03/04/2024 às 10h04min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h07min

Além da estética: O poder do design na competição de mercado

Empresas mais comprometidas com os princípios do design alcançaram 32% mais receita e 56% mais retorno dos acionistas

Fernanda Dias Ferraz
Freepik

São Paulo, abril de 2024 - De acordo com um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company, “The Business Value of Design”, divulgado em 2018, as empresas mais comprometidas com os princípios do design alcançaram 32% mais receita e 56% mais retorno dos acionistas. E é por isso que para aqueles que desejam passar uma mensagem clara de onde quer estar e com quem desejam falar, investir neste segmento é uma estratégia fundamental.

Esse conceito é o que tangibiliza todo o direcionamento que o branding ou gestão de marca constrói, já que é responsável por dar forma e função. “Quando utilizamos o design para construção de marca, pensamos em uma identidade visual. Atualmente, no entanto, trata-se muito mais de um sistema que engloba o logotipo (símbolo + tipografia), padronagens e demais elementos que ajudam a marca a se comportar, adequar e existir no ambiente digital, gráfico e no mundo”, diz Vanessa Queiroz, sócia-fundadora do Estúdio Colletivo, escritório independente e multidisciplinar de design e comunicação.

“Todos esses fatores servem para que as organizações se destaquem. Você pode ser mais um, ou pode investir em design e posicionamento, que usa uma série de ferramentas para munir não só a cultura da empresa e o institucional dela, mas também a comunicação e o marketing”, explica a profissional. A estratégia bem aplicada mostra para o mercado a real intenção do negócio, como robustez, agilidade e inovação — assim, a mensagem que deseja passar depende do design e de como e quando ele é usado.

Um bom exemplo é o reposicionamento da cerveja Colorado. Criada em Ribeirão Preto (SP), a bebida tornou-se uma paixão nacional e os ativos de diferenciação e elementos de marca, juntamente com a comunicação, trouxeram o produto para uma escala nacional, mantendo sua alma artesanal. “Não há dúvidas de que, para um projeto assertivo, é necessário pesquisa, embasamento e conhecimento. A estratégia precisa de gestão, além de ser aplicada e ajustada para se manter eficiente, atual e atemporal. Para aqueles que desejam usar o design para se diferenciar da concorrência, a primeira dica é começar revendo o posicionamento e propósito da empresa e, na sequência, reorganizar o sistema de identidade visual e pontos de contato com o consumidor, além de entender que quem faz gestão de marca chega mais longe e antes dos concorrentes”, finaliza.


Sobre o Colletivo
Há 20 anos no mercado, o Colletivo está entre os principais estúdios de design e comunicação do país, sendo referência na integração entre pesquisa, estratégia, tecnologia e design junto a marcas brasileiras e internacionais, em projetos multifacetados. Evidenciando a brasilidade, a irreverência e a experimentação em seus trabalhos, a empresa conta com grandes nomes no portfólio, como Gold&Ko, Colorado, Matilha, Bohemia e Torra, além de Nike, Pepsi, Netflix e Spotify.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp