03/04/2024 às 12h18min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h04min

Nada de mentira! A verdade por trás dos cuidados com a barba

Canal A
divulgação

 

 

Grande aliada do estilo masculino, a barba tem o poder de mudar a aparência do homem de diversas maneiras. Seja para remodelar, rejuvenescer e até acentuar alguns traços faciais, os pelos são alvo de diversos mitos que podem prejudicar o visual. Para não cair mais em fake news, o barbeiro das celebridades e parceiro da Dr. JONES, Lucas Cavalcanti, o Caval, nesse dia da mentira, desvenda algumas afirmações que circulam pelas redes e pelo conhecimento popular, e oferece orientações precisas sobre cuidados masculinos.

O barbeiro tem se tornado cada vez mais conhecido por atender personalidades como L7nnon, Matue, Pedro Scooby, GabiGol, entre outros, e comemora a recente estreia de uma websérie em parceria com a Dr. JONES, que traz à tona questões comuns sobre o universo da barba e dos cuidados masculinos, abordando dicas para o dia a dia. 

 

Confira cinco mitos comuns sobre cuidados com a barba, e as verdades que os desmentem:

 

1. Não é necessário nenhum preparo antes de fazer a barba e nem depois da raspagem. Apenas o sabonete já resolve.

 

Segundo ele, é possível fazer a barba sem o uso de nenhum produto, porém o risco de lesionar a pele é muito maior. “Toda lâmina causa micro lesões na pele, algumas visíveis outras não, o meio correto de raspagem dos pelos da barba é usar o vapor do banho quente para abrir os poros, seguido de espuma de barbear, ou gel shaving ou  balm de barbear parra amenizar o risco das lesões e facilitar o deslizar da lâmina. Após o barbear indico sempre um pós barba, de preferência, um que seja voltado para hidratação da pele”, completa.

 

2. Aparelho de barbear é tudo igual. Não importa quantas lâminas ou a posição do cabo, os novos sempre tendem a cortar mais a pele e causar machucados.

 

Caval explica que nem todos os aparelhos de barbear são iguais, destacando a importância do design ergonômico, o número de lâminas e a aderência do cabo. 

“Os aparelhos de barbear mais recentes geralmente vêm com mais lâminas para proporcionar um barbear mais rente e suave. No entanto, isso também pode aumentar o risco de cortes, especialmente se não for usado corretamente”, alerta o barbeiro. 

“A diferença nos cabos pode estar relacionada ao design ergonômico e ao material utilizado, visando proporcionar melhor aderência e conforto durante o barbear. Quanto ao número de lâminas, mais lâminas geralmente significa que mais pelos são capturados e cortados em cada passagem (menos passagem no mesmo lugar, menos micro lesões), resultando em um barbear mais eficiente e suave, mas é importante lembrar que a qualidade do barbear depende não apenas do número de lâminas, mas também da técnica de barbear e dos produtos utilizados”, conclui.



 

3. Fazer a barba todo dia faz o pelo crescer mais grosso, mais escuro e mais rápido.

 

O mito de que fazer a barba todo dia engrossa os pelos é desmascarado por Caval. Ele esclarece que não há evidências científicas que comprovem essa crença e encoraja aqueles que fazem a barba diariamente a continuar sem medo.

“Isso é uma crença da geração dos nossos avós,  que diziam que cortar cabelo na máquina engrossava os fios, ou que fazer a barba todo dia engrossava os pelos.  Não existe nenhum relato científico que comprove que o contato diário da lâmina com os fios engrossa, escurece ou faz crescer mais rápido”, esclarece e completa “quem faz a barba diariamente, pode continuar fazendo sem medo e quem não fazia por essa crença espero ter ajudado a quebrá-la. As variações no cabelo estão ligadas aos nossos hormônios. Caso haja uma variação hormonal, ela pode impactar diretamente tanto no  nosso corpo  como, consequentemente, nos nossos fios”.

 

4. O tempo correto para substituição da lâmina é de uma semana ou de até 7 usos.

 

Caval desafia a ideia de que as lâminas devem ser substituídas após uma semana ou sete usos. Ele recomenda a substituição a cada 5 a 10 usos, dependendo da qualidade do material.

Para higienizar uma lâmina de barbear, o barbeiro indica as seguintes etapas:

 

1. Enxágue a lâmina completamente em água corrente para remover todos os resíduos de pelos e espuma de barbear.

2. Se desejar, você pode usar um pouco de sabão neutro ou detergente suave para limpar a lâmina com as mãos ou uma escova macia. Certifique-se de enxaguar completamente após a limpeza.

3. Seque a lâmina cuidadosamente com uma toalha limpa e macia. Evite esfregar com muita força para não danificar as lâminas.

4. Para uma higienização extra, você pode usar um pouco de álcool isopropílico. Deixe secar completamente antes de guardar.

 

Quanto ao armazenamento,  o especialista destaca a importância de manter a lâmina em local seco para evitar a formação de ferrugem e indica o uso de suporte de lâmina específico ou um local arejado onde a lâmina possa secar completamente entre os usos. “Evite guardar a lâmina em áreas úmidas, como dentro do chuveiro, pois a umidade pode acelerar a corrosão das lâminas”, completa.



 

5. A barba protege o rosto e por isso não há necessidade de cuidados com a pele da região como hidratação e proteção solar.

A barba, assim como nosso cabelo, acumula cheiros e resíduos do dia a dia e necessita de cuidados. Segundo Caval, exige um cuidado ainda maior por estar próxima da boca e acumular resíduos de comida, por exemplo. “Mesmo que a barba proporcione uma certa proteção contra os raios UV e outros elementos ambientais, ainda é importante cuidar da pele que fica por baixo dela”, comenta e lista limpeza, hidratação e proteção solar como passos diários de cuidados. “Além dos cuidados com a pele, lembre-se de cuidar da própria barba, mantendo-a limpa, hidratada e aparada regularmente para evitar problemas como pelos encravados e irritações da pele”, finaliza.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp