03/04/2024 às 00h13min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h04min

Guilherme Castro mergulha fundo nas emoções humanas com o single “Inside Out”

Escrita durante a pandemia de Covid-19, a música segue sonoridade folk e faz parte do próximo álbum do artista mineiro

Matheus Luzi
Paulo Valle - Divulgação
O novo lançamento do cantor, compositor e professor universitário Guilherme Castro é o single “Inside Out”, homônimo ao seu quinto álbum solo, que deverá ser lançado em breve com outras sete faixas. “Inside Out” é a faixa que introduz o álbum, e assim como as demais canções foi construída durante o período de pandemia de Covid-19, quando o artista retornou às suas raízes musicais, em especial aos discos de Simon and Garfunkel.
Escute “Inside Out” nas plataformas de streaming
“É tudo mais acústico, com a centralidade no violão, e canções mais diretas sonoramente.”, pontuou Guilherme quanto ao álbum, escrito todo em inglês. “Já essa música é, especificamente, muito centrada a partir do violão e voz. Tem alguma referência que transita entre Simon & Garfunkel e Crosby, Stills, Nash & Young. Assim sendo, ela ecoa sonoridades de Folk acústico e canções de autor.”
Os versos e a sonoridade de “Inside Out” seguem em sintonia um caráter reflexivo e de profundidade. “A letra desta faixa é bem reflexiva, introspectiva, um mergulho nas complexidades das emoções humanas. Expressa um momento de ruptura, de deixar para trás algumas memórias, simbolizando um desejo de renovação ou superação de um passado doloroso. O uso da expressão ‘De dentro para fora’ (tradução do termo ‘Inside Out’) sugere um processo de autodescoberta e autoconhecimento.”, descreveu Guilherme.
No entanto, “Inside Out” abarca outras nuances, com questões emocionais como desamparo devido à falta de empatia e compreensão alheias, sensação de isolamento e vazio emocional. Em contrapartida a isso, reflete que a ajuda externa é uma mera fuga, com descrença de ter sua dor aliviada com a compreensão do próximo. “O destino é retratado como algo predestinado e inescapável, sugerindo uma resignação diante das circunstâncias da vida.”, acrescentou Guilherme.
Há também a luta interna e o sofrimento silencioso vindo deste processo. “A necessidade de sentir a si mesmo é enfatizada como um imperativo para permitir que o exterior penetre, sugerindo que a cura e o perdão começam de dentro para fora. No entanto, há um tom cético em relação a essa jornada interior, sugerindo que o perdão pode ser um processo árduo e incansável, mas ainda necessário para a libertação emocional.”, refletiu o artista.
Os últimos versos carregam tons de esperança. Embora as adversidades sejam latentes, é possível, para ele, salvar e preservar nossos sentimentos, colocando-os como prioridades. “Essa ênfase na preservação dos sentimentos é vista como um ato de altruísmo, apontando para a importância de cuidar de si mesmo em meio às turbulências da vida. Em resumo, a letra fala de cuidar mais de nossos sentimentos para podermos cuidar mais do mundo.”, disse Guilherme Castro.
“Inside Out” e seu respectivo álbum são conceituais de ponta a ponta, e a capa segue a mesma lógica. “A capa do single, bem como a arte do álbum todo vem de uma sessão de fotos feita com o Paulo Valle, onde queríamos fotos mais experimentais, em preto e branco, bastante granuladas e explorando bem efeitos de fotografia tradicional em película. A ideia era captar um momento de emoção em imagem intimista.”
Estes são as elementares informações sobre a música “Inside Out”, que foi produzida pelo próprio Guilherme Castro com Leonardo Marques (Ilha do Corvo / Produtor indicado ao Grammy pelo álbum “Bala Desejo”). A faixa já está disponível em todas as plataformas de streaming, e outras faixas do álbum em breve.

Sobre Guilherme Castro
Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1972. Além de cantor, compositor e instrumentista é professor universitário de música na UEMG.
Como artista, iniciou sua carreira aos 17 anos. Ao final da faculdade de composição da UFMG (iniciada em 1994) se juntou à um amigo do curso (Avelar Jr.) para formar a banda SOMBA e, logo depois, o projeto Orquestra Mineira de Rock (OMR), resultado da união entre sua banda e as bandas Cartoon e Cálix. Pelo SOMBA, Guilherme Castro lançou cinco álbuns. Solo, Guilherme tem quatro álbuns, lançados a partir de 2010. Com o OMR realiza, desde sua retomada em 2016, shows com lotação esgotada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Guilherme Castro teve reconhecimento midiático ao ser capa de caderno de cultura do Jornal O Tempo, Estado de Minas e Hoje em Dia, assim como teve matérias veiculadas com destaque pelos portais Uol, Revista Brasil de Fato e Guitar Player. Se destacou com a banda SOMBA nos festivais SXSW (Texas/2009) e Conexão Telemig Celular (MG). Também foi agraciado pelo Prêmio Funarte de Teses, ao concorrer com o livro “A Performance do Som”, sua pesquisa de doutorado na UNICAMP sobre produção musical, e publicado pela Quixote+Do Editoras associadas, em 2019.

Letra traduzida
De dentro para fora,
deixo cair minhas memórias
pela última vez.

Sem coração,
sofrendo além dos limites,
afogado por uma mente ociosa...

De fora para dentro, você tenta me ajudar
mas isso é apenas uma fuga,
eternamente moldada dentro do seu coração.

E há apenas um destino
Descaradamente gravado longe do início.

Ao avesso, arrasto meus sentimentos
segurando lágrimas nos olhos,
acariciando nossos rostos
desesperadamente em busca de um sorriso.

Para deixar o exterior entrar,
por favor, lembre-se,
precisamos sentirmo-nos

Mas isso é apenas um caminho
incansavelmente feito
para nos perdoar de cor
e há apenas um destino
imaculadamente gravado
desde o começo.
e altruisticamente, salvando sobretudo nossos sentimentos.

Ficha técnica
Produção musical: Guilherme Castro e
Mixagem e masterização: Leonardo Marques
Vozes, violões, baixo e teclados: Guilherme Castro
Bateria: Helton Lima
Fotos: Paulo Valle

Siga Guilherme Castro
InstagramFacebookYoutubeSpotify Site
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp