03/04/2024 às 14h39min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h07min

E-commerce x lojas físicas: quem ganha essa disputa é o omnichannel

*Por Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp Enterprise

Agência NoAr
Freepik

Não é segredo que a junção entre o comércio físico e eletrônico seja uma das maiores evoluções tecnológicas para o varejo. Com o crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos, principalmente na reclusão dos anos pandêmicos, o comércio eletrônico ganhou seu merecido destaque. Mesmo com o anseio pelo consumo imediato, a possibilidade de realizar compras online e esperar alguns dias para receber os itens em casa passou a ser a realidade. 

Pelo andar da carruagem, algumas pessoas passaram a temer o declínio das lojas físicas; mas esses estabelecimentos continuam a desempenhar um papel importante e exclusivo na satisfação do cliente. Além da experiência sensorial, incluindo a capacidade de ver, tocar e experimentar os itens, que cria uma conexão entre o consumidor e o produto, o atendimento personalizado e a interação humana fornecem um valor adicional. É esse contato tão próximo que permite às pessoas receberem recomendações personalizadas e respostas imediatas às suas perguntas e preocupações.

Mas e se eu te disser que essas características também podem ser encontradas na compra online? Na disputa entre o e-commerce e as lojas físicas, quem sai ganhando é o modelo omnichannel. Essa estratégia integrada que visa a combinação inteligente de ambos os canais transformou o cenário do varejo e trouxe benefícios para todas as partes. 

Os formatos combinados contribuem para uma experiência de compra mais gratificante e, em muitos casos, resultam em maior satisfação e fidelidade à marca. Assim, as lojas físicas continuam relevantes no panorama do varejo, mantendo-se como protagonistas na busca pela excelência na experiência do cliente; enquanto isso, o e-commerce age como um facilitador para quem prefere ter experiências individualizadas, podendo realizar compras a qualquer momento do dia e de onde estiver. 

A omnicanalidade não é uma tendência passageira. Basta observarmos as lojas nos shopping centers e analisar as opções oferecidas para compras. Com certeza, existirá a opção de ‘Receba seu produto em casa’ ou ‘Faça a retirada da sua compra online aqui’. Isso porque o omnichannel visa criar uma experiência de compra integrada e contínua, independentemente do canal utilizado — seja online, em uma loja física, por telefone ou por meio de dispositivos móveis. Ao invés de separar os canais, ele os une, permitindo que os consumidores naveguem e comprem como desejarem, com consistência e conveniência em todas as etapas.

A integração dos canais online e offline ainda cria vantagens competitivas significativas. A experiência do cliente é sempre positiva nesse cenário híbrido, onde as vendas passam a ser impulsionadas e a fidelidade fortalecida. Um passo importante para as lojas é reconhecer o poder dessa experiência que transformou o cenário varejista e deixou claro que não há concorrência entre os modelos de compra quando há vantagens por todo lado. 

 

Sobre Juliano Ricardo Regis

Gerente comercial do Myrp Enterprise, PDV focado em grandes operações franqueadoras do varejo de moda e acessórios. Atua na área comercial há mais de trinta anos, vinte deles focados em tecnologia. Como executivo comercial, passou por grandes empresas de TI; em 2014, ingressou na Inventti, grupo do qual o Myrp faz parte, para aumentar a base de clientes e parceiros no segmento de eDocs (documentos fiscais eletrônicos). Anos depois, assumiu, na Inventti, a gestão comercial e passou a atuar diretamente em negociações com grandes players de diferentes segmentos do mercado nacional e global, como BMW, Carrefour, JBS, Rede Accor de Hotéis, Riachuelo, entre outros.

Sobre o Myrp

O Myrp é pioneiro como sistema de gestão empresarial em nuvem no país. Os empreendedores Tibério César Valcanaia, diretor técnico, e Reinaldo Pires de Oliveira, diretor comercial, idealizaram a tecnologia visando atender pequenas e médias empresas. Hoje, a versão Standard já é utilizada por mais de 30 mil clientes para os controles fiscal, de estoque, de vendas e financeiro de seus negócios. Em 2022, a empresa lançou oficialmente seu segundo produto, o Myrp Enterprise, um PDV exclusivo para grandes operações no varejo de moda. O sistema é baseado em três pilares: cloud (100% online), mobile (acessível em qualquer dispositivo) e omnichannel (um elo entre o varejo físico e o digital). O Enterprise já atende grandes corporações nos segmentos de logística, hotelaria e moda, esse seu principal foco de atuação. O Myrp faz parte do Grupo Inventti, uma das maiores empresas de mensageria fiscal do país, que atende clientes de renome nacional e global como Accor, Ambev, BMW, Carrefour, Hugo Boss, JBS, Louis Vuitton, Prada, Riachuelo e Swarovski. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp