05/04/2024 às 15h33min - Atualizada em 06/04/2024 às 00h06min

Após denúncia, IAT-PR resgata 13 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Campo Mourão

Aves receberam cuidados para futura reintegração à natureza; Agentes ambientais abriram Boletim de Ocorrência e aplicaram multa de R$ 8 mil

JOAO ALECIO MEM
www.memcomunicacao.com.br
IAT-PR

Em uma ação conjunta, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Centro Universitário Integrado resgataram 13 pássaros silvestres - incluindo um curió, espécie ameaçada de extinção – que estavam sendo mantidos em cativeiro, no município de Campo Mourão, na região Noroeste do Paraná.

As aves estavam em situação precária, em gaiolas sujas, sem alimentação adequada, estressadas e apresentavam diversos problemas de saúde como desnutrição, lesões na pele e sinais de sarna.

Os agentes ambientais receberam a denúncia e foram ao local; numa residência próxima ao Centro da cidade. A ação aconteceu na última quarta-feira (3). As pessoas que mantinham as aves em cativeiro receberam multa no valor aproximado de R$ 8 mil. Os agentes ambientais abriram Boletim de Ocorrência e encaminharam o processo ao Ministério Público.

Primeiros cuidados

A averiguação inicial detectou que os pássaros estavam em situação de insalubridade. Em seguida, eles foram encaminhados para a Clínica Veterinária do Integrado para novas avaliações de saúde.

A médica veterinária Lorena Santos de Lima - especialista em animais silvestres e professora da instituição de ensino - explica que a maioria das aves são da classe Passeriformes e incluem pica-pau, canário, sabiá, pássaro-preto, trinca-ferro e cardeal; também conhecido como galo-da-campina.

“Os problemas dessas aves estão relacionados à alimentação inadequada - feita apenas com sementes e que não supre suas necessidades nutricionais – e ao ambiente precário de cativeiro onde eram mantidas, sem higiene”, explicou Lorena.

Soltura

Após os cuidados veterinários, 10 aves foram soltas numa reserva florestal da região na tarde de quinta (dia 4). As outras 3 permanecem internadas na Clínica Veterinária do Integrado para novos procedimentos de saúde.

Curió ameaçado de extinção 

Conhecido por seu canto melodioso e plumagem escura, o curió (Sporophila angolensis) é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Apesar de sua beleza, a espécie está ameaçada de extinção devido à captura ilegal para o comércio como ave de estimação.

Encontrado em florestas e bordas de florestas úmidas na América do Sul, o curió se alimenta principalmente de sementes e frutos. A reprodução ocorre entre março e setembro, com a fêmea botando em média 2 a 3 ovos. O macho auxilia no cuidado dos filhotes e na construção do ninho.

Ações de proteção são necessárias para garantir a sobrevivência do curió na natureza. O combate ao comércio ilegal, a educação ambiental e a criação legalizada em criadouros são medidas importantes para a preservação da espécie. 

Parceria para a preservação ambiental

A Clínica Veterinária do Integrado, que fica no município de Campo Mourão, se tornou referência no atendimento a animais silvestres na região.

"Temos o compromisso com a preservação ambiental. Por meio da parceria com o IAT e outros órgãos ambientais oficiais, podemos oferecer atendimento veterinário de qualidade aos animais silvestres resgatados e contribuir com a preservação da fauna local", destaca a coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Integrado, professora Camila Mottin.

Devolução voluntária de animais silvestres, sem multas

O agente fiscal do IAT, Caetano da Silva, explica que é permitido devolver animais sem o recebimento de multa. "Entendemos que nem sempre é possível cuidar de um animal silvestre. Por isso, o Instituto Água e Terra esclarece as opções para quem deseja devolver um animal silvestre de forma legal e segura", ressalta.

“A devolução voluntária é um ato legal e responsável. É importante evitar a entrega desses animais em locais inadequados, como petshops ou feiras livres”, afirma Caetano.

Para mais informações sobre como e onde fazer a devolução de animais silvestres sem a ocorrência de multas, entre em contato com o Instituto Água e Terra pelo www.iat.pr.gov.br. Em Campo Mourão o telefone do IAT é 44-3523-1915.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp