04/04/2024 às 18h23min - Atualizada em 05/04/2024 às 00h03min

Mostra Cultural do projeto “Se Liga na Cultura” acontece dia 11 de abril, em Brasília, com diversas apresentações artísticas

Evento gratuito terá exposição fotográfica, mostra de biojoias, peça de teatro e aula show de gastronomia

da Redação
Mostra Se Liga na Cultura - créditos IECAP/divulgação

O Instituto Social IECAP, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, levam gratuitamente ao público de Brasília a Mostra Cultural do projeto “Se Liga na Cultura”, que reúne a exposição fotográfica “Para Além de Mim”, mostra de Biojoias, a peça de teatro infantojuvenil ‘Differentia’ e aula show de gastronomia, no Teatro Unip, no dia 11 de abril.

 

As obras, bem como a apresentação teatral, são fruto de oficinas do projeto “Se Liga na Cultura”, que disponibilizou modalidades de capacitações híbridas com aulas de biojoias, teatro, fotografia e culinária sustentável, além dos cursos on-line de trilhas de criatividade e builders: formação de liderança. As atividades foram realizadas principalmente em escolas públicas, centros de atendimento à juventude e instituições parceiras.

 

A exposição fotográfica ‘Para Além de Mim’ contempla 40 imagens que apresentam o contraste e a perspectiva singular de mundo e territorialidade onde a beleza protagonista não é a mesma dos cartões postais, mas revelam o olhar de seus autores sobre sua própria comunidade, as ruas e seu quintal. As fotos foram captadas em comunidades de Japeri, Paraty e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, da Cidade Tiradentes, em São Paulo, e do Distrito Federal, revelando a sutileza dos detalhes e da potência cultural que se camuflam e passam despercebidas na agitação cotidiana.

 

O acervo contou com a curadoria do renomado fotógrafo Celso Junior e traz imagens que convidam o público a fazer uma reflexão sobre existir e persistir, transcendendo a compreensão de si, do outro e das realidades locais ao nosso redor, despertando por meio da arte e da fotografia contornos para a

superação das vulnerabilidades e buscando encontrar potência e beleza onde muitos acreditam que não há.

 

Já a Mostra de Biojoias destaca a beleza das sementes brasileiras com peças artesanais produzidas nas oficinas do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. A exposição surpreende pela criatividade dos alunos, que elaboraram e confeccionaram colares, brincos e pulseiras a partir de matérias-primas sustentáveis encontradas no Brasil, como o açaí, jarina, jupati, inajá, tentos, muitas delas de providência de indígenas da Região Nordeste, além de madrepérola e madeira.

 

As confecções de biojoias se propõem a desenvolver o aspecto de sociobiodiversidade nas comunidades, despertando não apenas talentos e habilidades artísticas, mas oferecendo condições para que a economia criativa e novas fontes de geração de renda estejam ao alcance de todos.

 

O público do Distrito Federal também poderá experimentar a Aula Show de Culinária Sustentável, com o chef Edu Henrique. Explorando a diversidade da gastronomia brasileira, a aula traz o uso consciente e sustentável dos alimentos na culinária, mostrando que é possível aliar a alta gastronomia com o reaproveitamento máximo dos alimentos presentes na mesa de todos os brasileiros.

 

Para coroar a Mostra, os alunos da oficina de teatro apresentarão a peça infanto-juvenil “Differentia”, inspirada na trilogia da autora brasiliense Mara Paiva. O espetáculo conta a história de Humi, uma menina com espírito aventureiro que recebe um presente misterioso e a leva para uma expedição num mundo fantástico chamado Metazoa, onde vivem animais que cantam, dançam e estudam. Lá ela conhece uma turma da Escola Differentia e logo tornam-se amigos. Decidem explorar juntos o local, mas acabam seguindo pela trilha do temível lobo Domain. Muitos desafios e aprendizados e um lindo laço de amizade nasce a partir daí.

 

Ao longo de seis meses, o grupo foi instigado a mergulhar nas escritas da autora para compreender o mundo que estava sendo explorado. O resultado é uma peça com muita música e coreografias, que são marcas registradas das produções do Coletivo Artístico CeinCena. As sessões exclusivas do espetáculo ‘Differentia’ acontecerão no dia 11/04, às 15h e às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla.

 

O projeto “Se Liga na Cultura” nasceu com o propósito de oferecer acesso à cultura e promoção da cidadania a comunidades do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, oferecendo oficinas e cursos gratuitos a pessoas a partir dos 11 anos de idade, garantindo condições e oportunidade para o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades pessoais, profissionais e sociais.

 

Sobre o Instituto Cultural Vale

 

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

 

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

 

Sobre o IECAP

 

O Instituto Social IECAP é uma Organização da Sociedade Civil que atua há mais de 23 anos em projetos nas esferas da educação, qualificação profissional, cultura, esporte, empreendedorismo e inovação que fortalecem a transformação em comunidades por todo o Brasil.

 

A tecnologia social da instituição já alcançou mais de 40 cidades e impactou mais de 180 mil vidas por meio de ações que buscam mudar trajetórias, prezando também pela excelência na gestão e foco nos resultados. Destacam-se entre os seus princípios a responsabilidade social e o compromisso ambiental, tendo como pano de fundo a sustentabilidade dos projetos que desenvolve. Também trabalha para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

O Instituto IECAP tem a missão de oferecer oportunidades para transformar vidas, por meio de programas e projetos sociais, gerando oportunidades para que pessoas em estado de vulnerabilidade alcancem o pleno desenvolvimento pessoal, familiar e profissional, levando dignidade e novas possibilidades de futuro para a periferia de todo o país.

 

Serviço:

Local: Teatro UNIP

Endereço: SGAS Quadra 913 Conj. B - SHCS, Brasília - DF

Data: 11 de abril

Entrada gratuita (Para a peça de teatro é necessário retirar ingresso gratuito - https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-differentia/2401123)

 

PROGRAMAÇÃO VESPERTINA 14h30 Recepção ao público

14h50 Abertura do evento para escolas e alunos participantes

14h55 Visitação Guiada - Mostra de Biojoias

15h10 Aula Show de Culinária Sustentável

15h30 Visitação Guiada - Exposição Fotográfica ‘Para Além de Mim’

15h50 Interlúdio - Chamada para entrada no teatro

16h Espetáculo ‘Differentia’

17h05 Encerramento

17h15 Transporte de retorno dos alunos para as escolas

 

PROGRAMAÇÃO NOTURNA

18h30 Recepção ao público

18h50 Abertura do evento no Foyer

18h55 Visitação Guiada - Mostra de Biojoias

19h10 Aula Show de Culinária Sustentável

19h30 Visitação Guiada - Exposição Fotográfica ‘Para Além de Mim’

19h50 Interlúdio - Chamada para entrada no teatro

20h Falas Institucionais

20h20 Espetáculo ‘Differentia’

21h20 Encerramento


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp