02/04/2024 às 11h59min - Atualizada em 02/04/2024 às 20h07min

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Giuliana Korzenowski de Farias
https://www.me2rentals.com.br/pt/
Embarque Floripa
O balanço do Carnaval 2024 em Florianópolis faz com que o perfil e comportamento do turista que visita a Capital de Santa Catarina seja avaliado. Um dos motivos foi a escolha dos visitantes por locações de imóveis de temporada onde era possível cozinhar em casa. Seja pelo conforto, pela comodidade ou pela redução de custos.

Essa percepção é possível ao analisar os números divulgados por plataformas de hospedagem nacionais e locais e a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

De acordo com dados da Prefeitura de Florianópolis, a ocupação hoteleira atingiu 85% no Centro e 90% em outras regiões durante o período de Carnaval. Já segundo a Booking, Florianópolis foi o destino preferido escolhido por turistas brasileiros para aproveitar a folia. A plataforma online de hospedagens Airbnb, divulgou que a Capital de SC ficou atrás apenas de Rio de Janeiro e Salvador, em buscas no período. A empresa catarinense Me2 Rentals, especializada no modelo short stay, teve 100% de ocupação nos imóveis. (exclui aqui)

Já a Abrasel, divulgou uma pesquisa mostrando a insatisfação e frustração de empreendedores no ramo de restaurantes e bares. De acordo com o levantamento, 41% dos empresários acharam o movimento igual ao de 2023, no período do Carnaval, e apenas 6% dos entrevistados tiveram um aumento de 15% nas vendas. E entre os pontos de desafios na temporada, a contratação de mão de obra qualificada ficou em primeiro lugar, com 71,8%, na sequência trânsito (34,5%) e em terceiro os custos dos insumos, com 31.1%.

Eduardo Medeiros, que é CEO da Me2 Rentals Experience com sede em Florianópolis, explica que de acordo com os dados do turismo em Florianópolis, onde são analisados faturamento de restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que se beneficiam da alta temporada na cidade, a temporada 2024 foi um tanto quanto controversa.

“Ao mesmo tempo que vimos nossa cidade extremamente cheia, foi possível reparar a grande diferença do poder aquisitivo ou disposição em gastar dos turistas que frequentaram a Ilha de SC durante a alta temporada de verão e no Carnaval. Ficou claro para a Me2 e para o restante do mercado turístico de Florianópolis que os viajantes que passaram pela cidade não estavam dispostas a gastar tanto quanto nos últimos anos, e que estavam priorizando experiências mais em conta buscando um maior custo-benefício”, compartilha.

No entanto, este cenário não impediu que a Me2 conquistasse um resultado excelente na temporada de 2023 para 2024. “Graças a eficiente e bem elaborada estratégia da nossa precificação, que monitora os dados de demanda do mercado diariamente, foi possível definir ações necessárias para garantir números positivos”, completa.

No período entre 20 de dezembro de 2023 a 1º de março de 2024, a Me2 obteve um crescimento de 44% em relação a temporada 2023 e taxa de ocupação foi de 87%, com um valor de diária médio de 25% maior do que a temporada anterior.

A Me2 hoje está entre as 10 maiores empresas das 1.557 empresas do setor short Stay homologadas pelo Airbnb e Booking no Brasil

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp