08/04/2024 às 14h20min - Atualizada em 09/04/2024 às 04h03min

Projeto “Baú Mágico” buscar estimular o hábito da leitura infantil em Porto Ferreira

A ação, que acontecerá no dia 12 de abril, terá a doação de 3 estruturas e a realização de 3 oficinas de contação de histórias

Da redação
Guerra Fotografia

O Projeto “Baú Mágico” realizará, no dia 12 de abril, três oficinas de contação de histórias e três doações de estruturas de bibliotecas para as crianças e adolescentes de instituições públicas de Porto Ferreira (SP). O projeto é gratuito e conta com intérprete de libras, livros em braile e disponibilização do vídeo da oficina com intérprete de libras e audiodescrição gratuitamente na internet.

 

De acordo com os organizadores, cada oficina, que é acompanhada de uma doação, deverá atender cerca de 70 crianças, o que beneficiará mais de 210 crianças e adolescentes. O projeto "Baú Mágico" doará estruturas de bibliotecas, com um vasto acervo de livros infantis, fantoches em feltro e brinquedos culturais, como quebra-cabeças e blocos estruturais para a formação de maquetes, entre outros.

 

Além disso, o projeto contempla a realização de oficinas de leitura e contação de histórias. Todas as ações são gratuitas, realizadas em instituições sem fins lucrativos, hospitais públicos ou centros culturais.

 

O projeto "Baú Mágico" visa viabilizar que as instituições sem fins lucrativos tenham influência sobre a relevância da leitura. Também tem o objetivo de trabalhar a habilidade e criatividade, para estimular a imaginação e organização do pensamento. O intuito é fomentar a inclusão social, como um importante complemento pedagógico.

 

O projeto é gratuito e conta com intérprete de libras, livros em braile e disponibilização do vídeo da oficina com intérprete de libras e audiodescrição gratuitamente na internet.

 

A prática da leitura proporciona diversos benefícios aos leitores. Se estimulada desde a infância, os impactos positivos são muito maiores. Através dela, as crianças podem desenvolver a compreensão, raciocínio, concentração e memória, além de estimular a capacidade criativa e comunicação.

 

Estruturas

 

As estruturas contam com 60 livros infantis clássicos, bem como obras literárias brasileiras para as oficinas de leitura e contação de histórias. 50 destes são impressos em tinta, e 10 em braile.

 

Também há um acervo de 20 fantoches de mão em feltro, que acompanham e enriquecem as oficinas de contação de histórias. Conta com 10 jogos e brinquedos culturais, que possibilitam a sintetização da contação de história de forma viva, divertida e lúdica, como blocos, quebra-cabeças cenográficos, jogos da memória e estruturas lógicas.

 

Oficinas de contação de história e leitura

 

Nas oficinas de contação de histórias, os participantes serão iniciados no mundo da leitura. Serão realizadas atividades lúdicas e imersivas, em que os alunos não serão apenas espectadores, mas também atuarão nas práticas de fomento à leitura, com criação de personagens e desenvolvimento de histórias e contos.

 

O objetivo é proporcionar, de forma participativa, o contato com obras infantis brasileiras, com desenvolvimento do improviso, criação do enredo, localização no contexto, oralidade, impostação de voz, habilidade e criatividade, visando o estímulo de imaginação e organização do pensamento.

 

O projeto é indicado para crianças de 6 a 12 anos, alunos de instituições sem fins lucrativos, hospitais públicos ou centros culturais. Cada oficina contará com até 70 participantes.

 

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apresenta o projeto “Baú Mágico”com patrocínio da empresa MarGirius, produção da Faço Arth Produções e apoio da Komedi e Vida Flats.

 

Para a direção da MarGirius, patrocinadora do projeto, a sociedade tem um poder transformador tão grande, que consegue expressar sua vontade de mudança das mais diversas formas. Pensando nisso, a MarGirius acredita que por meio da educação, cultura e esporte é possível contribuir para uma nova realidade e para a construção de um mundo melhor. Assim, a empresa apoia esse projeto como parte do compromisso com a comunidade e o desenvolvimento regional, levando seus valores para além das dimensões da empresa.



 

Sobre a MarGirius:

Com mais de 70 anos de história, a empresa situada em Porto Ferreira (SP) é uma das maiores fabricantes brasileiras de soluções elétricas e eletrônicas, com mais de 1.800 colaboradores, atendendo cerca de 25 países, oferece aos clientes 19 mil modelos de produtos sempre priorizando a segurança e a qualidade.


 

Sobre o ProAC: É um programa do Governo do Estado de São Paulo, no Brasil, voltado para o incentivo e financiamento de projetos culturais em diversas áreas, tais como música, teatro, dança, literatura, artes plásticas, audiovisual, entre outras. O objetivo do ProAC é fomentar a produção artística e cultural no estado, apoiando artistas, produtores e grupos culturais por meio de editais e concursos públicos. O programa oferece recursos financeiros para viabilizar a realização de eventos, espetáculos, exposições, publicações e outras atividades culturais, contribuindo assim para o enriquecimento e diversidade da cena cultural paulista.

 

Serviço:

“Baú Mágico” em Porto Ferreira (SP)
Datas, horários e locais:

12/04 - 09h00

Instituição: Cras - Rafael Storti

Endereço: Abílio Ferreira da Silva, 85 - Jd. Sergio Dornelles.


 

12/04 - 13h00

Instituição: Cras - Elizeth

Endereço: Rua Batista Arnoni, 281 - Vila Maria.


 

12/04 - 15h30

Instituição: Cras Jd. Anézia

Endereço: Rua Josepha da Costa R. Rezende, 85.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp