09/04/2024 às 11h44min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h03min

Museu da Diversidade Sexual disponibiliza programação de abril com novas exposições e atividades

Além de novidades em exposições digitais, MDS terá nova edição do Clube do Livro e cursos voltado à economia para artistas e produtores culturais

Guilherme Lacerda
Museu Da Diversidade Sexual

 

Bom dia, tudo bem?

 

Aqui é o Guilherme Lacerda, parte do time de imprensa do Museu da Diversidade Sexual. Estou passando para compartilhar a programação de abril do MDS. Além das novidades em exposições digitais, também teremos uma nova edição do Clube do Livro e cursos voltado à economia para artistas e produtores culturais.

 

Mais detalhes estão no material abaixo.

O que acha? Conseguimos um espaço?

 

Obrigada pela atenção.

Museu da Diversidade Sexual disponibiliza programação de abril com novas exposições e atividades

Além de novidades em exposições digitais, MDS terá nova edição do Clube do Livro e cursos voltado à economia para artistas e produtores culturais

São Paulo, abril de 2024 - O Museu da Diversidade Sexual, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, destinada à memória, cultura e valorização da vida envolvendo a comunidade LGBTQIA+, está com nova programação para o mês de abril, envolvendo iniciativas on-line e presenciais. Confira: 

  • Exposição Digital - Homem Selvagem: Conheça o estudo visual do artista Ricardo Aleixo que investiga a relação afetiva do homem afro-indígena na sociedade, que se elabora no registro do corpo em contemplação com a natureza por meio da linguagem do retrato e autorretrato. O trabalho é fruto do estudo visual do artista e diretor de fotografia, tendo como premissa a relação afetiva do homem afro-indígena na sociedade, trazendo como ponto de discussão a questão: O homem negro é capaz de amar?

Visite a exposição digital de forma gratuita no site oficial do MDS clicando aqui.

  • Exposição Digital - As 7 cores do Distrito: A exposição digital “As 7 Cores do Distrito” aborda sete obras de sete jovens artistas LGBTQIAPN+ do Distrito Federal, região reconhecida nacional e internacionalmente por sua arquitetura e por ser sede do governo brasileiro. O intuito é divulgar e apresentar para o Brasil o trabalho e a potência dos artistas dessa região, além de demonstrar como as diferentes vivências influenciam na criatividade e produção artística. 

Visite a exposição digital de forma gratuita no site oficial do MDS clicando aqui.

  • Curso | Introdução a economia para artistas e produtores culturais: Com objetivo de apresentar conceitos da Economia aplicados à Cultura, o curso visa a preparação de artistas e produtores culturais para gestão de projetos e programas do setor, com uma visão ampla do papel social desempenhado pela Economia da Cultura e das Indústrias Criativas. As aulas acontecerão nos dias 13 e 27 de abril, das 13h30 às 17h30, no Centro de Empreendedorismo do MDS, localizado na Av. São Luís, nº 120. Com classificação livre e sem custos, as pessoas interessadas deverão se inscrever neste link. Os inscritos selecionados receberão um e-mail com informações até dia 11/04 e para garantir a vaga é necessário responder ao e-mail confirmando o interesse na vaga.

O curso será ministrado por Pedro Silva, mestrando em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas pela UFRGS em parceria com o Itaú Cultural, pós-graduado em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC e graduado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi.

  • Rolezinho LGBTQIA+: Como iniciativa própria do MDS que busca resgatar a memória de lugares históricos do centro de São Paulo para a comunidade LGBTQIA+, o rolezinho de abril acontecerá no dia 27, às 10h, com ponto de encontro no Centro de Empreendedorismo do MDS - Av. São Luís, 120, República. A atividade refletirá sobre a repressão que pessoas LGBTQIA+ sofreram durante a ditadura militar e apresentará os principais espaços de sociabilidade e luta da comunidade naquela época. Com classificação livre e disponível de forma gratuita, essa ação educativa já foi premiada pelo IBRAM com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal. 

Para participar, é necessário fazer a inscrição aqui.

  • Clube do Livro - Autobiografias Trans: No dia 29 de abril, será realizado o terceiro encontro do Clube do Livro do MDS, iniciativa liderada por Amara Moira, Coordenadora de Exposições e Programação de Cultura do MDS, que tem como foco para o 1º semestre de 2024 debater variadas obras trans. Para este encontro, o livro em discussão será "Liberdade ainda que profana" (1998), de Ruddy Pinho (1944-2021). Ruddy é autora do primeiro livro de autoria trans publicado no Brasil, "Eu Ruddy" (1980), e possivelmente a pessoa trans que mais publicou no país com sete obras autorais (entre poemas, contos, crônicas e autobiografias), além de textos publicados de forma esparsa. 

A atividade acontecerá de forma online e gratuita no dia 29 de abril, das 19h às 21h. Para participar, é necessário fazer a inscrição aqui.

  • Podcast MDS | Lançamento de novo episódio: Abrindo a nova temporada de episódios do Podcast MDS, o Museu da Diversidade Sexual falará sobre Tibira e a resistência indígena LGBTQIA+, com a participação de Juão Nyn, ativista indigena e pessoa autora do livro Tybyra: uma tragédia indigena Brasileira. O novo episódio do podcast, que também terá a sua versão em vídeo, será lançado no dia 19 de abril, às 18h, em todas as plataformas de áudio.

Sobre o Museu da Diversidade Sexual

O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, é uma instituição destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ - contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+, se propõe a discutir a diversidade sexual e de gênero e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

Informações para Imprensa:

Mariana Riccioppo - [email protected]

Marcella Motta - [email protected]

Thaís Vicente - [email protected]

 

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo   - Assessoria de Imprensa 
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585    
[email protected]      
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube  


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp