03/04/2024 às 16h12min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h04min

Conheça a tendência "beige mom" e a influência da paleta de cores na infância

Tendência viralizada nas redes sociais se torna pauta de estilo de vida; especialistas reforçam importância das cores no desenvolvimento infantil

a
(Créditos: istock, ANNA SUNGATULINA)
 

Você já ouviu falar a respeito das “beige moms” (mães beges) ou “sad beige” (bege triste), tendência que está viralizando na rede social TikTok? De modo geral, essas mães preferem manter apenas brinquedos de cores neutras e em tons pastéis para seus filhos – e muitas vezes isso se estende para além de apenas brinquedos.

Ou seja, as "mães beges" no geral preferem um estilo de vida com menos cor, influenciando nas suas escolhas de roupas e decoração dos próprios lares. Há também mães que escolhem até comidas em tons mais neutros para não causar hiperestimulação nas crianças. 

 

O que é a tendência sad beige nas redes sociais?

Não é somente no TikTok que essa tendência chegou – é possível encontrar referências “dos beges” em praticamente todas as redes sociais e até no principal buscador da internet. 

Se em algum momento você já procurou por presentes de chá de bebê ou festa de aniversário de criança, deve ter notado alguns presentes que seguem essa paleta de cores mais neutra. Geralmente, os brinquedos costumam ser de madeira, por exemplo.

A própria decoração da festa para o filho de Kylie Jenner, uma das principais celebridades mundiais do momento, também teve uma paleta com menos cores e tons mais neutros; em vídeos postados nas suas redes sociais, parece que as mídias foram gravadas em preto e branco, mas, na realidade, estão seguindo a tendência monocromática.

 

Onde surgiu a tendência sad beige?

Essa tendência está principalmente ligada à moda, para que as crianças usem cores neutras para não interferir nas suas percepções e exposições de gênero, fugindo do padrão “azul e rosa”. O bege é uma escolha de gênero neutro, e por isso muitos pais preferem vestir os filhos desta maneira.

Outro ponto importante é a escolha ecológica de roupas e brinquedos nestes tons, pois costumam ser de materiais recicláveis e não tóxicos para bebês e crianças. 

Por fim, mas não menos importante, os pais escolhem as cores neutras também para evitar uma hiperestimulação das crianças às cores, que tendem a causar várias atividades cerebrais na criança. 

 

Especialistas reforçam utilidade das cores

No entanto, especialistas da Universidade Ítalo-Brasileira e da PUC de São Paulo alertam para a utilidade das cores para o desenvolvimento das crianças. Antes de completarem um ano, entre 6 e 8 meses, as crianças examinam brinquedos com as mãos, e levam em consideração as formas, os sons, a quantidade de lados e as cores.

Com as cores, a criança consegue diferenciar as funções de um botão, blocos empilhados e até alimentos. Por isso, é importante não manter as crianças totalmente afastadas das cores para seu próprio desenvolvimento.

Além dos brinquedos, as opções de roupas em diversas cores – desde as mais neutras até as mais coloridas – para as crianças são vastas, desde um  tênis Adidas infantil até peças de camisetas e shorts, contribuindo para uma paleta de cores harmônica no armário da criança também.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp