Comercial de Pernambuco - Rumo aos 200 anos (2023); Personagens e Histórias da Medicina no Brasil (2023); Art Déco São Paulo (2019) e; ABCZ: 100 anos de história e histórias (2019). Exposição de arte: Paixão: caminhando no amor, na união e na justiça (2017). Documentário: Belém 400 anos: a influência francesa na capital paraense (2016).

Renan Cyrillo: empreendedor social, produtor cultural, editor, escritor e palestrante. Cyrillo é graduado em Produção Editorial em Multimeios (Universidade Anhembi Morumbi), pós-graduado em Gestão Cultural - Cultura, Desenvolvimento & Mercado (SENAC) e possui MBA em ESG - Environmental, Social & Governance (IBMEC/Exame). Atua na área cultural desde 2010, transitando por diferentes editoras, até fundar, em 2016, a Bela Vista Cultural. Também realiza palestras em instituições culturais e educacionais, em diversos estados do Brasil.

www.belavistacultural.com.br
@belavistacultural

Informações para Imprensa | Bela Vista Cultural

Patrícia Marrese | 11 96857 9231

[email protected]

@marreseassessoria


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp