08/04/2024 às 18h28min - Atualizada em 09/04/2024 às 04h05min

Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica promove a 4ª edição do “Festival Música que Transforma”, de 11 a 14 de abril, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro

Com atrações internacionais, o evento gratuito reúne mesas-redondas, masterclasses, minicursos e concertos, conectando estudantes e jovens profissionais com músicos consagrados

Emanuelle Guigues
2024_Academia Juvenil Petrobras Sinfônica_2_©Renato Mangolin

A arte é uma força motriz com o potencial de mudar vidas, seja daqueles que a apreciam ou dos que fazem dela um ofício. Sabendo disso, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica é a anfitriã da 4ª edição do Festival Música que Transforma. O projeto é um programa educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica, que vai reunir grandes nomes da música de concerto, em um evento gratuito para estudantes e jovens profissionais da música. O Festival acontece na sede da orquestra, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, de 11 a 14 de abril

 

Entre os convidados, estão Javier Mas (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário/Argentina), Francisco Varela (Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfônicas), Verónica Saracho (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário) e Amélia Ibañes (Orquestra Sinfônica Nacional do Chile), além de Sammy Fuks e Tomaz Soares, que fazem parte da Petrobras Sinfônica e da Academia Juvenil.

 

Os dias 11 e 12 são divididos em três momentos. Às 9h30, o público participa de uma abertura musical com apresentações de Carlos Leandro (clarineta) e Tales Melo (piano), na quinta, e do Quinteto de Sopros da Academia Juvenil, na sexta. Na sequência, mesas-redondas dialogam sobre o panorama atual das orquestras e projetos socioeducativos na América Latina. Por fim, o público participa de minicursos que acontecem em dois encontros:

  • 13h - “Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): Da ideia à prestação de contas” - com Janaína Santos e Raphael Baêta
  • 15h - “Repertório latinoamericano para orquestras e grupos de câmara” - com Francisco Varela
  • 17h - “Música de Câmara: uma abordagem inicial para jovens instrumentistas de cordas friccionadas” - com Tomaz Soares 
 

Já no dia 13, os visitantes são convidados a participar de masterclasses, conhecendo mais e melhor sobre violino, viola, flauta e contrabaixo. Essas aulas contam com número limitado de estudantes, uma vez que alguns são escolhidos previamente para tocar o instrumento durante a aula. 

 

Para encerrar, o já tradicional Festival Música Que Transforma realiza concertos que apresenta estudantes da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica e de outros projetos sociais. Esta edição traz integrantes da Camerata Laranjeiras, Camerata Jovem do Rio e Bateria Mirim da Escola de Artes do Spanta. 

 

“O Festival Música que Transforma não tem esse nome por acaso. Ao longo dos mais de 10 anos de academia e 4 de festival, descobrimos que a transformação de vidas através da música é a nossa energia”, afirma Monique Andries, Coordenadora do Educativo e Academia Juvenil. A quarta edição do Festival é também a primeira que acontece de modo exclusivamente presencial. O evento nasceu durante a pandemia e foi ferramenta fundamental para criar pontes durante o confinamento.  

 

O festival tem sua programação inteiramente gratuita, porém com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas em petrobrasinfonica.com.br/academia

 

Serviço 

Festival Música que Transforma - de 11 a 14 de abril 

Fundição Progresso - R. dos Arcos, 24 - a 50 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20230-060

Evento Gratuito 

 

Programação

11 de abril - quinta-feira

9h30 - Apresentação Musical - Carlos Leandro (clarineta) e Tales Melo (piano)

10h - Mesa-Redonda - Regência de orquestras juvenis - aspectos musicais, pedagógicos e sociais com Javier Mas (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário/Argentina) e Sammy Fuks (Academia Juvenil)

13h - Minicurso - Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): Da ideia à prestação de contas - com Janaína Santos e Raphael Baêta

15h - Minicurso -  Repertório latinoamericano para orquestras e grupos de câmara com Francisco Varela (Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfônicas) 

17h - Minicurso - Música de Câmara: uma abordagem inicial para jovens instrumentistas de cordas friccionadas com Tomaz Soares (Academia Juvenil)

 

12 de abril - sexta-feira

9h30 - Apresentação Musical - Quinteto de Sopros da Academia Juvenil

10h - Mesa-Redonda - Experiências educativas em projetos musicais na América Latina 

com Verónica Saracho (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário) e Amélia Ibañes (Orquestra Sinfônica Nacional do Chile)

13h - Minicurso - Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): Da ideia à prestação de contas com Janaína Santos e Raphael Baêta

15h - Minicurso - Repertório latinoamericano para orquestras e grupos de câmara com Francisco Varela (Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfônicas) 

17h - Minicurso - Música de Câmara: uma abordagem inicial para jovens instrumentistas de cordas friccionadas com Tomaz Soares (Academia Juvenil)

 

13 de abril - sábado

09h - Masterclass - Violino com Michael Rein

11h - Masterclass - Viola com Fernando Thebaldi

14h - Masterclass - Flauta com Marcelo Bomfim

16h - Masterclass - Contrabaixo com Tony Botelho

 

14 de abril - domingo

09h30 - Concerto de Integração

- Camerata Laranjeiras

- Camerata Jovem do Rio

- Academia Juvenil

- Bateria Mirim da Escola de Artes do Spanta




 

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas instituições artísticas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos da música do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico - e maestro titular - o aclamado Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro, consagrado no panorama internacional.

 

Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram e YouTube: @petrobras_sinfonica 

 

Modelo de gestão 

A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos. 

 

Sobre a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica

Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica é um projeto socioeducativo com o patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica. Desde sua criação, a Academia oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional. 

 

Durante dois anos, os academistas participam de aulas coletivas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM) e de Prática de Orquestra, e têm a oportunidade ímpar de se aperfeiçoarem em seus instrumentos com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atualmente, a Academia conta com 32 alunos que se dedicam aos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trompa e percussão. A taxa de aprovação dos alunos da academia nos  testes de habilidade específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, é de 98,5%.

 

Entre as realizações da Academia Juvenil, destaca-se o Festival Música que Transforma, que teve sua primeira edição, em formato online, em 2021. O evento aconteceu ainda nos anos de 2022 e 2023, em edições híbridas, com a presença de projetos sociais de todo o Brasil e palestrantes internacionais. A próxima edição do Festival está marcada para 11 a 14 de abril, na Fundição Progresso.

 

Sobre a Petrobras 

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 37 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para se manter entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica. Investe na formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como na formação de novas plateias. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, a empresa apoia a arte brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, no teatro, na música, no audiovisual e em múltiplas expressões.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp