05/04/2024 às 17h12min - Atualizada em 06/04/2024 às 00h02min

Projeto “Geração Música” oferece oficinas musicais gratuitas para crianças e adolescentes de São Carlos/SC

As oficinas ocorrerão, entre os meses de abril e setembro, na Escola Estadual Cardeal Arcoverde

Da redação
Fernanda Souza

A 2ª edição do projeto “Geração Música”, que consiste na produção e circulação de oficinas musicais gratuitas para crianças e adolescentes de escolas públicas de todo Brasil, acontecerá entre 11 de abril e 5 de setembro, na Escola Estadual Cardeal Arcoverde, em São Carlos (SC).

 

Todas as turmas receberão instrumentos musicais como pandeiro e violão, que serão doados para as instituições. A prática pedagógica tem o intuito de oferecer iniciação musical e musicoterapia. O projeto também conta com acessibilidade por meio de um profissional de libras e monitor.

 

Ao término do curso, os alunos realizarão uma apresentação musical para os familiares, amigos e toda a comunidade, no dia 6 de setembro, celebrando todo o aprendizado, com acompanhamento dos músicos-professores.

 

É notório o impacto da música no desenvolvimento motor, socioemocional e cognitivo das crianças e jovens. Dessa forma, seu ensino é obrigatório nas escolas básicas do Brasil, porém, há entraves na aplicação do ensino, como baixa formação de profissionais e dificuldade de adquirir instrumentos e equipamentos.

 

O principal objetivo do projeto "Geração Música" é solucionar esse problema por meio de uma extensa formação, que entrega especializações e instrumentos para escolas da rede pública. A iniciação à música é um processo terapêutico, com desenvolvimento lógico-cognitivo, proporcionando integração, proatividade e escuta.

 

A introdução à teoria e prática musical aos jovens e crianças é uma ferramenta poderosa para a saúde individual e coletiva, uma vez que atua na redução da violência escolar e ampliação das oportunidades de vida ao público, além de promover uma transformação real na vida de cada um.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto "Geração Música" terá produção da Sancell Produções, patrocínio da Foz do Chapecó e apoio da Komedi Projetos e Webka. Será realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, Reconstrução e União.

 

“A empresa apoia este projeto que, por meio da educação e do conhecimento, busca contribuir com o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças e ajudar na formação de cidadãos comprometidos com a conservação do planeta e o respeito ao próximo”. afirma o porta-voz da patrocinadora Foz do Chapecó.


 

1ª edição do projeto Geração Música


 

A 1ª edição do projeto "Geração Música" ocorreu em 7 cidades, em 4 estados diferentes, com impacto de 1820 crianças e adolescentes, em 480 oficinas. Ao longo de 6 meses, cada turma participou dos encontros de formação musical nas escolas, que contemplou também um kit de instrumentos. Ao todo, foram 24 turmas formadas, que realizaram apresentações para a comunidade e família.


 

Sobre a Foz do Chapecó: A Foz do Chapecó Energia é a empresa detentora da concessão da usina hidrelétrica Foz do Chapecó. A hidrelétrica está localizada no rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul. Com quatro unidades geradoras, a usina tem uma potência instalada de 855 megawatts, capacidade que equivale a 28% do consumo de energia do estado catarinense ou 27% do consumo do estado gaúcho. A usina começou a operar em outubro de 2010 e, nos mais de 10 anos de operação, sempre atuou respeitando o meio ambiente, proporcionando um ambiente seguro e saudável aos seus colaboradores, com canais abertos com a comunidade e agindo com respeito, ética e transparência. Todos os detalhes sobre a Foz do Chapecó Energia estão no site da empresa .


 

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).


 

Serviço:

Geração Música 2 em São Carlos/SC

Data: 11 de abril a 05 de setembro

Apresentação final: 06 de setembro
Horário: 17h30 até 19h
Local: São Carlos/SC
Endereço: Escola Estadual Cardeal Arcoverde
Evento Gratuito


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp