04/04/2024 às 09h24min - Atualizada em 04/04/2024 às 16h01min

Linha Uni supera as metas sustentáveis de 2023 e fortalece compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e geração de impacto positivo

Programa Estação Sustentar realizou mais de 100 mil horas de treinamento profissional, incluiu 15% de mulheres na frente de obras, além do apoio de 7 startups

Beatriz Faria
Linha Uni

A Linha Uni, concessionária responsável pela implantação e operação da Linha 6-Laranja de metrô, ,  superou o cumprimento das metas em sustentabilidade estabelecidas para 2023. Este marco reforça o compromisso da concessionária em promover práticas sustentáveis e impacto positivo nas comunidades envolvidas.

O financiamento do projeto da Linha 6 está estruturado no atendimento e cumprimento de cinco metas de sustentabilidade no período de 2022 a 2025. Para atender a esses objetivos e ir além, a Linha Uni, com apoio da ACCIONA, lançou o Estação Sustentar, um Programa de Sustentabilidade que tem o objetivo de transformar positivamente as comunidades ao redor da futura Linha 6-Laranja. Pautado pelos princípios ESG (Environmental, Social and Governance) e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o programa abrange áreas como formação profissional, empoderamento de mulheres, inovação e mobilidade elétrica. Abaixo, as metas estabelecidas:

 

KPI 

SPT (Sustainability Performance Targets)

2022 

2023 

2024 

2025 

% de alinhamento do CAPEX com o Regulamento da Taxonomia da União Europeia 

> 95% 

> 95% 

> 95% 

> 95% 

Número de Horas de Formação Profissional, com foco em comunidade local  

55.000 h 

85.000h 

110.000h 

120.000h 

Número de postos de trabalho associados a iniciativas de mobilidade elétrica  

10 

30 

60 

100 

Número de startups suportadas por um projeto piloto  

06 

-

15 

% de mulheres participando do projeto da Linha 6  

11% 

12% 

14% 

15% 

 

Em 2023, foram conquistados grandes resultados, que testemunham o compromisso efetivo da concessionária com a sustentabilidade e o desenvolvimento social nas comunidades. No total, o Programa Estação Sustentar promoveu mais de 100 mil horas de treinamento profissional, com foco na empregabilidade e no atendimento às necessidades locais; incluiu quase 15% de mulheres na força de trabalho do projeto da Linha 6, contribuindo para a equidade de gênero; criou 38 postos de trabalho associados à mobilidade elétrica para a comunidade local, promovendo a inclusão e a conscientização ambiental; apoiou e desenvolveu projetos pilotos com  seis startups, estimulando o empreendedorismo local e a inovação; além de ter 100% do CAPEX alinhado ao Regulamento da Taxonomia Europeia . 

 

KPIs

Metas para 2023  

Resultado Obtido em 2023  

% de alinhamento do CAPEX com o Regulamento da Taxonomia Europeia  

> 95%  

100% do CAPEX alinhado ao Regulamento da Taxonomia Europeia  

Número de Horas de Formação Profissional, com foco em comunidade local  

85.000 horas de treinamento (acumuladas)  

100.104 horas de treinamento (acumuladas)  

Número de postos de trabalho associados a projetos de mobilidade elétrica  

30 postos de trabalho (acumulados) 

38 postos de trabalho   (acumulados)

Número de startups suportadas por um projeto piloto  

06 startups  

06 startups

% de mulheres participando do projeto da Linha 6  

12%                  (considerando Linha Uni e da ACCIONA)  

14.83% 
(considerando Linha Uni e da ACCIONA em dezembro/2023)  

O diretor Financeiro e de Sustentabilidade da Linha Uni, Juan Antonio Santos de Paz, destaca a importância de ir além no que é proposto. “Assim como o projeto da Linha 6, a Linha Uni vem para transformar a vida das pessoas. Muito mais que uma obrigação, a superação das metas é o desejo de se fazer mais pela comunidade no entorno da futura Linha 6-Laranja de metrô. Queremos deixar um legado positivo, que beneficie o maior número de pessoas”, ressalta o executivo. 

Para o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek, esse resultado reitera o compromisso contínuo da concessionária com a sustentabilidade e a geração de impacto positivo. “Ao atingir e superar metas, confirmamos nossa responsabilidade e contribuição social e ambiental, alinhada aos objetivos globais de desenvolvimento sustentável”, ressalta o executivo.  

A comprovação do atingimento de metas foi validada por meio do Relatório de Asseguração, emitido pela equipe da KPMG em 16 de fevereiro de 2024. Este marco demonstra o alinhamento da Linha Uni e seus acionistas com o compromisso estabelecido com as instituições que apoiam o projeto e com a continuação do impacto social positivo gerado nas comunidades localizadas no entorno da futura Linha 6. 

A Linha 6 vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, e vai transportar mais de 630 mil passageiros por dia. Com o novo ramal, o tempo de deslocamento neste trajeto, que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia, será reduzido para apenas 23 minutos. Se considerado a ida e a volta do passageiro, serão três horas a mais de descanso e lazer. A concessionária é responsável pela retomada do projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, que conta com investimento comprometido de R$18 bilhões e é a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina. 

O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pela ACCIONA, atualmente com geração de cerca de 9.000 empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.

Para mais informações sobre o trabalho realizado ao longo de 2023, consulte o relatório de Asseguração que está disponível no site da Linha Uni. As novidades do Estação Sustentar e o impacto que ele tem gerado estão disponíveis no site https://www.estacaosustentar.com.br/.

 

Sobre a Linha 6-Laranja

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pela ACCIONA, atualmente com geração de mais de 8 mil empregos. Depois de finalizada, a linha será operada pela concessionária Linha Uni por 19 anos.

 

Informações à imprensa: 

RPMA Comunicação[email protected]

Andrea Natali (11) 99232-0553

Beatriz Faria  (11) 98911-4512

Tel: (11) 5501-4655

www.rpmacomunicacao.com.br




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp