04/04/2024 às 14h03min - Atualizada em 04/04/2024 às 16h01min

Financiamento estudantil privado reduz 13,76% de evasão no primeiro ano da graduação e 5,57% nos demais

Levantamento faz parte da segunda edição do Farol Pravaler lançado durante o GEduc; Relatório foi elaborado com dados de milhares de estudantes que buscaram e contrataram a solução para ingressarem no ensino superior

Clara Queirós
Divulgação: Pravaler
São Paulo, abril de 2024 – A queda de 13,76% da evasão nas universidades no primeiro ano da graduação foi um dos dados apresentados pelo Pravaler no GEduc, principal Congresso de Gestão Educacional do Brasil. Se analisados os demais anos, a redução é de 5,57%. O levantamento foi feito para entender o papel do financiamento na decisão dos estudantes em se manterem na faculdade, com base nas informações de um dos maiores grupos educacionais do país.

A porcentagem é comparada com o resultado de 39,72% dos alunos que pagam as mensalidades diretamente para a universidade no primeiro ano, com uma diminuição de 18,22% deste índice nos outros períodos letivos. “Apesar do declínio dessa evasão nos anos subsequentes, é nítido o quanto o financiamento estudantil contribui para essa mudança de cenário. Isso não só para quem almeja um diploma, como também para as instituições de ensino e o desenvolvimento econômico do país, pois conseguimos reduzir a taxa de desistência de forma substancial e reter o aluno até a conclusão do curso”, pontua Beto Dantas, COO do Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, durante o painel que ocorreu no dia 03 de abril.

As informações fazem parte do segundo relatório do Farol Pravaler, que traz um compilado de dados dos milhares de estudantes que buscaram e aderiram a solução da empresa para terem acesso ao ensino superior. O conteúdo, que é divulgado periodicamente, tem como principal objetivo direcionar as decisões dos gestores educacionais.


No início deste ano, a empresa registrou um crescimento de 69,5% no volume de alunos que renovaram seus contratos de financiamento, se comparado ao mesmo período de 2023, o que reforça o desempenho desse meio de acesso tanto para ingressantes quanto para retenção dos universitários. “No ano passado, 38% das pessoas que contrataram nosso recurso financeiro eram veteranos, enquanto 62% eram calouros”. Segundo o executivo, ao mesmo tempo que o crédito permite que o estudante invista em seu futuro, com o pagamento facilitado das mensalidades, ele consegue destinar o dinheiro para outras prioridades acadêmicas, como materiais de apoio para estudos e especializações. 

Curso de Direito e de Medicina lideram o ranking
Além dessa intensificação na renovação, nos últimos dois anos, a empresa ampliou consideravelmente seu índice de procura pelo financiamento estudantil. Só no primeiro trimestre de 2024, mais de 400 mil brasileiros acessaram a plataforma do Pravaler. No ano anterior, foram cerca de 1 milhão de buscas, um aumento de 18% quando comparado a 2022. Sudeste foi a região em que esse interesse foi maior, alcançando 49% do total da demanda. Em seguida, aparece o Nordeste (25%), Sul (13%), Centro-Oeste (7%) e Norte (7%).

Os cursos de Direito e de Medicina lideram este ranking. A pesquisa pela formação em Direito aumentou 62% em 2023, se comparado ao ano anterior. Já Medicina está entre as graduações mais procuradas do ano passado em todas as regiões do país, representando um crescimento de 142% equiparando-se a 2022 e uma procura 2.4 vezes maior.
Já os brasileiros que contrataram o aporte financeiro da edfintech em 2023, 67% tinham até 25 anos e 52% residem na região Sudeste. “É fato que estamos vivendo uma retomada da valorização do ensino superior. Nossos dados provam isso. Precisamos, acima de tudo, incentivar a formação universitária no país, mirando contribuir com a transformação de vidas e em profissionais cada vez mais capacitados para apoiar no desenvolvimento econômico e social das regiões brasileiras. É necessário democratizar esse acesso e estamos muito felizes em contribuir com essa alavanca”, completa. 

 
Sobre o Pravaler
O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 382 milhões e mais de 450 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp