03/04/2024 às 09h52min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h02min

Bate-papo cultural celebra os 115 anos da Academia Paulista de Letras, em São Paulo

No evento, que será realizado na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, o ex-ministro Celso Lafer vai conversar com o presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça

Mira Comunicação
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

No dia 04 de abril, quinta-feira, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano vai sediar um bate-papo sobre literatura e política no Brasil. Na ocasião, o presidente da Academia Paulista de Letras (APL), Antonio Penteado Mendonça, vai conversar com o ex-ministro de estado e Chanceler Celso Lafer. Em seguida, será oferecido um chá da tarde no tradicional salão de chá da Fundação, que fica localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo.  

Esse será o primeiro dos quatro encontros que compõem a programação de 2024 da série Chá com a Academia Paulista de Letras, iniciativa que busca fomentar discussões e conversas culturais relevantes, sempre com a presença de membros da APL. “A troca entre os acadêmicos e o público é fundamental para o aprofundamento intelectual e criação de repertório literário”, afirma Antonio Penteado Mendonça.  

115 anos da Academia Paulista de Letras 

Fundada em 27 de novembro de 1909 por Joaquim José de Carvalho, a Academia Paulista de Letras é uma instituição sem fins lucrativos que busca difundir a literatura brasileira. Sua sede, tombada em 2010, está localizada no largo do Arouche, região central da cidade de São Paulo, e conta com o projeto arquitetônico de Jacques Pilon, responsável pelo projeto da Biblioteca Mário de Andrade.  

“A APL nestes 115 anos de vida tem se notabilizado por ser um fórum altamente qualificado para discutir e incentivar a cultura e o conhecimento como ferramentas para o desenvolvimento nacional”, afirma Antonio Penteado Mendonça. “Através de seus acadêmicos ela ocupa posição de destaque na vanguarda desta luta”, acrescenta. 

Chá com a APL 

Criada em 2023, a série Chá com a Academia Paulista de Letras (APL) tem como objetivo conectar o público com a sensibilidade das palavras de grandes escritores, como explica a historiadora Mary Del Priore, curadora da série. “É muito importante valorizar duas instituições que, em uma cena cultural forte como São Paulo, desejam dialogar com a sociedade paulistana, oferecendo uma programação de alto nível”, afirma a historiadora.  

Fruto de uma parceria entre a Fundação e a APL, os valores arrecadados com a venda de ingressos serão destinados a instituições promotoras de ações de reconhecido mérito social. No ano passado, o beneficiado foi o programa “A gente da Rua”, coordenado pelo Padre Júlio Lancellotti. Neste ano, será o Instituto Jô Clemente (IJC). 

SERVIÇO 

Chá com a APL 

Dia 04/04, das 15h às 17h30 

Ingressos pelo site do Sympla 

Av. Morumbi, 4077 - São Paulo (SP) 

Reservas pelo telefone: (11) 37420077 

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – Criada em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa, a instituição é uma contribuição de Oscar Americano à capital do estado. Além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e o extenso parque também foram disponibilizados para a cultura e o lazer dos moradores da cidade de São Paulo. Hoje, essa fundação artístico-cultural oferece ao público visitas guiadas, concertos, exposições, cursos e várias atividades culturais, focadas na história do nosso país e nas diversas fases que constituem o Brasil – o objetivo cultural e socioeducativo da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é o seu legado. Mais informações: https://www.fundacaooscaramericano.org.br/  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp