03/04/2024 às 09h28min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h03min

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Especialista explica qual o método mais utilizado do país e seus benefícios

Assessoria
(Foto: Reprodução/Air Products)

São Paulo, abril de 2024 — Com as ondas de calor que vêm tomando conta do Brasil, a busca por bebidas geladas e com gás ganha destaque. Por trás dessa experiência sensorial está um processo muito comum na indústria de alimentos e bebidas: a carbonatação, mais conhecida como gaseificação.

De acordo com Rafael Sarkozi Engenheiro de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products, o processo envolve uma reação química. "O gás CO₂ (dióxido de carbono) é dissolvido na água, essa reação resulta na formação de bolhas de gás na bebida, conferindo-lhe o característico aspecto efervescente.”.

"Para a indústria de bebidas, a gaseificação vai além do aspecto sensorial. Segundo Rafael, “o processo oferece outros benefícios aos produtos. Um dos principais é a desaceleração da proliferação de bactérias, o que aumenta a vida útil das bebidas gaseificadas.”.

Portanto, a gaseificação é um processo fundamental para produtores de bebidas, que não apenas adiciona efervescência, mas também influencia significativamente as características sensoriais, e também causa o efeito que chamamos de organoléptico na bebida, proporcionando uma experiência de degustação única para o consumidor final, ao intensificar a percepção de características como cor, odor, sabor e textura.

Além do refrigerante, a gaseificação é empregada no processo de fabricação de outras bebidas, como cerveja, vinho e espumante. "Na produção de bebidas alcoólicas, o gás é utilizado para conferir mais brilho. Por exemplo, a cerveja já contém naturalmente CO₂, responsável pela formação do colarinho. Além disso, os bares utilizam nitrogênio para exercer pressão nos barris e impulsionar o líquido para a torneira, resultando em uma bebida mais cremosa", complementa Rafael Sarkozi. O especialista também explica que o uso do nitrogênio de qualidade alimentar também pode contribuir para desacelerar o processo de carbonatação aprimorado das bebidas. “Os baixos níveis de oxigênio dissolvidos permitem uma absorção mais eficiente dos gases, sem formação excessiva de espuma, resultando em melhor qualidade, preservação térmica e aromática e ainda minimizar o efeito de estufamento para o consumidor.”

Sobre a Air Products

A Air Products é uma empresa global líder em soluções de gases industriais e está presente em diversos segmentos industriais em todo o mundo. Com uma história de inovação e excelência em seus produtos e serviços, a empresa continua buscando impulsionar a indústria com soluções de alta qualidade e sustentáveis. A companhia atende clientes em toda a América do Sul e está comprometida em fornecer soluções que contribuam para o progresso e crescimento de seus clientes e parceiros. Atuante no mercado desde 1940, possui sede no Brasil em São Paulo (SP).

Informações para imprensa:

Isabela Nunes[email protected] – (15) 9.9776-7998
Graziele Marronato[email protected] – (11) 9.5312-3316
Adriana Rodrigues[email protected] – (11) 9.9105-0509


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp