08/04/2024 às 15h24min - Atualizada em 09/04/2024 às 04h04min

Santuário do Caraça sedia o "Ancestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho"

Destino turístico conhecido pelas belezas naturais e experiências gastronômicas recebe o evento no dia 04 de maio

Redação
PBCM

Prestes a completar 250 anos de história, o Santuário do Caraça, situado na região Central de Minas Gerais, se prepara para proporcionar aos hóspedes e visitantes uma viagem à origem dos vinhos finos e do queijo artesanal no Brasil. A primeira edição do “Ancestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho” acontece no dia 04 de maio, sábado, com produtores de todas as regiões do Estado, com ampla variedade de produtos para degustação e boa música.

Em meio ao aconchego que só o Santuário do Caraça oferece, o festival proporcionará uma experiência única aos participantes. Será um dia em que a gastronomia, a arte e a música irão enaltecer as tradições e riquezas culturais de Minas Gerais e, principalmente, resgatar uma parte da história que é pouco difundida.  

De acordo com Pablo Azevedo, gerente geral do Santuário do Caraça, o Ancestral é um movimento cultural de valorização do queijo artesanal e do vinho fino nacional, dedicado ao resgate da origem do vinho fino brasileiro. “Quando os padres portugueses chegaram em Minas Gerais, trouxeram a expertise do plantio das parreiras de uvas e produção do vinho fino, inclusive na região da Serra do Caraça, isso antes da colonização italiana no Sul do país, onde hoje se tem a tradição da produção da bebida. Por isso, o Santuário do Caraça pode ser considerado o local onde começou a produção de vinho fino no Brasil, inclusive com uma premiação por júri internacional datada em 1920”, conta.

Além de resgatar a história do vinho fino brasileiro, o Ancestral também valoriza a produção do queijo artesanal mineiro. “Minas Gerais produzia vários tipos de queijos artesanais que se perderam com a chegada dos laticínios e a imposição de regras da vigilância sanitária aos produtores artesanais nos mesmos moldes das exigências às indústrias e o nosso intuito é resgatar os sabores e processos que eram utilizados no passado. Entre as delícias que o público poderá desfrutar, destacamos, além do vinho, o Queijo Minas Artesanal, com vários tipos de terroirs e maturação, sendo características de cada produtor e região. Produzidos com leite cru, coalho, pingo e sal, muda apenas o terroir e o processo de maturação, ou ‘cura’, o tempo de envelhecimento do queijo. É importante elucidar que a maturação, ou a ‘cura’, é o processo em que as bactérias ‘boas’ consomem as ‘ruins’, deixando o queijo saudável e adequado para o consumo.  O melhor de tudo é que harmoniza muito bem com o vinho fino”, conta Pablo Azevedo.

Sobre o Santuário do Caraça

Considerado um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça recebe visitantes de diversas partes do mundo à procura de experiências em meio à natureza, gastronômicas, históricas, culturais e religiosas. Por isso, é um importante indutor econômico na região e uma das vitrines que mostram o Estado para o planeta.

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.

Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 - Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara - CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos - Barão de Cocais)

Ancestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho

Data: 04 de maio

Mais informações serão divulgadas em breve.

Site com opções de hospedagens: www.santuariodocaraca.com.br  

Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br 

Instagram: @santuariodocaraca

Facebook: www.facebook.com/santuariocaraca/

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp