09/04/2024 às 14h36min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h02min

Escolas de Campos definem classificados das Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab

Cerca de 60 alunos de 4º a 9º ano de 18 escolas da rede municipal participarão da disputa regional

Redação
Divulgação - Mind Lab

As escolas de Campos dos Goytacazes (RJ) já têm os classificados para as “Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab”, ambiente de competição saudável promovido pela empresa responsável pelo Programa MenteInovadora: cerca de 60 alunos de 4º a 9º ano de 18 escolas da rede municipal participarão da disputa regional. O sistema público da cidade fluminense é um dos que aderiram ao Programa, que impulsiona o aprendizado e o raciocínio lógico de estudantes da rede municipal de ensino e desenvolve habilidades socioemocionais.
 

As unidades escolares promoveram torneios internos para definir seus representantes. Agora, os alunos vencedores das classificatórias serão recebidos em um evento com todas as escolas participantes. Os grupos são separados por categorias, que levam em consideração as divisões de turmas para disputar o reconhecimento de grande campeão do município. A dinâmica acontece na quinta-feira (11), das 9h30 às 13h, na Fundação Municipal de Esportes.
 

O evento

As Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab têm o objetivo de colocar em prática conhecimentos e estratégias exploradas no Programa MenteInovadora. A iniciativa fomenta nos estudantes habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas com foco no futuro. O campeonato é definido a partir de dois torneios independentes: Torneio do Jogo Pirâmide, com os estudantes de 4º ano e 5º ano; e Torneio do Jogo Hannibal, entre estudantes de 6º ao 9º anos.
 

Por serem os campeões de suas escolas, todos os participantes serão premiados com uma medalha de participação. Já os três mais bem colocados dos Torneios levarão para as escolas um troféu e um jogo. Os professores dos alunos vencedores também recebem um reconhecimento: um kit das olimpíadas, composto por caneca e camiseta da competição.
 

“Essa é a primeira vez que Campos está conosco nas Olimpíadas, que já realizamos de norte a sul do Brasil. Nessas andanças, observamos histórias de superação e conquista, sem deixar de lado a diversão. É o que promovemos na iniciativa: um evento de pura emoção em que estudantes, educadores, famílias e toda a comunidade trocam experiências e celebram a jornada intelectual e emocional”, afirma Thiago Zola, Head de Produtos e Serviços da Mind Lab.
 

“As Olimpíadas de Raciocínio da Mind Lab têm o objetivo de proporcionar aos estudantes da Rede Municipal uma experiência de aplicação das habilidades socioemocionais e cognitivas desenvolvidas nas aulas do Programa MenteInovadora, envolvendo familiares e demais membros da comunidade escolar”, explica Tânia Alberto, Secretária de Educação de Campos dos Goytacazes.
 

Cerca de 270 mil alunos participam anualmente da competição por todo o Brasil. O torneio é dividido em duas categorias: alunos de 4º ao 7º ano e de 8º e 9º anos. Só podem participar escolas parceiras da Mind Lab, como toda a rede municipal de ensino de Campos dos Goytacazes. A escola é representada por uma equipe formada por um professor mediador e quatro alunos jogadores, cada um especializado em um dos jogos olímpicos. O Projeto da Mind Lab está presente em 17 estados brasileiros, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp