04/04/2024 às 15h46min - Atualizada em 04/04/2024 às 20h12min

Autismo: diagnóstico precoce abre portas para um futuro promissor

No Brasil, estima-se que 2 milhões de indivíduos estejam dentro do espectro

CELOS
Divulgação

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) impacta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que 2 milhões de indivíduos estejam dentro do espectro, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Embora o autismo seja um transtorno que acompanha a pessoa ao longo da vida, o diagnóstico precoce é crucial para garantir o desenvolvimento pleno das habilidades e da qualidade de vida do indivíduo. Imagine uma criança que enfrenta desafios na comunicação e interação social. Sem o devido acompanhamento, essas dificuldades podem se intensificar, impactando seu desenvolvimento emocional, cognitivo e acadêmico.

Quanto mais cedo o diagnóstico do autismo for realizado, especialmente antes dos três anos de idade, maiores as chances de um futuro promissor para o indivíduo.Através de intervenções terapêuticas personalizadas, a criança autista recebe o suporte necessário para superar desafios e desenvolver todo o seu potencial.

Os sinais que podem indicar autismo em crianças podem começar pela dificuldade em contato visual, atraso no desenvolvimento da fala, movimentos repetitivos, dificuldade em compreender e responder a comandos, preferência por brincadeiras solitárias e sensibilidade a sons, luzes ou texturas.

O diagnóstico do autismo requer uma avaliação abrangente por uma equipe multidisciplinar, que geralmente inclui neurologistas, psiquiatras, psicólogos e psicopedagogos. A avaliação leva em consideração o histórico de desenvolvimento da criança, o comportamento e a presença de características específicas do TEA.

Acreditamos que o diagnóstico precoce do autismo é essencial para garantir a inclusão social e o desenvolvimento pleno das pessoas com TEA. Através de intervenções terapêuticas personalizadas, a criança autista recebe o suporte necessário para superar desafios e desenvolver todo o seu potencial.

Juntos, podemos construir um futuro onde o autismo não seja um obstáculo, mas sim uma oportunidade para o desenvolvimento de todo o potencial de cada indivíduo.

Marco Antonio Dias Petersohn

Gestão e Regulação de Saúde da CELOS

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp