03/04/2024 às 16h15min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h03min

Expectativas para o setor imobiliário em 2024

Entenda qual é o cenário atual e quais são as tendências para este ano

a
istock

Quando se trata do setor imobiliário, é preciso estar constantemente atento a fatores como: tendências do mercado, condições econômicas, regulamentações e inovações. Para 2024, as expectativas estão altas e espera-se um cenário propício para bons índices no mercado, entretanto, é fundamental analisar diferentes aspectos para não se colocar em situações de risco. 

O setor imobiliário abrange vários segmentos, tratando de questões como compra, venda, locação, construção e gestão de imóveis, seja ele comercial ou residencial. É um campo que está diretamente ligado à economia, pois colabora para o crescimento da mesma e também é influenciado pelo quadro econômico apresentado.

Mercado imobiliário: qual o cenário atual?

No ano passado, fatores como aumento de 35% dos financiamentos imobiliários, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), associados à considerável queda de 2% da taxa básica de juros (Selic), colaboraram para uma grande recuperação do mercado, ou seja, os imóveis estavam valorizados novamente.

Para 2024, ao que tudo indica, o cenário tende a ser semelhante ao de 2023, entretanto, de maneira menos otimista, pois certamente enfrentaremos uma certa escassez e aumento de insumos das construções. Ademais, este será um ano de eleições, o que gera incertezas em diversas áreas do setor imobiliário.

Mesmo diante das adversidades, os economistas acreditam no progresso do ciclo de cortes da taxa Selic, visando atingir uma porcentagem inferior a 10% até o final do ano. Para que isso aconteça, é esperada uma diminuição na taxa de juros americana, estabilidade da inflação no país, além de um controle do risco fiscal por parte do governo. 

No Brasil, o estado do Paraná destaca-se como uma das regiões com perspectivas mais otimistas para esse mercado. Com base nos dados da Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc), essas reduções nas taxas de juros têm influenciado grandemente para que a população do território consiga financiar um imóvel. 

Quais as tendências do setor imobiliário em 2024

  • Investir no sistema financeiro

Investir no sistema financeiro para imobiliárias é muito importante para ter um bom desempenho. É através dele que é feito o controle de gastos, receitas, gerenciam-se os investimentos, questões legais e fiscais e se traçam estratégias para equilibrar um negócio e ser mais produtivo. Ter um bom setor financeiro permite lidar melhor com a imprevisibilidade e com a alta competitividade do mercado. 

  • Crescimento da profissão de corretor de imóveis

O corretor de imóveis trabalha na intermediação imobiliária; sendo assim, seu papel é conseguir apresentar bons imóveis aos clientes e atuar ativamente nos processos de venda ou aluguel de determinada propriedade. De acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), em 2023, o número de corretores cadastrados atingiu a marca de 513 mil, indicando um grande crescimento da profissão. 

Muitos acabam se tornando corretores de imóveis devido à dificuldade de inserção no mercado como CLT, ou pela flexibilidade que a função permite. Entretanto, a tecnologia pode estar aliada a este aumento de profissionais do ramo, uma vez que empresas estão investindo em tours virtuais. Isso permite o atendimento de mais clientes por dia, e assim possibilita um maior lucro, além de reduzir a necessidade de deslocamento. 

  • Imóveis sustentáveis ou compactos 

Uma tendência que pode se destacar no mercado imobiliário é o aumento do interesse por imóveis sustentáveis, isto é, construídos de forma a reduzir os impactos ambientais e seguindo as práticas de ESG, o que pode ser vantajoso para todas as partes envolvidas. Diante da escassez de terrenos, outra aposta são os imóveis mais compactos e inteligentes, em que a construção dispõe os cômodos e móveis de maneira que aproveitem melhor o espaço.  

Essas são algumas das expectativas para o setor imobiliário em 2024. É importante estar sempre atento às oportunidades e aos riscos, pois este é um mercado que sofre constantes mudanças no decorrer de um ano.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp