09/04/2024 às 17h36min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h00min

Primeiras Impressões: Surpresa de alta na inflação e ata cautelosa indicam queda de juros mais lenta a partir de junho

A surpresa de alta dos preços ao consumidor e a comunicação mais dura trazida pela Ata do Copom indicam que o ciclo de queda de juros pode terminar em patamar mais alto do que os 9,0% previstos na pesquisa Focus.

Marcela Kawauti, Economista - Chefe da Lifetime
Divulgação
Em nova surpresa de alta, o IPCA-15 de março avançou 0,36% em relação ao mês anterior. Houve desaceleração em relação aos 0,78% verificados em fevereiro, mas o indicador ficou acima dos 0,30% esperados pelo mercado. O resultado levou o índice acumulado em 12 meses de 4,49% em fevereiro para 4,14% em março.

O recuo da inflação ao consumidor foi puxado por dois grupos: Educação, que passou de uma alta de 5,07% em fevereiro para 0,14% em março, e as passagens aéreas, com queda de 9,08% no mês. O grupo de serviços subjacentes, que exclui os grupos acima, avançou pelo 4º mês consecutivo para 5,12% em março. O agrupamento se destina a medir a inflação dos preços de serviços que respondem de forma mais direta aos ciclos de política monetária e sua resistência em patamar elevado foi uma das fontes de preocupação elencadas na Ata do Copom.
 
A autoridade monetária reiterou que há riscos em relação ao cenário de estabilidade de preços por conta do mercado de trabalho aquecido e consequente pressão sobre salários. Vale destacar também que os diretores do Banco Central chamaram a atenção ao peso dos estímulos fiscais e da desancoragem das expectativas como fonte relevante de incerteza para o cenário prospectivo para a inflação.

A surpresa de alta dos preços ao consumidor e a comunicação mais dura trazida pela Ata do Copom indicam que o ciclo de queda de juros pode terminar em patamar mais alto do que os 9,0% previstos na pesquisa Focus. Além disso, a expectativa é de que a autoridade monetária faça apenas mais um corte de 0,5 p.p. na próxima reunião de maio para em seguida ficar fortemente dependente da evolução dos dados para determinar os passos seguintes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp